Objetivo Geral: Fornecer um conhecimento sobre o PETECA aos profissionais da educação na abrangência
da CREDE 13, tendo como premissa a criança e o adolescente como “ser” em formação, na condição de
vulnerabilidade ( trabalho infantil).
Demonstrando que o programa é um diferencial no processo da erradicação
do trabalho infantil.
Objetivos Especíificos:
- Identificar e mapear todas as crianças que estejam em situação
vulnerável(trabalho infantil);
- Articular junto aos órgãos
competentes reforço para conseguir êxito na empreitada que é “nenhuma criança
trabalhando e consequentemente todas na escola”;
- Monitorar junto aos parceiros que compõem a rede
intersetorial mais envolvimento no
sentido de conseguir uma sólida convivência em prol da criança e adolescente
(Conselho Tutelar, Ministério Público, CRAS, CREA, Escola);
- Analisar o impacto que o PETECA
está repercutindo na escola;
- Avaliar a aceitação do programa
no âmbito escolar.
Justiificativa
A
busca por uma educação em que as crianças e adolescentes possam ter um
diferencial no processo ensino aprendizagem, tendo como ferramenta a
implementação de resultados que é nenhuma criança ou adolescente em situação vulnerável, mas principalmente
fora do trabalho infantil, é imprescindível que haja um acompanhamento dos gestores no sentido de
estar atento ao comportamento dos atores envolvidos, mantendo contato com os
pais, para junto atingirem os objetivos
e as ações propostas pelo programa.
A CREDE fica com a incumbência de
realizar formações com os municípios, visando uma qualificação dos participantes para o trabalho do PETECA
no âmbito escolar e a tomada de decisões no dia a dia da escola.
Ações Propostas
1. Realizar reunião com os
parceiros (Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente) para
apresentação do projeto;
2. Realizar oficina para capacitação
dos Educadores (Coordenadores Pedagógicos e Professores);
3. Monitorar as ações realizadas
no município/escola estadual sobre as atividades do PETECA;
DATAS DE REFERÊNCIA PARA AS
ATIVIDADES DO PETECA
27 DE ABRIL - DIA DO EMPREGADO
DOMÉSTICO
Sugestão: realizar atividades
relativas ao trabalho infantil doméstico
18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL
Sugestão: realizar atividades que
abordem a exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil
12 DE JUNHO - DIA MUNDIAL E
NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Sugestão: realizar as atividades
propostas pelo MPT. Este ano, em razão da Copa do Mundo, as atividades serão
realizadas a partir de 02 de junho
13 DE JULHO - DIA DO ECA
Sugestão: realizar as atividades
alusivas aos 24 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
7 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO
BRASIL
Sugestão: pautar o tema do
trabalho infanitl nas atividades alusivas ao dia 7 de setembro
12 DE OUTUBRO - DIA DA
CRIANÇA
Sugestão: realizar atividades
lúdicas que foco o trabalho infantil como uma violçaõ dos direitos da criança e
adolescente
20 DE NOVEMBRO - DIA DA
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Segestão: realizar ativadades
para divulgação da Declaração dos Direitos da Criança
10 DE DEZEMBRO - DIA DA
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Sugestão: pautar o trabalho
infantil como uma grave violação dos direitos humanos
Conclusão
Através da capacitação envolver
os profissionais da educação, promovendo uma seleção de ações para serem executadas
na escola, permitindo a integração professor e aluno na busca de resultados, viabilizando um trabalho em
que o coletivo seja o ponto forte com
uma compreensão do “espírito em equipe”. Estabelecendo um parâmetro do
antes e do depois do processo de implementação do programa nas escolas. A
escola precisa ter em mente que o programa é essencial, pois favorece um grande
aprendizado ao estimular a
participação nas atividades, incentivando
o seu desenvolvimento escolar e a sua visão de mundo.
Crateús,
27 de março de 2014
Antonia Coelho Ferreira
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