Período:
Julho a Outubro - 2014
Público Alvo:
Crianças e Adolescentes
Apresentação:
O governo
municipal, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de
Saúde, Assistência Social e Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida sensibilizadas com a causa do Trabalho
Infantil, mobilizam-se com o firme propósito de erradicar ou se não
amenizar essa realidade ainda presente no município.
Objetivo geral:
Conscientizar e proporcionar
reflexões e ações sobre a Erradicação do Trabalho Infantil, para a sociedade do
nosso município, reconhecendo formas principais de Trabalho infantil que
são tipificados como crime, identificando os prejuízos resultantes para a
criança e a sociedade, que ferem, o Estatuto da Criança e do
Adolescente.
Objetivos específicos:
· Realizar ações para
diminuir o Trabalho Infantil ;
· Conscientização
sobre a importância da criança nos estudos ao invés de trabalhar;
· Possibilitar a
permanência e o sucesso das crianças e adolescentes na escola;
· Sensibilizar a
comunidade escolar sobre o trabalho infantil.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE SALINAS DA MARGARIDA
1ª
ETAPA: Apresentação a secretaria de educação – SEDUC e
articulação com outras secretarias para o apoio ao programa.
META: Formar parcerias para o início do Programa de
Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – MPT.
|
|||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
|||
Divulgar
o MPT – Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do
Adolescente, na comunidade em geral.
|
*
Realizar visitas às instituições governamentais ou não buscando parceria e
apoio para trabalhar o MPT na comunidade.
|
Julho / 2014
|
Secretaria de Educação
Secretaria da Assistência Social
Conselho Tutelar
CRAS / CREAS
Comunidade em geral
|
Coordenador do MPT
Técnicos da SEDUC
|
|||
2ª
ETAPA: Oficina
de formação para coordenadores pedagógicos, diretores das unidades de ensino e
professores do 4 e 5º ANO
META: Formar participantes das escolas do município entre
diretores , professores e coordenadores pedagógicos.
|
|||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
|||
Realizar
1ª Oficina para os diretores/coordenadores escolares e Professores do 4º e 5º
ano que desejarem participar do Programa.
|
*
Apresentar o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho Infantil da
Criança e do Adolescente aos gestores das escolas,diretores e professores;
*
Abordar temas específicos como:
- O que
é Trabalho Infantil;
- ECA –
Estatuto da Criança e do Adolescente;
- SGD –
Sistema de Garantia de Direitos;
- A
importância de vivenciar a infância;
|
Julho / 2014
|
Escola Centro Comunitário
|
Secretária de Educação
Coordenador do MPT
|
|||
3ª
ETAPA: Orientações Pedagógicas sobre trabalho infantil
META: Formar Os
professores e coordenadores das Escolas do Município que irão fazer parte do
programa.
|
|||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
|||
Trabalhar
as Orientações Pedagógicas “Como abordar o trabalho infantil em sala de aula”
tendo como público alvo os professore e coordenadores.
|
*
Promover debates nas escolas com os professores acerca do conteúdo proposto e
através desse desenvolver plano de ação escolar.
*
Caminhada com a participação dos alunos e professores das escolas envolvidas
no Projeto.
|
Agosto/
2014
|
Todas as escolas participantes do Programa Praça
Tenente Albuquerque
|
Coordenador do MPT
Diretores, Coordenadores, Professores, alunos e)
Polícia Militar
Assistência Social
Conselho Tutelar e CRAS
|
|||
4ª
ETAPA: Abordagem do tema trabalho infantil em sala de aula
META: Abordar
o tema para 400 alunos das Escolas do Município.
|
|||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
|
Abordar
o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, para os alunos com orientação
do professor.
Comemoração
“Dia da Criança” 12 de Outubro
|
Informar
quanto aos direitos e deveres da criança e do adolescente, através de debates
, palestras e vídeos;
Trabalhar
a Cartilha “Brincar, Estudar, Viver ....Trabalhar só Quando Crescer”.
Orientar
as atividades de produção nas modalidades de artes ciências, artes visuais,
composição e literatura.
|
Agosto e Setembro
Outubro
|
Todas as escolas participantes do Programa
Escolas da Rede Municipal de Ensino
|
Núcleo Gestor, Professores, Alunos.
.
|
|
5ª
ETAPA: Produção e avaliação de tarefas escolares
META: Produzir atividades
desenvolvidas pelos alunos.
|
|||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
|
Sensibilizar
toda a comunidade para a análise e consolidação do Programa.
Premiação
do MPT
|
Organizar
as escolas para apresentações de peças, teatros, danças, favorecendo as
crianças momentos de brincadeiras, jogos, oficinas e outros.
Exposição
das atividades realizadas pelos alunos para avaliação e seleção dos melhores
trabalhos produzidos.
|
Outubro
|
Todas as escolas participantes do Programa
|
Núcleo Gestor, professores, alunos, sociedade
civil e técnicos da SEDUC.
|
|
Prefeita Municipal
Jorge Antonio Castellucce Ferreira
Secretária
Municipal de Educação Básica
Rute Santana dos Santos
Coordenador
Municipal do Peteca
Nilca Ferreira de Souza
Rua Lidio Pena s/n – Centro – Tel:
(75) 3659-1061
E-mail: seceducsalinas@gmail.com
Salinas da Margarida – Ba - CEP 44.450-000
Nenhum comentário:
Postar um comentário