Município: Iguatu
Prefeito: Aderilo Antunes Alcântara Filho
Secretária da Educação: Maria Benildes Uchôa de Araújo
Secretária de Assistência Social: Izaura Gomes do Nascimento
Coordenadora Municipal do PETECA: Lucilene Guedes Cândida
Parceiros: CMDCA
Conselho Tutelar
Assistência Social (CRAS/ CREAS/ PETI)
BREVE HISTÓRICO DE IGUATU
Iguatu é um município
brasileiro
do Estado do Ceará.
Localizado na Região Centro-Sul do estado, configura-se como o principal polo
econômico da região. Foi, ao longo das décadas de 1960, 70 e 80, um importante
centro produtor de algodão, chegando a cravar sucessivos recordes nacionais de
produtividade da fibra. Hoje, as indústrias moveleira, de calçados e de
serviços são os condutores da economia da cidade. Terra natal dos músicos e
compositores Eleazar de Carvalho, Evaldo Gouveia
e Humberto Teixeira; do bispo Mário Teixeira Gurgel.
Iguatu está na
lista dos 299 municípios
mais populosos do Brasil, dos 9 mais populosos
do Ceará. Possui o 10º PIB do Ceará com um
Índice de Desenvolvimento Humano de 0,677, considerado médio (10º IDH do estado).
APRESENTAÇÃO
O PETECA é um programa que visa erradicar
o trabalho infantil através de ações realizadas por diversos segmentos. As
atividades desenvolvidas buscam conscientizar para a importância da erradicação
dessa forma de exploração. Em Iguatu, ele é desenvolvido em 22 escolas
atendendo um público de 4261 alunos. Neste processo estão inseridos
professores, coordenadores, Regentes de Multimeios e técnicos da Secretaria da
Educação. Juntamente com o CMDCA, Conselho Tutelar e a Secretaria de
Assistência Social são realizadas ações no município que garantem a permanência
das crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal, além de combater com
medidas efetivas a exploração da criança e do adolescente.
JUSTIFICATIVA
Mesmo não tendo na
realidade do nosso município dados que apontem de fato o trabalho
e exploração infantil de crianças e adolescentes, reconhecemos a
importância do Programa Peteca na abordagem e promoção do conteúdo do Estatuto
da Criança e do Adolescente (ECA) em nossa comunidade escolar como forma de
prevenção ao trabalho infantil e na proteção de nossos adolescentes.
Porém, é
imprescindível que enquanto município, desenvolvamos os trabalhos propostos
pelo Peteca de forma interligada, com participação efetiva da Secretaria
de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e
Secretaria de Saúde.
OBJETIVO
GERAL
Estabelecer parcerias com o objetivo
de fortalecer a atenção social básica (educação, saúde, cultura, esporte e
lazer, etc) buscando a efetivação das políticas de proteção e garantias de
direitos, através de políticas integradas e articuladas entre os órgãos
(governo, sociedade civil e ong).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø
Garantir a intersetoralidade entre as
políticas existentes no município;
Ø
Efetivar as ações de preventivas,
tais como: a gravidez precoce, violência sexual contra crianças e adolescentes,
uso de drogas, etc.;
Ø
Capacitar um grupo de alunos para
atuarem como multiplicadores do programa nas escolas municipais;
Ø
Promover a articulação com diferentes
atores e setores da sociedade, contribuindo na sensibilização e mobilização
para erradicação do trabalho infantil;
Ø
Promover a aproximação entre a escola
e as famílias;
Ø
Estimular crianças, adolescentes e
jovens a manter uma interação efetiva em torno de práticas esportivas
educacionais e de lazer direcionadas ao processo de desenvolvimento humano, de
cidadania e de solidariedade.
AÇÕES DO PLANO DE IGUATU
Conforme rege o acordo de cooperação
entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho –
7ª Região e a Secretaria de Educação do Município de Iguatu apresentam-se a
seguir as ações que devem ser priorizadas pela Gestão Municipal no que se
refere à política de atenção à criança e ao adolescente no município de Iguatu.
AÇÃO
|
ESTRATÉGIAS
|
RESPONSÁVEL
|
PARCEIROS
|
Reunião para a
formação da Comissão Municipal do PETECA.
|
Enviar ofício
para as setoriais a fim de identificar representantes que irão compor a
comissão
|
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Conselho Tutelar
CMDCA
CRAS/ PETI
Assistência
Social
|
Planejamento das
ações do programa PETECA para o ano de 2014.
|
Planejar em
conjunto com a comissão as principais ações do Programa em 2014
|
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Conselho Tutelar CMDCA
CRAS/ PETI
Assistência
Social
|
Elaboração do
Plano de Ação do PETECA.
|
Listar as
prioridades do Programa Peteca a serem executadas no município.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Técnicos da SE
|
Participação nos
Seminários da ACEPETI.
|
Participação do
Coordenador nos Seminários de elaboração da
ACEPETI .
|
Secretarias
Municipais de Educação e Assistência Social.
|
Secretaria de
Assistência Social
|
Campanha Educativa com foco no tema menor
aprendiz, visando conscientizar sobre os riscos do trabalho infantil.
|
Realizar campanha
educativa nas escolas divulgando os riscos do trabalho infantil.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA e Comissão Municipal do PETECA
|
Secretaria da Educação
Conselho Tutelar CMDCA
CRAS/ PETI
Assistência
Social
|
Realização de
oficinas educativas com os pais envolvendo os seguintes orgãos: CMDCA,
CONSELHO TUTELAR E EDUCAÇÃO.
|
Mobilização das
escolas para identificar os pais que irão participar das oficinas.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA e Comissão Municipal do PETECA.
|
Secretaria da Educação
Conselho Tutelar CMDCA
CRAS/ PETI
Assistência
Social
|
Reunião da
Comissão Municipal do PETECA para planejamento das ações do Dia Nacional de
Combate ao Trabalho Infantil.
|
Realizar o
planejamento das ações do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA e Comissão Municipal do PETECA.
|
Secretaria da Educação
Conselho Tutelar CMDCA
CRAS/ PETI
Assistência Social
|
Registro das
escolas do PETECA 2014.
|
Realização do
cadastro das escolas no blog do
PETECA, identificando número de alunos a ser atendido pelo Programa em 2014.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Técnicos da
Secretaria da Educação
|
Planejamento da
Oficina Municipal.
|
Planejando as
ações da Oficina Municipal priorizando o atendimento integral as crianças e
adolescentes.
|
Comissão
Municipal
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Secretaria da Educação
Conselho Tutelar CMDCA
CRAS/ PETI
Assistência
Social
|
Oficina Municipal
do PETECA.
|
Realização da
Oficina envolvendo o Núcleo Gestor das escolas, Regentes de Multimeios e
parceiros que atuam no combate ao trabalho infantil.
|
Comissão Municipal
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Secretaria da Educação
Conselho Tutelar CMDCA
CRAS/ PETI
Assistência
Social
|
Elaboração do
Plano de Ação do PETECA nas escolas.
|
Orientando os
gestores a elaborarem o Plano de Ação de acordo com a realidade da escola e
as necessidades de atendimento as crianças e adolescentes.
|
Núcleo Gestor da
Escola
Regente de
Multimeios
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Comunidade
Escolar
|
Formação de
alunos multiplicadores nas escolas.
|
Planejando um
encontro com um grupo de alunos de cada escola, orientando-os no
desenvolvimento das ações do PETECA.
|
Núcleo Gestor da Escola
Regente de Multimeios
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Comunidade
Escolar.
|
Desenvolvimento
das ações nas escolas.
|
Garantia do
desenvolvimento das ações nas escolas, buscando efetivar o que estiver
descrito no plano de ação.
|
Núcleo Gestor da Escola
Regente de Multimeios
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Comunidade
Escolar.
|
Visitas as Escolas
para acompanhamento do Programa PETECA.
|
Realização das
visitas nas escolas garantindo a efetiva realização das atividades.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
Comissão
Municipal
|
Técnicos da SE.
|
Firmar parceria
com Universidades a fim de que os alunos estagiários possam desenvolver ações
esportivas no contra turno com referência ao Projeto PETECA.
|
Realização de
visitas a Universidades a fim de divulgar o Programa PETECA e solicitar
parceria para o desenvolvimento de atividades esportivas no contra turno.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
Comissão
Municipal do PETECA.
|
Universidades
locais.
|
Selecionar o
material produzido nas escolas para envio à SE.
|
Seleção dos
melhores trabalhos de cada escola para envio a Secretaria da Educação.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
Núcleo Gestor de
cada escola.
|
Técnicos da
Secretaria da Educação
|
Seleção dos
trabalhos pela comissão da Secretaria da Educação.
|
Formação de uma
Comissão para seleção dos trabalhos realizados nas escolas.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Técnicos da
Secretaria da Educação
|
Divulgação dos
trabalhos do PETECA na mídia.
|
Produção de
notícias relacionadas ao Programa PETECA e encaminhar para ser divulgada na
mídia.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Profissionais da
Mídia local.
|
Preparação das
atividades a serem inscritas no prêmio Peteca
|
Organização dos
trabalhos em envelopes para serem encaminhados ao MPT.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Técnicos da
Secretaria da Educação.
|
Inscrição das
escolas no Prêmio PETECA 2014
|
Realização das
inscrições das escolas no Prêmio PETECA 2014.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Técnicos de
Informática da SE.
|
Envio das
atividades para o Prêmio PETECA 2014
|
Enviar pelo
correio das atividades selecionadas sendo uma por modalidade.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Secretaria da
Educação
Núcleos Gestores
|
Evento para
divulgação de todas as ações desenvolvidas nas escolas municipais.
|
Promover um
momento no município a fim de que os melhores trabalhos das escolas sejam
apresentados.
|
Secretaria da Educação
Coordenadora
Municipal do PETECA
|
Secretaria de
Assistência Social
|
Elaboração do
Relatório Final do PETECA 2014
|
Relatar todas
ações desenvolvidas no município em referência ao combate à exploração
infantil.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Técnicos da SE.
|
DATAS QUE SERÃO TRABALHADAS NAS
ESCOLAS MUNICIPAIS DANDO ÊNFASE A PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO
ADOLESCENTE
|
|||
27 DE ABRIL - DIA
DO EMPREGADO DOMÉSTICO
|
Conversa informal com os alunos acerca do tema, enfatizando o trabalho
infantil (crianças exercendo função de empregada doméstica)
|
Núcleo Gestor
Professores
Coordenador
Municipal do PETECA.
|
Comissão Municipal do PETECA.
|
18 DE MAIO - DIA
NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL
|
Palestras nas escolas enfatizando o enfrentamento à violência sexual.
|
Núcleo Gestor das ESCOLAS.
CMDCA
Coordenador Municipal do PETECA.
|
Comissão Municipal do PETECA.
|
12 DE JUNHO - DIA
MUNDIAL E NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
|
Mobilização das
escolas para a realização de atividades referentes ao combate ao trabalho
infantil.
|
Coordenador
Municipal do PETECA.
Comissão
Municipal.
|
Comissão
Municipal do PETECA.
Conselhos de
Direitos.
|
13 DE JULHO - DIA
DO ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
|
Realização de
palestras nas escolas abordando o Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
CMDCA
Coordenador
Municipal do PETECA
|
Profissionais da
Assistência Social.
|
7 DE SETEMBRO -
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
|
Incluir no
Projeto da Semana Cívica ações referentes ao Combate ao Trabalho Infantil.
|
Secretaria da Educação
Coordenador
Municipal do Peteca
Núcleo Gestor das
Escolas.
|
Comunidade
Escolar.
|
12 DE OUTUBRO -
DIA DA CRIANÇA
|
Inclusão no
Projeto da Semana da Criança, atividades que contemplem o enfrentamento À
exploração do Trabalho Infantil.
|
Coordenador Municipal
do PETECA.
Núcleo Gestor das
Escolas.
|
Comissão
Municipal
|
20 DE NOVEMBRO -
DIA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
|
Realização de palestra educativa nas escolas abordando os direitos da
Criança e do Adolescente.
|
Coordenador Municipal do PETECA.
Núcleo Gestor das Escolas.
|
Conselhos de Direitos.
Comissão Municipal.
Assistência Social - CRAS/ CREAS / PETI
|
10 DE DEZEMBRO -
DIA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
|
Mobilização das escolas para a realização de ações educativas que
abordem a Declaração dos Direitos Humanos
|
Coordenador Municipal do PETECA.
Núcleo Gestor das Escolas.
|
Conselhos de Direitos.
Comissão Municipal.
Assistência
Social - CRAS/ CREAS / PETI
|
Todos são peças importantes no
trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final.
Quando um falha, todos devem se unir para sua reconstrução.
Salvador Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário