segunda-feira, 9 de junho de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU EM 2014

APRESENTAÇÃO:
 O Peteca consiste num conjunto de ações voltadas para promoção de debates nas escolas sobre temas voltados aos direitos da criança e adolescente e especificamente erradicação do trabalho infantil.
 A Secretaria de Educação e Desporto de Caririaçu,em conjunto com as escolas, realizarão no ano de 2014, conscientização e prevenção no combate ao Trabalho Infantil; elaborando atividades que propiciem ao aluno e a familia a reflexão sobre o assunto abordado no Programa.
  Com o Peteca pretendemos engajar professores e toda comunidade escolar, desenvolvendo atividades lúdicas; oficinas, teatro, dança, palestras, história em quadrinhos, cordel, produção textual, concurso de desenho, e jogos diversos, estabelecendo comportamento saudáveis no decorrer de todo o ano de 2013.
ESCOLAS ATENDIDAS:
ESCOLAS DA SEDE ATENDENDO ALUNOS DE 5°ANO
MODALIDADES E SUBMODALIDADES DE TAREFAS PROPOSTAS:
Artes Cênicas: esquete teatral
Artes Visuais: pintura e desenho
Composição: música e paródia
          Literatura: conto, poesia de cordel, história em quadrinho

JUSTIFICATIVA

Promover momentos de sensibilização com os profissionais da Educação sobre os direitos da criança e do adolescente, e erradicação do trabalho infantil focalizando as áreas de risco do município, com o apoio da Secretária de Assistência Social e Conselho Tutelar, portanto acompanharemos todo o Programa de forma continua, para que o mesmo possa alcançar os objetivos desejados.Sabendo que a grande evasão escolar em uma boa parte, se dar por Crianças e Adolescentes, que tem que realizar alguma atividade de trabalho remunerado ( situação de escravidão), fazendo com que este público seja, excluído naturalmente no processo educacional. Acreditando que a Educação é um dos maiores instrumentos de inclusão e resgate social, buscamos participar do Projeto PETECA, para que juntos com Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria do Desenvolvimento social, Secretaria de Saúde e Secretaria da Educação, possamos encontrar saídas para esta situação no convívio social e educacional.

OBJETIVO GERAL
Promover ações e estratégias sobre a conscientização do Trabalho Infantil.

META: Formar parcerias para o início do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do AdolescentePETECA.

AÇÕES
PERIODO
ESTRATÉGIAS
RESPONSÁVEL
Apresentação do PETECA em Caririaçu. Sensibilização com gestores sobre a importância do Programa PETECA ser desenvolvido nas escolas,com a participação dos diretores escolares,professores e representantes de algumas entidades(Assistência Social,Conselho Tutelar...)Apresentação do Plano de Ação anual do Municipio de Caririaçu.

MAIO
Apresentação do Programa PETECA,através de slides mostrando os danos causados pelo Trabalho Infantil;Palestra com Representante do Conselho Tutelar abordando o tema citado,e dando ênfase ao ECA.Apresentação do Plano Anual do Programa PETECA aos Coordenadores escolares.
Coordenadora do Peteca e Representante do Conselho Tutelar
Levantamento de dados dos alunos,para relatos e informações sobre o Trabalho Infantil(possíveis possibilidades de está sendo explorados com o trabalho infantil)
MAIO
Criação de fichas para,descobertas de conhecimentos sobre a “vida” dos discentes.
Coordenadores pedagógicos,Professores e Coordenadora do PETECA.
Orientações Pedagógicas sobre trabalho Infantil.
  aos professores das escolas participantes do projeto.Lançamento de temas para abordagem em sala de aula: “você compra doces,ela vende a infância”.
“Para você sapato limpo,para ele um futuro sem brilho”.

MAIO A NOVEMBRO
Partindo através de orientações pedagógicas, promover debates com os professores, a partir do temas propostos para elaboração do plano de ação escolar.Criação de paródias,desenhos,redação,gincanas,oficinas,concursos de desenhos...
Equipe Gestora das Unidades de Ensino (diretor e coordenador)Professores,Secretarias de Assistência Social,Secretaria de Saúde,etc.

Seleção dos Professores com respectivas disciplinas para trabalhar as atividades propostas e abordadas no tema citado.
MAIO
Selecionar os professores das disciplinas que mais se destaca seja de melhor desenvolvimento de acordo com a modalidade/submodalidade escolhida pela escola para trabalhar;(Conto,Poesia,Cordel)Português de 6° e 7° ano;(Paródia,música,teatro)Português de 8° e 9°.E nas disciplinas de Religião,Artes e Ed.Fisica para trabalhar o tema em geral confeccionando cartazes,desenhos,etc.De acordo com a necessidade de cada escola.
Coordenadores Pedagógicos.
Elaboração do Plano de Ação no planejamento escolar promovendo atividades e oficinas que abordem o tema:TRABALHO INFANTIL;Palestras nas escolas com o apoio do Conselho tutelar e Assistência Social.
MAIO A JUNHO
Debates,Pesquisas de campo e Apresentação de vídeos sobre o Trabalho Infantil.
Gestores,Coordenadores,Professores,alunos,pais e comunidade.
Planejamento pedagógico com atividades a serem executadas.

MAIO A NOVEMBRO
Construção do cronograma de atividades para inclusão do conteúdo do ECA no currículo escolar.
Coordenadores e professores.
Realizar visitas mensais às escolas acompanhando a execução do Plano de Ação trabalhando as modalidades do Programa, para conversa com os coordenadores pedagógicos para avaliar as ações que os mesmos põem em prática em suas respectivas escolas;

MAIO A NOVEMBRO
Contatuar com os Coordenadores Pedagógicos a data das visitas para acompanhamento das ações do Programa auxiliando no desenvolvimento das ações do PETECA nas escolas municipais.
Coordenadora do PETECA
Produção de tarefas escolares,e Registros das mesmas.
MAIO e 1° QUINZENA DE JUNHO

Identificar, a partir de tarefas produzidas nas modalidades de literatura, artes visuais, artes cênicas e composição, no  impacto do trabalho infantil na vida da criança e adolescente,suas maiores descobertas e registrar com fotos,atas,gravações...E arquivar na escola para seleção das melhores.
Coordenadores Pedagógicos,Professores e SME.
Socializar com as famílias e a comunidade sobre a proposta do programa Peteca.
MAIO A NOVEMBRO
Reunião de Pais através de palestras, visitas domiciliares, entrevistas com as famílias, desenvolver projetos pedagógicos com ações em parceria com a comunidade e a intersetorialidade.
Secretaria Municipal de Educação
 Equipe Gestora das Unidades de Ensino (diretor, coordenador, professores, alunos, famílias e comunidade) em parceria com a SME.


Divulgação das ações do PETECA no programa de rádio e jornal da escola;
MAIO A NOVEMBRO


Articulação com o programa de Rádio (São Pedro FM) e coordenadores pedagógicos para a inclusão no programa de rádio da escola as ações do PETECA;

Equipe do PETECA e Coordenadores pedagógicos;
Realizar a Semana de Prevenção ao Trabalho Infantil produzidos pelos alunos e escolha das melhores tarefas em todas as modalidades. através do dia “D” do PETECA.
PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO
Realização de Oficinas,Palestras,Concurso de Desenho,de Pintura,Cordel,Conto,Poesia,Paródias,Música inédita e Artes Cênicas.Seleção das melhores tarefas e Encaminhamento das atividades realizadas ao longo do semestre e Relatório  a SME.
SME,Coordenadora do Peteca,Coordenadores Pedagógicos,Alunos e Professores.
Constituir uma comissão dentro da Secretaria da Educação para julgar os trabalhos a serem encaminhados para seleção no prêmio Peteca 2013.

Através do Regulamento do Programa PETECA
Secretaria da Educação/coordenadora municipal do Peteca
Encaminhar Relatório ao Coordenador Estadual do PETECA. Os professores avaliarão, com apoio dos Diretores/Coordenadores Pedagógicos, todas as tarefas produzidas nas Escolas, selecionarão as melhores de cada modalidade e as encaminharão à SME; esta adotará idêntico procedimento, avaliando, selecionando e encaminhando ao MPT as melhores tarefas produzidas no Município, sendo uma de cada categoria,para premiação final.

ATÉ 30 DE
JUNHO
Através dos relatórios das escolas encaminhados a SME,a coordenadora municipal do Peteca encaminhará o Relatório geral para o Coordenador Estadual do PETECA (Dr.Antônio de Oliveira Lima)
Escolas participantes do PETECA,e SME
Abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, para os alunos com orientação do professor.Relatório final com fotos,vídeos,desenhos etc;para enviar para o coordenador estadual.



Comemoração “Dia da Criança” 12 de Outubro

AGOSTO A NOVEMBRO
Informar quanto aos direitos e deveres da criança e do adolescente, através de debates e palestras e vídeos;

Trabalhar a Cartilha “Brincar, Estudar, Viver .... Trabalhar só Quando Crescer”.

Orientar as atividades de produção nas modalidades de artes ciências, artes visuais, composição e literatura.

Núcleo Gestor, Professores, Alunos.

Secretaria de Saúde, Educação,
Assistência Social,Conselho Tutelar

OBSERVAÇÃO:Nesse dia “D” pode ser apresentado todas as atividades trabalhadas nas escolas que abrangem o PETECA,e ser apresentada a toda comunidade caririaçuense,em praça,auditório da secretaria...e ser feito uma premiação municipal em 1°,2° e 3° lugar.Antes dos trabalhos serem selecionados para envio ao MPT.

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