MPT NA ESCOLA: de mãos dadas contra
o trabalho infantil
Coordenação Municipal: Monica Clara Xavier
Lima Carvalho
Ano: 2014
Nº escolas envolvidas: 04
Nº de turmas: 19 (1º ao 5º ano)
N º de professoras: 10
Nº de alunos: 445
PLANO DE AÇÃO
JUSTIFICATIVA
|
A exploração do trabalho infantil é uma
prática de violação dos direitos morais, físicos, educacionais e sociais.
Toda criança tem o direito a um desenvolvimento saudável compartilhado com
seus pares e familiares e o trabalho precoce, em especial, os domésticos que
não são visíveis aos olhos da sociedade faz deste projeto um importante
instrumento de discussão, debate e reflexão com educadores, alunos e
familiares com o propósito de promover a conscientização de que a criança precisa
ser amada, respeitada e protegida por todos.
|
OBJETIVOS
|
Promover a conscientização de que o trabalho
infantil é uma agressão à dignidade humana podendo resultar em sequelas
irreversíveis de ordem física, intelectual e moral.
.
|
AÇÕES PROGRAMADAS
|
-Formação
de multiplicadores das unidades de ensino (gestores, coordenadores e
professores);
-Construção
do plano de ação do PETECA em conformidade com o projeto pedagógico de cada
unidade escolar;
-Orientações
pedagógicas aos educadores envolvidos;
-Acompanhamento
das ações nas escolas;
-Palestras
para os familiares;
-Constituir
parcerias com outros agentes protetores da infância como Conselho Tutelar,
CRAS, CREAS e Assistência Social;
-Registro
das ações realizadas através de relatórios, fotos e vídeos.
|
PÚBLICO ALVO
|
-Alunos
e pais ou responsáveis de alunos
|
RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROGRAMA
|
-Secretaria
de Educação, Coordenadora municipal do PETECA Gestores, coordenadores e
professores.
|
CRONOGRAMA DE AÇÕES
1ª AÇÃO
|
|||
Nº
|
ATIVIDADE
|
PERÍODO
|
QUEM/ONDE
|
01
|
Formação
de multiplicadores escolar (gestor, coordenador, professoras)
|
abril/maio
|
Coordenação municipal do PETECA
|
02
|
Entrega
de material de apoio pedagógico: textos, cartazes, DVD
|
maio
|
Coordenação municipal do PETECA /escolas
|
03
|
Apresentação
do programa PETECA as entidades Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Assistência
Social e Promotoria Pública
|
Maio/junho
|
Secretaira e E Coordenação municipal do
PETECA ducação e
|
04
|
Apresentação
do programa aos alunos / slide (Confrontando a realidade: criança trabalha?)
Discussão,
debate das imagens
|
Maio/junho
|
Professoras
e alunos/ sala de aula
|
05
|
Produções:
artística, textual outros (a critério do professor)
|
Maio/junho
|
Professoras
e alunos- sala de aula
|
06
|
Acompanhamento das ações em sala de
aula/motivação da turma
|
Maio/junho
|
Multiplicadora
municipal do PETECA
|
07
|
Palestra
com as famílias
|
Maio/junho
|
Multiplicadora
municipal do PETECA/ nas unidades de ensino
|
08
|
Registro
das ações com fotos/ vídeos, relatos...
|
Maio/junho
|
Multiplicadora
municipal do PETECA, professoras e coordenadoras
|
2ª AÇÃO
|
|||
01
|
Um
pouco do ECA e da Constituição brasileira /vídeo e slide
|
julho
|
Professoras e alunos/ sala de aula
|
02
|
Dia
de Combate ao Trabalho Infantil –Mensagem/Reflexão
|
julho
|
Multiplicadora municipal do PETECA,
professoras, alunos
|
03
|
Aprendendo
com a cartilha (Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando crescer)
|
julho e agosto
|
Professoras e alunos/ sala de aula
|
04
|
Entrevistando
um trabalhador
(pai,
mãe ou responsável de alunos)
|
julho
|
Professoras, alunos/sala de aula
|
05
|
Produções
(dramatização, colagem, pintura, jogral, poesia, produção textual, outros)
|
julho/agosto
|
Professoras e alunos/sala de aula
|
05
|
Enquetes/pesquisa
|
agosto
|
Professoras e alunos/sala de aula
|
06
|
2ª Palestra
com as famílias
Temática: a combinar
|
agosto
|
Convidados significativos
|
07
|
Roda
de conversa (A criança e o trabalho infantil)
|
agosto
|
Multiplicadora municipal do PETECA/sala de
aula
|
08
|
Seleção
das produções
|
julho/agosto
|
Professoras
|
09
|
Registro
das ações com fotos, vídeos, relatos...
|
julho/agosto
|
Multiplicadora municipal do PETECA,
coordenadoras, professoras
|
3ª AÇÃO
|
|||
01
|
Caminhada
(ação integrada ao projeto da escola e PETECA)- Escola Florêncio Borges de
Santana)
|
setembro
|
Multiplicadora municipal do PETECA, professoras,
coordenadora, diretora, funcionários e alunos/ na comunidade local
|
02
|
Produções
(dramatização, colagem, pintura, jogral, poesia, produção textual, cartaz,
aróstico e outros)
|
setembro/outubro
|
Professoras e alunos/ sala de aula
|
03
|
Seleção
das produções
|
setembro
|
Professoras, Multiplicadora municipal do
PETECA e outros
|
04
|
Socialização
dos trabalhos selecionados de cada escola e apresentações artísticas
(Culminância)
|
outubro
|
Multiplicadora municipal do PETECA,
coordenadoras, diretoras, funcionários,Professoras,
alunos e convidados
Local: a combinar
|
05
|
Registro
das ações com fotos, vídeos, relatos...
|
setembro/outubro
|
Multiplicadora municipal do PETECA,
coordenadoras, professoras
|
4ª AÇÃO
|
|||
01
|
Avaliação
do projeto nas escolas
-
Registros com fotos, vídeos, relatos...
|
novembro
|
Multiplicadora municipal do PETECA, coordenadoras,
diretoras, professoras, funcionários e alunos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário