APRESENTAÇÃO:
O Peteca
consiste num conjunto de ações voltadas para promoção de debates nas escolas
sobre temas voltados aos direitos da criança e adolescente e especificamente
erradicação do trabalho infantil.
A Secretaria de
Educação e Desporto de Caririaçu,em conjunto com as escolas, realizarão no ano
de 2014, conscientização e prevenção no combate ao Trabalho Infantil;
elaborando atividades que propiciem ao aluno e a familia a reflexão sobre o
assunto abordado no Programa.
Com o Peteca
pretendemos engajar professores e toda comunidade escolar, desenvolvendo
atividades lúdicas; oficinas, teatro, dança, palestras, história em quadrinhos,
cordel, produção textual, concurso de desenho, e jogos diversos, estabelecendo
comportamento saudáveis no decorrer de todo o ano de 2013.
ESCOLAS ATENDIDAS:
ESCOLAS DA SEDE ATENDENDO ALUNOS DE 5°ANO
MODALIDADES E SUBMODALIDADES DE TAREFAS PROPOSTAS:
Artes
Cênicas: esquete teatral
Artes
Visuais: pintura e desenho
Composição:
música e paródia
Literatura: conto, poesia
de cordel, história em quadrinho
JUSTIFICATIVA
Promover momentos de sensibilização com os
profissionais da Educação sobre os direitos da criança e do adolescente, e
erradicação do trabalho infantil focalizando as áreas de risco do município,
com o apoio da Secretária de Assistência Social e Conselho Tutelar, portanto
acompanharemos todo o Programa de forma continua, para que o mesmo possa
alcançar os objetivos desejados.Sabendo que a
grande evasão escolar em uma boa parte, se dar por Crianças e Adolescentes, que
tem que realizar alguma atividade de trabalho remunerado ( situação de
escravidão), fazendo com que este público seja, excluído naturalmente no
processo educacional. Acreditando que a Educação é um dos maiores instrumentos
de inclusão e resgate social, buscamos participar do Projeto PETECA, para que juntos com Ministério
Público, Conselho Tutelar, Secretaria do Desenvolvimento social, Secretaria de
Saúde e Secretaria da Educação, possamos encontrar saídas para esta situação no
convívio social e educacional.
OBJETIVO
GERAL
Promover ações e estratégias sobre a
conscientização do Trabalho Infantil.
META: Formar parcerias para o início do Programa de Educação contra a
Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA.
AÇÕES
|
PERIODO
|
ESTRATÉGIAS
|
RESPONSÁVEL
|
Apresentação do PETECA em Caririaçu. Sensibilização
com gestores sobre a importância do Programa PETECA ser desenvolvido nas escolas,com a participação dos
diretores escolares,professores e representantes de algumas
entidades(Assistência Social,Conselho Tutelar...)Apresentação do Plano de
Ação anual do Municipio de Caririaçu.
|
MAIO
|
Apresentação do Programa
PETECA,através de slides mostrando
os danos causados pelo Trabalho Infantil;Palestra com Representante do
Conselho Tutelar abordando o tema citado,e dando ênfase ao ECA.Apresentação do Plano Anual do
Programa PETECA aos Coordenadores
escolares.
|
Coordenadora do Peteca e Representante do Conselho Tutelar
|
Levantamento de dados dos
alunos,para relatos e informações sobre o Trabalho Infantil(possíveis
possibilidades de está sendo explorados com o trabalho infantil)
|
MAIO
|
Criação de fichas
para,descobertas de conhecimentos sobre a “vida” dos discentes.
|
Coordenadores pedagógicos,Professores e Coordenadora do
PETECA.
|
Orientações
Pedagógicas sobre trabalho Infantil.
aos professores
das escolas participantes do projeto.Lançamento de temas para abordagem em
sala de aula: “você compra doces,ela
vende a infância”.
“Para
você sapato limpo,para ele um futuro sem brilho”.
|
MAIO
A NOVEMBRO
|
Partindo através de
orientações pedagógicas, promover debates com os professores, a partir do
temas propostos para elaboração do plano de ação escolar.Criação de
paródias,desenhos,redação,gincanas,oficinas,concursos de desenhos...
|
Equipe Gestora das Unidades de
Ensino (diretor e coordenador)Professores,Secretarias de Assistência
Social,Secretaria de Saúde,etc.
|
Seleção
dos Professores com respectivas disciplinas para trabalhar as atividades
propostas e abordadas no tema citado.
|
MAIO
|
Selecionar os professores das
disciplinas que mais se destaca seja de melhor desenvolvimento de acordo com
a modalidade/submodalidade escolhida pela escola para
trabalhar;(Conto,Poesia,Cordel)Português de 6° e 7°
ano;(Paródia,música,teatro)Português de 8° e 9°.E nas disciplinas de
Religião,Artes e Ed.Fisica para trabalhar o tema em geral confeccionando
cartazes,desenhos,etc.De acordo com a necessidade de cada escola.
|
Coordenadores Pedagógicos.
|
Elaboração do Plano de Ação no
planejamento escolar promovendo atividades e oficinas que abordem o
tema:TRABALHO INFANTIL;Palestras nas escolas com o apoio do Conselho tutelar
e Assistência Social.
|
MAIO
A JUNHO
|
Debates,Pesquisas de
campo e Apresentação de vídeos sobre o Trabalho Infantil.
|
Gestores,Coordenadores,Professores,alunos,pais e comunidade.
|
Planejamento pedagógico com
atividades a serem executadas.
|
MAIO
A NOVEMBRO
|
Construção do cronograma
de atividades para inclusão do conteúdo do ECA no currículo escolar.
|
Coordenadores e professores.
|
Realizar visitas mensais às
escolas acompanhando a execução do Plano de Ação trabalhando as modalidades
do Programa, para conversa com os coordenadores pedagógicos para avaliar as
ações que os mesmos põem em prática em suas respectivas escolas;
|
MAIO
A NOVEMBRO
|
Contatuar com os
Coordenadores Pedagógicos a data das visitas para acompanhamento das ações do
Programa auxiliando no desenvolvimento das ações do PETECA nas escolas
municipais.
|
Coordenadora do PETECA
|
Produção de tarefas
escolares,e Registros das mesmas.
|
MAIO
e 1° QUINZENA DE JUNHO
|
Identificar, a partir de
tarefas produzidas nas modalidades de literatura, artes visuais, artes
cênicas e composição, no impacto do
trabalho infantil na vida da criança e adolescente,suas maiores descobertas e
registrar com fotos,atas,gravações...E arquivar na escola para seleção das
melhores.
|
Coordenadores
Pedagógicos,Professores e SME.
|
Socializar com as famílias e a
comunidade sobre a proposta do programa Peteca.
|
MAIO
A NOVEMBRO
|
Reunião de Pais através de
palestras, visitas domiciliares, entrevistas com as famílias, desenvolver
projetos pedagógicos com ações em parceria com a comunidade e a
intersetorialidade.
|
Secretaria Municipal de
Educação
Equipe Gestora das Unidades de Ensino
(diretor, coordenador, professores, alunos, famílias e comunidade) em
parceria com a SME.
|
Divulgação das ações do PETECA
no programa de rádio e jornal da escola;
|
MAIO
A NOVEMBRO
|
Articulação com o programa de
Rádio (São Pedro FM) e coordenadores pedagógicos para a inclusão no programa
de rádio da escola as ações do PETECA;
|
Equipe
do PETECA e Coordenadores pedagógicos;
|
Realizar a Semana de Prevenção
ao Trabalho Infantil produzidos pelos alunos e escolha das melhores tarefas
em todas as modalidades. através do dia “D” do PETECA.
|
PRIMEIRA
QUINZENA DE JUNHO
|
Realização de Oficinas,Palestras,Concurso
de Desenho,de Pintura,Cordel,Conto,Poesia,Paródias,Música inédita e Artes
Cênicas.Seleção das melhores tarefas e Encaminhamento das atividades
realizadas ao longo do semestre e Relatório a SME.
|
SME,Coordenadora do Peteca,Coordenadores Pedagógicos,Alunos e
Professores.
|
Constituir uma comissão dentro
da Secretaria da Educação para julgar os trabalhos a serem encaminhados para
seleção no prêmio Peteca 2013.
|
|
Através
do Regulamento do Programa PETECA
|
Secretaria
da Educação/coordenadora municipal do Peteca
|
Encaminhar Relatório ao Coordenador Estadual do
PETECA. Os professores
avaliarão, com apoio dos Diretores/Coordenadores Pedagógicos, todas as
tarefas produzidas nas Escolas, selecionarão as melhores de cada modalidade e
as encaminharão à SME; esta adotará idêntico procedimento, avaliando,
selecionando e encaminhando ao MPT as melhores tarefas produzidas no Município,
sendo uma de cada categoria,para premiação final.
|
ATÉ
30 DE
JUNHO
|
Através dos relatórios
das escolas encaminhados a SME,a coordenadora municipal do Peteca encaminhará
o Relatório geral para o Coordenador Estadual do PETECA (Dr.Antônio de
Oliveira Lima)
|
Escolas participantes do PETECA,e SME
|
Abordar o Estatuto da
Criança e do Adolescente – ECA, para os alunos com orientação do professor.Relatório
final com fotos,vídeos,desenhos etc;para enviar para o coordenador estadual.
Comemoração “Dia da
Criança” 12 de Outubro
|
AGOSTO
A NOVEMBRO
|
Informar quanto aos direitos e deveres da criança e do adolescente,
através de debates e palestras e vídeos;
Trabalhar a Cartilha “Brincar, Estudar, Viver .... Trabalhar só
Quando Crescer”.
Orientar as atividades de produção nas modalidades de artes ciências,
artes visuais, composição e literatura.
|
Núcleo Gestor, Professores,
Alunos.
Secretaria de Saúde, Educação,
Assistência Social,Conselho
Tutelar
|
OBSERVAÇÃO:Nesse
dia “D” pode ser apresentado todas as atividades trabalhadas nas escolas que
abrangem o PETECA,e ser apresentada a toda comunidade caririaçuense,em
praça,auditório da secretaria...e ser feito uma premiação municipal em 1°,2° e
3° lugar.Antes dos trabalhos serem selecionados para envio ao MPT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário