Marcos Portela – Assistente
Social /CREAS
Maria da Silva
Fontenele – Pedagoga /PETECA
Herbert César –
Psicólogo /CRAS
José Ramos –
Conselheiro Tutelar
Antônia Rafaela
Conselheira Tutelar
AÇÕES
|
ESTRATÉGIAS
|
PRAZO
|
RESPONSÁVEL
|
RESULTADOS
ESPERADOS
|
Identificar
as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil por meio de
mapeamento e diagnóstico social.
|
- Utilizar
a pesquisa socioterritorial de risco e vulnerabilidade social dos CRAS;
-
Realizar abordagem social in loco;
-Identificar
em sala de aula as crianças e adolescentes em situação de trabalho perigoso,
penoso, insalubre e degradante;
-
Elaborar o mapa sobre a situação do trabalho infantil em Viçosa do Ceará.
|
Permanente
|
SECRETARIAS
MUNICIPAIS, CADÚNICO, CREAS, CONSELHO TUTELAR, CMDCA, ACS, CRAS, PETECA, PSF,
CEREST.
|
100%
de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil identificadas;
|
Formação
da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
|
Mobilização
das diversas secretarias para a constituição e apresentação na CMETI
|
Médio
|
SECRETARIA
DE CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SECRETARIA DE SAÚDE
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
|
Formação
e/ou reformulação da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do
Trabalho Infantil.
|
Capacitação
para profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde com foco na
prevenção e erradicação do trabalho infantil e promoção de direitos.
|
Seminários
e formação continuada para os profissionais que atuam na Assistência Social,
Educação e Saúde, abordando temáticas que tratem da prevenção e erradicação
do trabalho infantil, dos direitos humanos, direitos da criança e
adolescentes entre outros.
|
Permanente
|
PETECA
Secretaria
de Saúde
SCPS
|
Ampliação
dos conhecimentos dos profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde
nas áreas dos direitos humanos, com ênfase nos direitos da criança e
adolescente.
|
Elaboração
de projetos artístico cultural (Literatura, Teatro, Música, Dança), Esporte e
Lazer respeitando as peculiaridades da realidade local.
|
-Promover oficinas de desenho e pintura;
-Promoção de oficinas com materiais recicláveis;
-Formação de grupos de capoeira;
-Formação de coral e grupos de dança;
-Construção instrumentos com material reutilizável;
|
Permanente
|
SCPS,
SECRETARIA DE SAÚDE, CRAS, CREAS, PETECA, CONSELHO TUTELAR
|
100%
das ações implementadas;
100%
das crianças e adolescentes na jornada ampliada
|
Promover
acesso das crianças e adolescentes aos espaços e eventos artísticos,
culturais e esportivos.
|
-
Visitas educativas a museus, teatros, bibliotecas, estádios, etc.
|
Permanente
|
CREAS,
CRAS, PETECA, MAIS EDUCAÇÃO
|
Ampliação do universo cultural de
crianças e adolescentes.
|
Mobilização
e sensibilização das comunidades rurais sobre os prejuízos do trabalho
infantil.
|
-
oficinas sobre o ECA
-
palestra sobre trabalho infantil
-
Roda de conversa sobre direitos humanos e trabalho infantil
|
Permanente
|
CREAS,
PETECA CONSELHO TUTELAR, ACS, CRAS, NASF
|
Ampliação
do controle social sobre trabalho infantil
|
Campanha
de Erradicação do Trabalho Infantil
|
-
Realização de mobilização a nível municipal de erradicação do trabalho
infantil;
-
Realização da campanha do dia 12 de junho;
|
Permanente
|
CREAS,
CRAS, CONSELHO TUTELAR, CMDCA, PETECA, NASF, ACS
|
Ampliação
do conhecimento por parte da sociedade civil sobre a problemática do trabalho
infantil
|
Sensibilização
de estudantes e sociedade civil sobre a temática da prevenção e erradicação
do trabalho infantil.
|
-
Promoção de concurso com estudantes para elaboração de materiais informativos
com conteúdos critica e reflexivo sobre prevenção e erradicação do trabalho
infantil enfatizando suas diversas formas
|
Médio
|
CREAS
, PETECA, CONSELHO TUTELAR, MAIS EDUCAÇÃO, NASF, ACS
|
Reuniões
sistemáticas em escolas da rede pública municipal.
|
Fortalecer
e promover a articulação dos diversos órgãos de defesa dos direitos de
crianças e adolescentes no município visando à prevenção e erradicação do
trabalho infantil.
|
Articulação
entre os poderes legislativos, executivo, judiciário, sistema de segurança e
justiça, secretarias municipais e demais órgãos do sistema de garantias de
direitos de crianças e adolescentes
para ações de prevenção do trabalho
|
Permanente
|
CREAS,
PETECA, CONSELHO TUTELAR, SCPS, NASF, MAIS EDUCAÇÃO,SECRETARIA DE SAÚDE
|
Fortalecimentos
das parcerias com os órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos.
|
Acompanhamento
integral às famílias vulneráveis ao trabalho infantil por meio das equipes
dos CRAS e CREAS.
|
Identificação,
encaminhamento, inclusão e acompanhamento das famílias vulneráveis ao
trabalho infantil em programas e projetos de capacitação, geração de renda
bem como acesso a rede de proteção social.
|
Permanente
|
CRAS,
CREAS, SCPS
|
Famílias
com acesso aos bens e serviços da Política de Assistência Social.
|
Realizar
a emissão de documentos civis
|
-Identificar,
através dos programas e da abordagem social, os usuários que não possuem
documentação (Certidão de Nascimento, RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira
de Trabalho);
-
Articular parcerias com órgãos responsáveis pela emissão de documentos
|
Permanente
|
SECRETARIAS
MUNICIPAIS, CADÚNICO, CREAS, CONSELHO TUTELAR, CMDCA, CRAS, PETECA, NASF.
|
100%
de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil atendidas;
|
Incluir
as famílias com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos
programas sociais existentes no município e no PRONATEC
|
-
Oportunizar a inserção das famílias no mercado de trabalho através do
PRONATEC e grupos dos CRAS.
-
Incluir crianças e adolescentes no MAIS EDUCAÇÃO e Serviços dos CRAS.
|
Permanente
|
SENAC,
SENAI,
SENAT,
PRONATEC,
ACESSUAS,
CRAS
|
Inclusão
de famílias em programas de emprego e renda;
|
Inserir
no CadÚnico as famílias com crianças e adolescentes em situação de trabalho
infantil
|
-Efetivação
de mecanismos de busca ativa com foco específico no trabalho infantil;
-
Inscrição no CadÚnico.
|
Permanente
|
SCPS;
Cadúnico;
|
Inclusão
e identificação das famílias com crianças e adolescentes em situação de
trabalho infantil no Cadúnico;
|
Elaborar
propostas pedagógicas especiais para o desenvolvimento de ações de
erradicação do trabalho infantil de acordo com a realidade local
|
Planejamento
de atividades mensal, capacitação dos profissionais;
|
Permanente
|
SCPS,
CRAS, CREAS E PETECA, MAIS EDUCAÇÃO
|
|
Responsabilizar
a família pelo regresso da criança e adolescente ao trabalho quando for
garantido o acesso aos programas sociais e políticas públicas
|
Identificar
e encaminhar os casos aos órgãos competentes para serem aplicadas as medidas
judiciais
|
Curto
|
MPT,
SCPS, SECRETARIA DE SAÚDE, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
|
Famílias
corresponsáveis no processo de erradicação do trabalho infantil
|
Realizar
rodas de conversas sobre as competências familiares, visando o fortalecimento
de vínculos.
|
-
Promover discussão em grupos de
famílias sobre as competências familiares e direitos e deveres da criança e
adolescentes
|
Permanente
|
CRAS,
CREAS, CONSELHO TUTELAR, MAIS EDUCAÇÃO, NASF,
PSF,ACS
|
Amplo
conhecimento sobre as competências familiares e os direitos das crianças e
adolescentes.
|
Incentivar
a educação alimentar e nutricional através de vivencias, proporcionando aos
envolvidos uma reeducação alimentar.
|
-
Oficinas sobre educação ambiental com prática em horta comunitária.
-
Oficina sobre alimentação saudável;
-
Palestras socioeducativas com nutricionista
|
Permanente
|
SCPS,CRAS,
CREAS,
NASF,ACS
|
Conhecimento
da importância da alimentação saudável e mudança nos hábitos alimentares.
|
Desenvolvimento
de atividades socioeducativas que motivem crianças e adolescentes na
perspectiva de sua inclusão social
|
-Garantir
acesso e promover atividades que estimulem a permanência das crianças e
adolescentes no SCFV e no sistema educacional
|
Permanente
|
CRAS,
CREAS E PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
|
Permanente
|
Promoção
de atividades que tratem permanentemente da temática da prevenção e
erradicação do trabalho infantil, bem como da proteção do adolescente
trabalhador enfatizando os direitos e deveres da criança e do adolescente
estabelecidos no ECA.
|
Palestras
nas escolas e espaços comunitários sobre a prevenção e erradicação das piores
formas do trabalho infantil .
|
Permanente
|
CREAS,CRAS,
Conselho Tutelar, PETECA,NASF,
ACS,
CEREST
|
100%
das escolas e comunidades informadas sobre o trabalho infantil.
|
Formação
continuada para professores, orientadores sociais, monitores do mais-educação
e outros na metodologia do PETECA.
|
Oficinas
sobre violência com ênfase na prevenção e erradicação do trabalho infantil.
|
Médio
|
CREAS,
PETECA, Conselho Tutelar, CRAS, CEREST.
|
100%
dos profissionais capacitados.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário