domingo, 20 de abril de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NA 13ª CREDE - CRATEÚS

Objetivo Geral:  Fornecer um conhecimento sobre o PETECA  aos profissionais da educação na abrangência da CREDE 13, tendo como premissa a criança e o adolescente  como “ser” em formação, na condição de vulnerabilidade ( trabalho infantil).  Demonstrando que o programa é um diferencial no processo da erradicação do trabalho infantil.

Objetivos Especíificos:

- Identificar e mapear  todas as crianças que estejam em situação vulnerável(trabalho infantil);
- Articular junto aos órgãos competentes reforço para conseguir êxito na empreitada que é “nenhuma criança trabalhando e consequentemente todas na escola”;
- Monitorar  junto aos parceiros que compõem a rede intersetorial  mais envolvimento no sentido de conseguir uma sólida convivência em prol da criança e adolescente (Conselho Tutelar, Ministério Público, CRAS, CREA, Escola);
- Analisar o impacto que o PETECA está repercutindo na escola;
- Avaliar a aceitação do programa no âmbito escolar.

Justiificativa

A  busca por uma educação em que as crianças e adolescentes possam ter um diferencial no processo ensino aprendizagem, tendo como ferramenta a implementação de resultados que é nenhuma criança ou adolescente  em situação vulnerável, mas principalmente fora do trabalho infantil, é imprescindível que haja um  acompanhamento dos gestores no sentido de estar atento ao comportamento dos atores envolvidos, mantendo contato com os pais,  para junto atingirem os objetivos e as ações propostas pelo programa.

A CREDE fica com a incumbência de realizar formações com os municípios, visando uma qualificação  dos participantes para o trabalho do PETECA no âmbito escolar e a tomada de decisões no dia a dia da escola.

Ações Propostas

1. Realizar reunião com os parceiros (Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente) para apresentação do projeto;

2. Realizar oficina para capacitação dos Educadores (Coordenadores Pedagógicos e Professores);

3. Monitorar as ações realizadas no  município/escola estadual sobre   as atividades do PETECA;








DATAS DE REFERÊNCIA PARA AS ATIVIDADES DO PETECA


27 DE ABRIL - DIA DO EMPREGADO DOMÉSTICO 
Sugestão: realizar atividades relativas ao trabalho infantil doméstico


18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL
Sugestão: realizar atividades que abordem a exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil


12 DE JUNHO - DIA MUNDIAL E NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Sugestão: realizar as atividades propostas pelo MPT. Este ano, em razão da Copa do Mundo, as atividades serão realizadas a partir de 02 de junho

13 DE JULHO - DIA DO ECA
Sugestão: realizar as atividades alusivas aos 24 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

7 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Sugestão: pautar o tema do trabalho infanitl nas atividades alusivas ao dia 7 de setembro


12 DE OUTUBRO - DIA DA CRIANÇA 
Sugestão: realizar atividades lúdicas que foco o trabalho infantil como uma violçaõ dos direitos da criança e adolescente

20 DE NOVEMBRO - DIA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Segestão: realizar ativadades para divulgação da Declaração dos Direitos da Criança 


10 DE DEZEMBRO - DIA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Sugestão: pautar o trabalho infantil como uma grave violação dos direitos humanos


Conclusão

Através da capacitação envolver os profissionais da educação, promovendo uma seleção de ações para serem executadas na escola, permitindo a integração professor e aluno na busca  de resultados, viabilizando um trabalho em que o coletivo seja o ponto forte com  uma compreensão do “espírito em equipe”. Estabelecendo um parâmetro do antes e do depois do processo de implementação do programa nas escolas. A escola precisa ter em mente que o programa é essencial, pois favorece um grande aprendizado  ao estimular a participação  nas atividades,  incentivando  o seu desenvolvimento escolar e a sua visão de mundo.
                                                                                                                Crateús, 27 de março de 2014

Antonia Coelho Ferreira

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