TEMA: Barreira, na Erradicação do Trabalho Infantil.
OBJETIVOS: Esclarecer
que através da Educação,
Assistência e Saúde com suas ações visa conscientizar a sociedade para a
erradicação do trabalho infantil e demais formas de violação dos direitos da
criança e do adolescente;
Reconhecer os tipos principais de Trabalho
infantil que são tipificados como crime, identificando os prejuízos resultantes
para a criança e a sociedade, que ferem, o Estatuto da Criança e do
Adolescente.
O QUE
|
Para
|
QUEM
|
QUANDO
|
COM QUE
|
|
Reunião
intersetorial e a formação da Comissão Municipal do PETECA
|
Elaboração do Plano
Municipal do PETECA
|
Membros da
Secretarias de Educação, Assistência, Saúde, CRAS, CREAS.
|
01/05/2014
|
|
|
Oficina de formação
para estudo do
Material PETECA
|
Professores e
Coordenadores Pedagógicos
|
Coordenação do
PETECA, CRAS e CREAS.
|
De 29/04
|
Apostilas e
material do PETECA, cartazes, folders
|
|
Oficina de formação
para estudo do
Material PETECA
|
Agente Comunitários
de Saúde
|
Coordenação do
PETECA
|
De 30/04
|
Material Pedagógico
do PETECA
|
|
Ações
|
|||||
O Que
|
Quando
|
Onde .
|
Quem
|
|
|
Mapeamento sobre
Trabalho Infantil
|
Abril/14
|
Todas as Escolas
|
Sec. de Educação
|
|
|
Mobolização 12 de
Junho
|
04/06
|
Principais ruas do
centro
|
Secretaria
de Educação e escolas
|
|
|
Seminário sobre
Trabalho Infantil
|
Agosto/ 14
|
Câmara Municipal
|
Comissão Municipal
do PETECA
|
Dados do Mapeamento
(pesquisa)
|
|
|
|
|
|
|
|
AÇÕES
|
DESCRIÇÃO
|
METODOLOGIA
|
PERÍODO
|
ÓRGÃOS PARCEIROS
|
|
Atendimento
das famílias pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
(PAIF).
|
Acolhida,
orientação e encaminhamento das famílias para os órgãos responsáveis CREAS e
Conselho Tutelar.
|
ü
Escuta profissional e sigilosa com os técnicos de referência do
CRAS.
|
Contínuo
|
CRAS
|
|
Inserção
das crianças e adolescentes em situação de trabalho infanto juvenil no
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
|
Serviço
realizado em grupos com o objetivo de complementar o trabalho social com
famílias e prevenir a ocorrência de situação de risco social, através de
temas transversais (Direitos socioassistenciais, meio ambiente, saúde e
esporte). Também busca fortalecer a potencialidade, sociabilidade, autonomia
e afetividade das crianças e adolescentes participantes.
|
ü
Palestras;
ü
Roda de conversa para ampliar o universo informacional dos
participantes e propiciar espaço para reflexão dos direitos e deveres;
ü
Atividades artísticas e culturais;
ü
Campanhas socioeducativas.
|
Contínuo
|
CRAS
|
|
Passeata
referente ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
|
Sensibilização
da comunidade para combater o trabalho infantil no município.
|
ü
Confecção de cartazes, faixas, fanzine;
ü
Apresentação de peça teatral, balé e dança;
ü
Realização de uma passeata.
|
04/06/2014
|
CRAS e
Secretaria de Educação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário