AÇÕES
|
ESTRATÉGIAS
|
PRAZO
|
RESPONSÁVEL
|
RESULTADOS ESPERADOS
|
Identificar
as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil por meio de
mapeamento e diagnóstico social.
|
-
Utilizar a pesquisa socioterritorial de risco e vulnerabilidade social dos
CRAS;
-
Realizar abordagem social in loco;
-Identificar
em sala de aula as crianças e adolescentes em situação de trabalho;
-
Elaborar o mapa sobre a situação do trabalho infantil em Milagres.
|
4º
Bimestre
|
SECRETARIAS
MUNICIPAIS ( SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL), CREAS, CONSELHO TUTELAR,
CMDCA, CRAS, PETECA.
|
100% de
crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil identificadas.
|
Formação
da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
|
Mobilização
das diversas secretarias para a constituição e apresentação Comissão
Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
|
1º
Bimestre
|
SECRETARIA
DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SECRETARIA DE SAÚDE
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO, CONSELHO TUTELAR.
|
Formação
da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
|
Capacitação
para profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde com foco na
prevenção e erradicação do trabalho infantil e promoção de direitos.
|
Seminários
e formação continuada para os profissionais que atuam na Assistência Social,
Educação e Saúde, abordando temáticas que tratem da prevenção e erradicação
do trabalho infantil, dos direitos humanos, direitos da criança e
adolescentes entre outros.
|
3º
Bimestre
|
PETECA
Secretaria
de Saúde
|
Ampliação
dos conhecimentos dos profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde
nas áreas dos direitos humanos, com ênfase nos direitos da criança e
adolescente.
|
Elaboração
de projetos artístico cultural (Literatura, Teatro, Música, Dança), Esporte e
Lazer respeitando as peculiaridades da realidade local.
|
-Promover
oficinas de desenho e pintura;
-Promoção
de oficinas com materiais recicláveis;
-Formação
de grupos de capoeira;
-Formação
de coral e grupos de dança;
-Construção
instrumentos com material reutilizável.
|
Durante
o ano letivo.
|
SECRETARIA
DE SAÚDE, CRAS, CREAS, PETECA, CONSELHO TUTELAR.
|
100%
das ações implementadas;
70% das
crianças e adolescentes na jornada ampliada.
|
Promover
acesso das crianças e adolescentes aos espaços e eventos artísticos,
culturais e esportivos.
|
-
Visitas educativas
|
Durante
o ano letivo.
|
CREAS,
CRAS, PETECA, MAIS EDUCAÇÃO.
|
Ampliação do universo cultural de crianças e
adolescentes.
|
Mobilização
e sensibilização das comunidades da zona urbana e rural sobre os prejuízos do
trabalho infantil.
|
- Oficinas
sobre o ECA;
- Palestra
sobre trabalho infantil;
- Roda
de conversa sobre direitos humanos e trabalho infantil.
|
Durante
o ano letivo.
|
CREAS,
PETECA CONSELHO TUTELAR, CRAS.
|
Ampliação
do controle social sobre trabalho infantil.
|
Campanha
de Erradicação do Trabalho Infantil.
|
-
Realização de mobilização a nível municipal de erradicação do trabalho
infantil;
-
Realização da campanha do dia 12 de junho (02 DE JUNHO).
|
02 à 11
de junho de 2014.
|
CREAS,
CRAS, CONSELHO TUTELAR, CMDCA, PETECA, SECRETARIAS: ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE
E EDUCAÇÃO.
|
Ampliação
do conhecimento por parte da sociedade civil sobre a problemática do trabalho
infantil.
|
Sensibilização
de estudantes e sociedade civil sobre a temática da prevenção e erradicação
do trabalho infantil.
|
-
Promoção de concurso com estudantes para elaboração de materiais informativos
com conteúdos critica e reflexivo sobre prevenção e erradicação do trabalho
infantil enfatizando suas diversas formas.
|
2º e 3º
Trimestres
|
CREAS ,
PETECA, CONSELHO TUTELAR, MAIS EDUCAÇÃO, CRAS
|
Reuniões
sistemáticas em escolas da rede pública municipal.
|
Acompanhamento
integral às famílias vulneráveis ao trabalho infantil por meio das equipes
dos CRAS e CREAS.
|
Identificação,
encaminhamento, inclusão e acompanhamento das famílias vulneráveis ao
trabalho infantil em programas e projetos de capacitação, geração de renda
bem como acesso a rede de proteção social.
|
Durante
o ano letivo.
|
CRAS,
CREAS
|
Famílias
com acesso aos bens e serviços da Política de Assistência Social.
|
Realizar
a emissão de documentos civis e Cartão SUS.
|
-Identificar,
através dos programas e da abordagem social, os usuários que não possuem
documentação (Certidão de Nascimento, RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira
de Trabalho);
-
Articular parcerias com órgãos responsáveis pela emissão de documentos.
|
Durante
o ano letivo.
|
SECRETARIAS
MUNICIPAIS ( SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCAÇÃO), CREAS, CONSELHO TUTELAR,
CMDCA, CRAS, PETECA.
|
100% de
crianças e adolescentes.
|
Incluir
as famílias com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos
programas sociais existentes no município e no PRONATEC.
|
-
Oportunizar a inserção das famílias no mercado de trabalho através do
PRONATEC e grupos dos CRAS.
-
Incluir crianças e adolescentes no MAIS EDUCAÇÃO e Serviços dos CRAS.
|
Durante
o ano letivo.
|
PRONATEC,
CRAS.
|
Inclusão
de famílias em programas de emprego e renda.
|
Inserir
no Cadastro Único as famílias com crianças e adolescentes em situação de
trabalho infantil.
|
-Efetivação
de mecanismos de busca ativa com foco específico no trabalho infantil;
-
Inscrição no Cadastro Único.
|
Durante
o ano letivo.
|
Cadastro
único.
|
Inclusão
e identificação das famílias com crianças e adolescentes em situação de
trabalho infantil no Cadastro único.
|
Elaborar
propostas pedagógicas especiais para o desenvolvimento de ações de
erradicação do trabalho infantil de acordo com a realidade local
|
Planejamento
de atividades mensal, capacitação dos profissionais.
|
Durante
o ano letivo.
|
CRAS,
CREAS E PETECA, MAIS EDUCAÇÃO.
|
|
Responsabilizar
a família pelo regresso da criança e adolescente ao trabalho quando for
garantido o acesso aos programas sociais e políticas públicas.
|
Identificar
e encaminhar os casos aos órgãos competentes para serem aplicadas as medidas
judiciais
|
Durante
o ano letivo.
|
SECRETARIA
DE SAÚDE, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL, CONSELHO TUTELAR.
|
Famílias
corresponsáveis no processo de erradicação do trabalho infantil
|
Realizar
rodas de conversas sobre as competências familiares, visando o fortalecimento
de vínculos.
|
-
Promover discussão em grupos de famílias sobre as competências
familiares e direitos e deveres da criança e adolescentes
|
Durante
o ano letivo.
|
CRAS,
CREAS, CONSELHO TUTELAR, MAIS EDUCAÇÃO.
|
Amplo
conhecimento sobre as competências familiares e os direitos das crianças e
adolescentes.
|
Incentivar
a educação alimentar e nutricional através de vivencias, proporcionando aos
envolvidos uma reeducação alimentar.
|
-
Oficinas sobre educação ambiental com prática em horta comunitária.
-
Oficina sobre alimentação saudável;
-
Palestras socioeducativas com nutricionista
|
Durante
o ano letivo.
|
CRAS,
CREAS, SECRETARIA DE SAÚDE, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA
SOCIAL.
|
Conhecimento
da importância da alimentação saudável e mudança nos hábitos alimentares.
|
segunda-feira, 9 de junho de 2014
PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE MILAGRES EM 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário