domingo, 8 de junho de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE PALHANO EM 2014


DADOS DAS ESCOLAS QUE PARTICIPARÃO DO PROGRAMA
N.
NOME DA ESCOLA
N° DE  PROFESSORES
N°  DE ALUNOS
01
EEF. PADRE SEVERINO XAVIER/ANEXO - SEDE
27
398
02
EEF. JOSÉ NUNES SOBRINHO - BARBADA
05
86
03
EEF. MATEUS SOBRINHO - JUREMA
15
161
04
EEF. RAIMUNDO NOGUEIRA BARROS – SÃO JOSÉ
11
231
05
CEMEI
18
169
06
CRECHE CRESCENDO E APRENDENDO – SÃO JOSÉ
06
62
07
CRECHE TIA MAROQUINHA
03
31
08
EEF. JOSEFA MARIA DA NATIVIDADE – TELHA
03
23
09
EEF. JOSELITA SANTIAGO DO AMARAL – CANTO DA CRUZ
06
47

PERÍODO: Fevereiro à agosto de 2014

OBJETIVO GERAL
·                    Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·                   Sensibilizar e capacitar os profissionais da educação para a abordagem do tema trabalho infantil na escola;
·                   Envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral no controle social das políticas públicas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente;
·                   Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente com vistas ao enfrentamento desse grave problema social.
·                   Formação de redes de apoio e parcerias (Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Secretaria de Ação Social, PETI, Secretaria de Saúde).
·                   Criar um cronograma de atividades que deverão ser desenvolvido pelos educadores participantes dessa formação com visitas ao Conselho Tutelar, entrevistas com promotor, assistente social, psicólogo estudando casos verídicos que acontecem no município ( Atividades com a turma);
·                   Fazer acompanhamento aos professores e coordenadores pedagógicos nos meses de fevereiro e abril;
·                   Desenvolver e estimular atividades que favoreça a iniciativa dos professores e coordenadores pedagógicos envolvidos para a elaboração de um plano de ação que efetive a temática Erradicação do Trabalho Infantil;




CONTEÚDOS
·                   O que é o PETECA?
·                   Princípio da Proteção Integral e Sistema de Garantia de Direitos;
·                   Políticas Públicas de Erradicação do Trabalho Infantil: Planos, Projetos e Ações. Atuação do MPT;
·                   O papel dos Conselhos no combate ao Trabalho Infantil;
·                   Prejuízos do Trabalho Infantil para a saúde;
·                   O SUAS e o Trabalho Infantil;
·                   Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação;
·                  Orientações pedagógicas para o uso da cartilha com crianças;

MODALIDADES
Literatura (Contos e Poesia de Cordel)
Artes Visuais (Pintura)
Artes Cênicas (Esquetes Teatrais)
Composição (Música).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As atividades desenvolvidas seguirão as seguintes etapas:
·                   Reunião Pedagógica Gestores Escolares;
·                   Reunião Pedagógica Professores;
·                   Plano de Ação Escolar;
·                   Tarefas Escolares;
·                   Seleção dos trabalhos escolares;




METODOLOGIA


FEVEREIRO
·         CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A GATA BORRALHEIRA;
·         APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DO LIVRO;
·         RODA DE CONVERSA EXPLORANDO A HISTÓRIA
·         ESCRITA DOS NOMES DOS PERSONAGENS;
·         DESENHO E PINTURA;

MARÇO
·         VÍDEO CLIP: FUNDAÇÃO TELEFÔNICA KARINA;
·         SESSÃO DE CINEMA;
·         FAZER BOLINHA DE SABÃO;
·         PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA;
·         DESENHO E IMAGENS;

ABRIL
·         HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA;
·         CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE CD;
·         DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA;
·         CONFECÇÃO DO MATERIAL – 0BJETOS APRESENTADOS NA HISTÓRIA;
·         CONFECÇÃO DA CASINHA DE DOCES;
MAIO
·         MÚSICA: DIREITOS DA CRIANÇA – MARA MARAVILHA;
·         VÍDEO: VIDA MARIA;
·         COREOGRAFIA DA MÚSICA DIREITOS DA CRIANÇA;
·         EXPLORAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA – LETRAS E PALAVRAS;
·         ESCRITA E LEITURA;
·         SONDANDO OS CONHECIMENTOS A CERCA DO VÍDEO;
·         REGISTRO DOS COMENTÁRIOS DAS CRIANÇAS;
·         CRIAÇÃO DE UM FINAL FELIZ PARA A HISTÓRIA;

JUNHO

·         CULMINÂNCIA DAS AÇÕES  02/06/2014




AÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL I E II
FEVEREIRO
  • TRABALHO INFANTIL X EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL;
MARÇO
  • POR QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRABALHAM?
ABRIL
  • CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVEM TRABALHAR;
MAIO
  • DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E ADOLESCENTE;
JUNHO
  • CULMINÂNCIA DOS TRABALHOS COM APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS;

METODOLOGIAS UTILIZADAS
·         LEITURA E EXPLORAÇÃO DE TEXTOS;
·         PRODUÇÃO DE TEXTOS: POESIAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CARTA, DESENHO E ACRÓSTICO;
·         LISTAGENS DOS DIFERENTES TIPOS DE TRABALHO INFANTIL, CLASSIFICANDO-OS EM: TRABALHO INFANTIL E EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL;
·         PRODUÇÃO DE MURAL DE GRAVURAS MOSTRANDO A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL;
·         ENTREVISTA COM ADULTOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE O TEMA EM ESTUDO;
·         DEBATES EM SALA DE AULA;
·         EMISSÃO DO VÍDEO “VIDA MARIA” E “VOCÊ VIU A ROSINHA”
·         TRABALHO COM A CARTILHA DE INTERPRETAÇÃO;
·         DESENHOS;
·         JORNAL FALADO;
·         DRAMATIZAÇÕES
·         EXPLORAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS, NOS QUAIS APARECEM CRIANÇAS E ADOLESCENTES SENDO EXPLORADAS:
·         REESCRITA DE TEXTOS;
·         UTILIZAÇÃO DE DVD’S DA TV ESCOLA;
·         TEATRO DE FANTOCHES;
OBS: Nas escolas de 6º ao 9º eles trabalharão as modalidades por mês:
FEVEREIRO E MARÇO – Conto e Poesia de cordel;
ABRIL E MAIO – Pintura e esquetes teatrais;
AGOSTO – Acontecerá a oficina com os melhores trabalhos de cada escola;



RECURSOS PEDAGÓGICOS

·                   Manual de Orientações Pedagógicas;
·                   Manual Abordagem do Trabalho Infantil na Escola;
·                   DVD Você viu a Rosinha?;
·                   Cartilha Trabalho não combina com Criança;
·                   Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
·                   Folder instrutivo sobre o tema;

AVALIAÇÃO

·                   Relatório das oficinas, relatório dos trabalhos produzidos, seleção dos trabalhos, avaliação escrita e registros dos resultados.

ATORES

·                   Coordenador Municipal do PETECA;
·                   Diretores;
·                   Coordenadores pedagógicos;
·                   Professores;
·                   Alunos;
·                   Pais;





DIRETORES E COORDENADORES

  1. EEF. Padre Severino Xavier – (Sede)
DIRETOR: Paulo Roberto de Santiago
COORDENADORA: Jocileuda Ferreira dos Santos
  1. EEF. Mateus Sobrinho (Sede)
DIRETORA: Francisca Nunes Nogueira Beserra
COORDENADOR: Evaldo Ferreira Gomes
  1. EEF. Mateus Sobrinho (Jurema)
DIRETORA: Aurinete Dias Rodrigues
COORDENADORA: Lindalvina Francisca da Silva Celedônio
  1. EEF. José Nunes Sobrinho (Barbada)
DIRETORA: Maria Adivaneide da Silva Lima
COORDENADOR: Evaldo Ferreira Gomes
  1. EEF. Josefa Maria da Natividade – (Telha)
DIRETORA: Francisca Lucileide Gonçalves da Silva
  1. EEF. Raimundo Nogueira Barros – (São José)
DIRETOR: Francisco Iran de Oliveira Santiago
COORDENADORA: José Valmi de Lima Monteiro
  1. CEMEI
DIRETORA: Ana Amaral Barbosa de Santiago
     COORDENADORA: Lucineide Ferreira Nunes
  1. Creche Crescendo e Aprendendo – (São José)
DIRETORA: Regina Bernardo Franklin
  1. EEF. Joselita Santiago do Amaral – (Canto da Cruz)
DIRETORA: Francisca Maria da Silva
  1. Creche Tia Maroquinha
DIRETORA: Maria Elieusa Gomes Figueiredo





CALENDÁRIO DAS AÇÕES


AÇÃO
QUANDO
RESPONSÁVEIS
COMO
1-    Apresentação do Programa PETECA com gestores escolares.

05/02/2014

Coordenador PETECA

- Reunião com os gestores escolares para apresentar o programa e planejar as atividades com os professores;
2-    Apresentação do Programa PETECA com professores e funcionários das escolas e planejamento das ações;

22/02/2014

Coordenador PETECA

- Reunião com os professores para apresentar o programa e planejar as atividades;
3-    Execução das atividades nas escolas municipais;

ABRIL
Professores, alunos e gestores escolares;
- Executando as atividades no ambiente escolar;
4-    Culminância das atividades em todas as escolas municipais

02/06/2014
Professores, alunos, pais e gestores escolares;
- apresentação dos trabalhos escolares para a toda a comunidade escolar após o intervalo no pátio das escolas;
5-    Escolha dos trabalhos escolares
JULHO
Comissão julgadora
- Seleção dos trabalhos escolares;
6-    Oficina com os alunos selecionados;

JULHO

Coordenadora PETECA e Oficineiros
- Oficina com os alunos selecionados;
7-    Exposição dos trabalhos selecionados no paço da prefeitura municipal para a visitação da comunidade

AGOSTO

Coordenador PETECA e alunos
- Exposição dos trabalhos selecionados;
8-    Envio dos trabalhos
AGOSTO
Coordenador PETECA
- Envio dos trabalhos;


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