DADOS DAS ESCOLAS QUE PARTICIPARÃO DO PROGRAMA
| 
N. | 
NOME DA ESCOLA | 
N° DE  PROFESSORES | 
N°  DE ALUNOS | 
| 
01 | 
EEF. PADRE SEVERINO
  XAVIER/ANEXO - SEDE | 
27 | 
398 | 
| 
02 | 
EEF. JOSÉ NUNES SOBRINHO -
  BARBADA | 
05 | 
86 | 
| 
03 | 
EEF. MATEUS SOBRINHO - JUREMA | 
15 | 
161 | 
| 
04 | 
EEF. RAIMUNDO NOGUEIRA BARROS
  – SÃO JOSÉ | 
11 | 
231 | 
| 
05 | 
CEMEI | 
18 | 
169 | 
| 
06 | 
CRECHE CRESCENDO E APRENDENDO
  – SÃO JOSÉ | 
06 | 
62 | 
| 
07 | 
CRECHE TIA MAROQUINHA | 
03 | 
31 | 
| 
08 | 
EEF. JOSEFA MARIA DA
  NATIVIDADE – TELHA | 
03 | 
23 | 
| 
09 | 
EEF. JOSELITA SANTIAGO DO
  AMARAL – CANTO DA CRUZ | 
06 | 
47 | 
PERÍODO: Fevereiro à agosto de 2014
OBJETIVO GERAL
·                   
Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas
à erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·                  
Sensibilizar e capacitar os profissionais da educação para a
abordagem do tema trabalho infantil na escola;
·                  
Envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral no controle
social das políticas públicas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao
trabalhador adolescente;
·                  
Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do
Adolescente com vistas ao enfrentamento desse grave problema social.
·                  
Formação
de redes de apoio e parcerias (Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura,
Secretaria de Ação Social, PETI, Secretaria de Saúde).
·                  
Criar
um cronograma de atividades que deverão ser desenvolvido pelos educadores
participantes dessa formação com visitas ao Conselho Tutelar, entrevistas com
promotor, assistente social, psicólogo estudando casos verídicos que acontecem
no município ( Atividades com a turma);
·                  
Fazer
acompanhamento aos professores e coordenadores pedagógicos nos meses de
fevereiro e abril;
·                  
Desenvolver
e estimular atividades que favoreça a iniciativa dos professores e
coordenadores pedagógicos envolvidos para a elaboração de um plano de ação que
efetive a temática Erradicação do Trabalho Infantil;
CONTEÚDOS
·                  
O
que é o PETECA?
·                  
Princípio
da Proteção Integral e Sistema de Garantia de Direitos;
·                  
Políticas
Públicas de Erradicação do Trabalho Infantil: Planos, Projetos e Ações. Atuação
do MPT;
·                  
O
papel dos Conselhos no combate ao Trabalho Infantil;
·                  
Prejuízos
do Trabalho Infantil para a saúde;
·                  
O
SUAS e o Trabalho Infantil;
·                  
Prejuízos
do Trabalho Infantil para a Educação;
·                 
Orientações
pedagógicas para o uso da cartilha com crianças; 
MODALIDADES
Literatura (Contos e Poesia de Cordel)
Artes Visuais (Pintura)
Artes Cênicas (Esquetes Teatrais)
Composição (Música).
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As atividades desenvolvidas seguirão as
seguintes etapas:
·                  
Reunião
Pedagógica Gestores Escolares;
·                  
Reunião
Pedagógica Professores;
·                  
Plano
de Ação Escolar;
·                  
Tarefas
Escolares;
·                  
Seleção
dos trabalhos escolares;
METODOLOGIA 
| 
FEVEREIRO | 
·        
  CONTAÇÃO
  DE HISTÓRIAS: A GATA BORRALHEIRA; 
·        
  APRESENTAÇÃO
  DA HISTÓRIA ATRAVÉS DO LIVRO; 
·        
  RODA
  DE CONVERSA EXPLORANDO A HISTÓRIA 
·        
  ESCRITA
  DOS NOMES DOS PERSONAGENS; 
·        
  DESENHO
  E PINTURA; | 
| 
MARÇO | 
·        
  VÍDEO
  CLIP: FUNDAÇÃO TELEFÔNICA KARINA; 
·        
  SESSÃO
  DE CINEMA; 
·        
  FAZER
  BOLINHA DE SABÃO; 
·        
  PRODUÇÃO
  ORAL E ESCRITA; 
·        
  DESENHO
  E IMAGENS; | 
| 
ABRIL | 
·        
  HISTÓRIA
  DE JOÃO E MARIA; 
·        
  CONTAÇÃO
  DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE CD; 
·        
  DRAMATIZAÇÃO
  DA HISTÓRIA; 
·        
  CONFECÇÃO
  DO MATERIAL – 0BJETOS APRESENTADOS NA HISTÓRIA; 
·        
  CONFECÇÃO
  DA CASINHA DE DOCES; | 
| 
MAIO | 
·        
  MÚSICA:
  DIREITOS DA CRIANÇA – MARA MARAVILHA; 
·        
  VÍDEO:
  VIDA MARIA; 
·        
  COREOGRAFIA
  DA MÚSICA DIREITOS DA CRIANÇA; 
·        
  EXPLORAÇÃO
  DOS DIREITOS DA CRIANÇA – LETRAS E PALAVRAS; 
·        
  ESCRITA
  E LEITURA; 
·        
  SONDANDO
  OS CONHECIMENTOS A CERCA DO VÍDEO; 
·        
  REGISTRO
  DOS COMENTÁRIOS DAS CRIANÇAS; 
·        
  CRIAÇÃO
  DE UM FINAL FELIZ PARA A HISTÓRIA; | 
| 
JUNHO | 
·        
  CULMINÂNCIA
  DAS AÇÕES  02/06/2014 | 
AÇÕES
ENSINO FUNDAMENTAL I E II
| 
FEVEREIRO | 
 | 
| 
MARÇO | 
 | 
| 
ABRIL | 
 | 
| 
MAIO | 
 | 
| 
JUNHO | 
 | 
| 
METODOLOGIAS
  UTILIZADAS | 
·        
  LEITURA E EXPLORAÇÃO DE
  TEXTOS; 
·        
  PRODUÇÃO DE TEXTOS:
  POESIAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CARTA, DESENHO E ACRÓSTICO; 
·        
  LISTAGENS DOS
  DIFERENTES TIPOS DE TRABALHO INFANTIL, CLASSIFICANDO-OS EM: TRABALHO INFANTIL
  E EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL; 
·        
  PRODUÇÃO DE MURAL DE
  GRAVURAS MOSTRANDO A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL; 
·        
  ENTREVISTA COM ADULTOS,
  CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE O TEMA EM ESTUDO; 
·        
  DEBATES EM SALA DE
  AULA; 
·        
  EMISSÃO DO VÍDEO “VIDA
  MARIA” E “VOCÊ VIU A ROSINHA” 
·        
  TRABALHO COM A CARTILHA
  DE INTERPRETAÇÃO; 
·        
  DESENHOS; 
·        
  JORNAL FALADO; 
·        
  DRAMATIZAÇÕES 
·        
  EXPLORAÇÃO DOS CONTOS
  INFANTIS, NOS QUAIS APARECEM CRIANÇAS E ADOLESCENTES SENDO EXPLORADAS: 
·        
  REESCRITA DE TEXTOS; 
·        
  UTILIZAÇÃO DE DVD’S DA
  TV ESCOLA; 
·        
  TEATRO DE FANTOCHES; | 
OBS:
Nas escolas de 6º ao 9º eles trabalharão as modalidades por mês:
FEVEREIRO
E MARÇO – Conto e Poesia de cordel;
ABRIL
E MAIO – Pintura e esquetes teatrais;
AGOSTO
– Acontecerá a oficina com os melhores trabalhos de cada escola;
RECURSOS PEDAGÓGICOS
·                  
Manual
de Orientações Pedagógicas;
·                  
Manual
Abordagem do Trabalho Infantil na Escola;
·                  
DVD
Você viu a Rosinha?;
·                  
Cartilha
Trabalho não combina com Criança;
·                  
Estatuto
da Criança e do Adolescente (ECA);
·                  
Folder
instrutivo sobre o tema;
AVALIAÇÃO
·                  
Relatório
das oficinas, relatório dos trabalhos produzidos, seleção dos trabalhos,
avaliação escrita e registros dos resultados.
ATORES
·                  
Coordenador
Municipal do PETECA;
·                  
Diretores;
·                  
Coordenadores
pedagógicos;
·                  
Professores;
·                  
Alunos;
·                  
Pais;
DIRETORES E
COORDENADORES
- EEF.
     Padre Severino Xavier – (Sede)
DIRETOR: Paulo Roberto de Santiago
COORDENADORA: Jocileuda Ferreira dos
Santos
- EEF.
     Mateus Sobrinho (Sede)
DIRETORA: Francisca Nunes Nogueira
Beserra
COORDENADOR: Evaldo Ferreira Gomes
- EEF.
     Mateus Sobrinho (Jurema)
DIRETORA: Aurinete Dias Rodrigues
COORDENADORA: Lindalvina Francisca da
Silva Celedônio
- EEF.
     José Nunes Sobrinho (Barbada)
DIRETORA: Maria Adivaneide da Silva
Lima
COORDENADOR: Evaldo Ferreira Gomes
- EEF.
     Josefa Maria da Natividade – (Telha)
DIRETORA: Francisca Lucileide
Gonçalves da Silva
- EEF.
     Raimundo Nogueira Barros – (São José)
DIRETOR: Francisco Iran de Oliveira
Santiago
COORDENADORA: José Valmi de Lima
Monteiro
- CEMEI
DIRETORA: Ana Amaral Barbosa de
Santiago
     COORDENADORA: Lucineide Ferreira Nunes
- Creche
     Crescendo e Aprendendo – (São José)
DIRETORA: Regina Bernardo Franklin
- EEF.
     Joselita Santiago do Amaral – (Canto da Cruz)
DIRETORA: Francisca Maria da
Silva
- Creche
     Tia Maroquinha
DIRETORA: Maria Elieusa Gomes
Figueiredo
CALENDÁRIO DAS AÇÕES
| 
AÇÃO | 
QUANDO | 
RESPONSÁVEIS | 
COMO | 
| 
1-   
  Apresentação do Programa PETECA com gestores escolares. | 
05/02/2014 | 
Coordenador PETECA | 
- Reunião com os gestores escolares para apresentar o
  programa e planejar as atividades com os professores; | 
| 
2-   
  Apresentação do Programa PETECA com professores e funcionários
  das escolas e planejamento das ações; | 
22/02/2014 | 
Coordenador PETECA | 
- Reunião com os professores para apresentar o programa
  e planejar as atividades; | 
| 
3-   
  Execução das atividades nas escolas municipais; | 
ABRIL | 
Professores, alunos e gestores
  escolares; | 
- Executando as atividades no ambiente escolar; | 
| 
4-   
  Culminância das atividades em todas as escolas municipais | 
02/06/2014 | 
Professores, alunos, pais e
  gestores escolares; | 
- apresentação dos trabalhos escolares para a toda a
  comunidade escolar após o intervalo no pátio das escolas; | 
| 
5-   
  Escolha dos trabalhos escolares | 
JULHO | 
Comissão julgadora | 
- Seleção dos trabalhos escolares; | 
| 
6-   
  Oficina com os alunos selecionados; | 
JULHO | 
Coordenadora PETECA e
  Oficineiros | 
- Oficina com os alunos selecionados; | 
| 
7-   
  Exposição dos trabalhos selecionados no paço da prefeitura municipal
  para a visitação da comunidade | 
AGOSTO | 
Coordenador PETECA e alunos | 
- Exposição dos trabalhos selecionados; | 
| 
8-    Envio dos
  trabalhos | 
AGOSTO | 
Coordenador
  PETECA | 
- Envio dos trabalhos; | 
 
 
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