domingo, 8 de junho de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE ITAPIÚNA EM 2014

APRESENTAÇÃO

            O município de Itapiúna fica localizado na região do Maciço de Baturité, distante 104 km de Fortaleza, capital do Ceará. Sua população é de 18.626 habitantes, conforme dados do IBGE de 2010.
            A rede de ensino municipal é composta de 12 escolas polos, atendendo aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, num total de 3.629 estudantes. Há ainda uma escola da rede estadual de ensino que atende aos alunos do ensino médio e duas escolas particulares.
            A população do município vive basicamente da agricultura de subsistência, de pequenos comércios e da renda oriunda dos servidores municipais, estaduais e dos aposentados e pensionistas do INSS.
            A gestão municipal tem desenvolvido ações que visam à melhoria da população local nas áreas de Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social, Meio Ambiente, Agricultura, Esporte, dentre outras.
            Por essa razão, o município sempre participa de programas que buscam desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida dos munícipes, como é o caso do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA.
O Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - PETECA é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.
Assim sendo, acreditamos que o referido programa poderá favorecer uma conscientização e uma cultura de respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes do município.

JUSTIFICATIVA

Muito embora não existam no município dados que revelem a exploração do trabalho infantil, reconhecemos a importância do PETECA como possibilidade de divulgação, conscientização e garantia da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Nessa perspectiva, será realizado um trabalho em conjunto com a participação efetiva da Secretaria de Educação, Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Conselho Tutelar, escolas e comunidade em geral.

OBEJETIVOS
Objetivo Geral
Ø  Conscientizar a sociedade sobre a importância da erradicação do trabalho infantil e exploração da criança e do adolescente, através de ações educativas desenvolvidas nas escolas.
Objetivos Específicos
Ø  Inserir temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no currículo das escolas públicas municipais de ensino fundamental;
Ø  Capacitar e sensibilizar professores,  coordenadores pedagógicos e demais profissionais das escolas públicas municipais para que desenvolvam ações voltadas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil na comunidade;
Ø  Desenvolver ações para garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes a partir de estudos e pesquisas voltadas para a melhoria e bem estar das crianças e adolescentes;
Ø  Buscar parceria junto ao Ministério Público para realizar palestras nas escolas sobre a temática da erradicação do trabalho infantil e outros aspectos que envolvem a situação da criança e do adolescente no município, tais como uso de drogas e violência.

PLANO DE AÇÕES
Atividades
Dimensão
Produto
Meta
Prazo
Responsáveis
Parceiros
Formar uma rede intersetorial envolvendo as Secretarias de Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social, Cultura, Conselho Tutelar e as escolas
Local
Comissão formada para atuar no programa
Envolver todos os representantes das secretarias nas ações do PETECA
Maio/214
Coordenador(a) do PETECA no município
Secretarias de Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social, Cultura, Conselho Tutelar e escolas
Divulgação do programa no município
Local
Sensibilização da sociedade e dos profissionais que serão envolvidos no programa
Divulgação do programa em todas as escolas
Maio/2014
Coordenador(a) municipal
Secretarias municipais, Conselho Tutelar
Capacitação dos professores das escolas municipais

Mobilização dos professores para participar da formação sobre o PETECA
Convidar um professor de cada escola municipal para ficar à frente das atividades do PETECA na respectiva escola
Junho/2014

Secretarias de Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social, Cultura, Conselho Tutelar e escolas
Intensificar as ações do PETECA nas escolas através da realização de visitas nas escolas
Local
Mobilizar os profissionais da comissão intersetorial para a realização de visitas nas escolas municipais
Fazer um calendário de visitas às escolas municipais
Julho/2014
Coordenador(a) do PETECA no município
Secretarias municipais envolvidas, conselho tutelar
Realizar palestras com o promotor de justiça do município sobre as questões que envolvem os adolescentes como trabalho infantil e principalmente sobre violência e drogas
Local
Articulação das escolas e dos pais para a participação nas palestras com o promotor de justiça
Fazer ofício convidando o promotor de justiça para a realização de palestras nas escolas e o calendário com os dias que acontecerão as palestras.
Julho/2014
Coordenador(a) do PETECA; promotor de justiça do município
Ministério Público, secretarias municipais envolvidas no PETECA; Conselho Tutelar

RECURSOS
Folas de papel ofício, xerox do material, carro de som para divulgação, data show, transporte para deslocamento, lanches, almoço, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á por ocasião das reuniões da comissão intersetorial para analisar o desenvolvimento do PETECA no município, de forma a repensar as ações, caso seja necessário.

Antonio Batista Fernandes

Coordenador Municipal do PETECA

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