Apresentação:
A Secretaria de Educação de Amontada
em parceria com as escolas municipais iremos desenvolver em 2014 atividades de
conscientização e prevenção no Combate ao Trabalho Infantil; planejando e
elaborando atividades que venham sensibilizar gestores escolares, docentes e
comunidade escolar em geral; promover encontros para reflexão compartilhadas e formações, desenvolvendo
atividades lúdicas, danças, palestras,
teatro, oficinas, produção textual, paródias, concurso de desenho.
Justificativa:
Com apoio e em parceria com as Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento
Social, de Saúde, e Conselho Tutelar,
iremos promover momentos de
sensibilização nas escolas. Tornando-os conhecedores dos direitos da criança e
do adolescente, e erradicação do
trabalho infantil, identificando as áreas
de risco do município.
Objetivo:
Conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar para que os mesmos
possam atuar como agentes multiplicadores no processo de erradicação do
trabalho infantil, através de ações diretas dentro das escolas. Dando subsídios para a
melhoria da condição social para a s crianças e adolescentes que
vivem esta realidade, promovendo ações e
estratégias.
Ações
|
Estratégia
|
Público Alvo
|
Período
|
Responsáveis
|
Oficina de Implementação do PETECA
|
Apresentação do projeto, sensibilização sobre a importância do programa a ser desenvolvido nas escolas.
|
Coordenadores Pedagógicos e professores.
|
Maio
|
SME, Coordenadora municipal do PETECA, STDS e conselho Tutelar.
|
Elaboração do Plano de Ação Escolar para promover atividades que abordem
o tema Trabalho Infantil
|
Estudo do material de apoio e orientações pedagógicas para
desenvolvimento do Plano Escolar.
|
Professores
|
Maio
|
Coordenadores Pedagógicos, Coordenador municipal do PETECA
|
Divulgação as ações locais do PETECA
|
Usar os meios de comunicação local
|
Toda comunidade
|
Maio/ dezembro
|
Coordenadora municipal do PETECA,.
|
Desenvolver ações locais do PETECA
|
Produção de atividades, nas modalidades : Desenhos; teatro; danças;
paródias; cordel.
|
Alunos
|
Maio/ junho
|
Coordenador Pedagógico e professores.
|
Culminância; seleção das melhores tarefas e encaminhamento para SME
|
Apresentações culturais, danças, teatro, paródia e exposição de desenhos
|
Diretores, coordenadores e alunos
|
junho
|
Coordenador municipal PETECA
|
Mobilização
|
Passeata, blitz e panfletagem
|
Comunidade em geral
|
junho
|
SME, Coordenadora municipal do PETECA, STDS e conselho Tutelar.
|
Acompanhamento dos atividdaes direcionados ao combate do trabalho
infantil.
|
Orientações como abordar o trabalho infantil em sala de aula
|
Diretores, Coordenadores e
Professores
|
Agosto/ dezembro
|
SME, Coordenadora municipal do PETECA, STDS e conselho Tutelar.
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário