INTRODUÇÃO:
O Programa de educação contra a exploração do
trabalho da criança e do adolescente (PETECA) consiste na realização de um
conjunto de ações voltadas para a promoção de atividades desenvolvidas nas
escolas com objetivo de conscientizar para a importância da erradicação dessa
forma de exploração. Busca-se também intensificar o processo de conscientização
da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil, rompendo as
barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do
adolescente.
OBJETIVO GERAL:
Intensificar
o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho
infantil e à proteção ao trabalhador adolescente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
§ Identificar as formas
de trabalho infantil existente na comunidade;
§ Refletir sobre os
danos causados pelo trabalho infantil;
§ Compreender a
importância da criança viver sua infância;
§ Conscientizar as
famílias quais são os verdadeiros trabalhos que exploram as crianças;
§ Divulgar o programa
PETECA nas escolas da rede municipal;
§ Garantir a
permanência e o sucesso das crianças e adolescentes na escola;
§ Sensibilizar gestores
escolares e docentes para a importância do não trabalho infantil.
PLANO
DE AÇÃO 2014
O QUE FAZER?
|
COMO FAZER?
|
QUANDO FAZER?
|
ONDE FAZER?
|
QUEM VAI FAZER?
|
Formação com todos
os coordenadores Municipal do Peteca
|
Atividades variadas
para melhor entender o processo.
|
20 e 21 de março
|
Fortaleza
|
Ministério Público
do Trabalho (MPT)
|
Reunião com os
parceiros: Secretaria de Ação Social, Conselho Tutelar , Representante da
Secretaria de Educação e Saúde.
|
Apresentar o
programa através de slides e material impresso
|
31 de março
|
Secretaria
Municipal de Educação
|
Coordenadora do
Peteca
|
Reunião com os
coordenadores e representação de professores para apresentação do projeto e
orientar cada escola a fazer seu plano de ação
|
- Apresentação do
material no data show;
- Estudo de um
instrumental para a realização do plano de ação que as escolas vão realizar.
|
03 de abril
|
Núcleo de Educação
de Jovens e Adultos (NEJA)
|
Coordenadora do
Peteca
|
Socializar os
Planos de Ação enviados pelas escolas
|
Estudar todos os
planos para construir o geral do município
|
16 de abril
|
Secretaria
Municipal de Educação
|
Coordenadora do
PETECA e representante de diretores
|
Atividade relativa
ao trabalho infantil doméstico
|
- Conversa informal
sobre o tema enfatizando o direito de educação e de lazer das crianças;
- Confecção de
cartazes;
- Produção de
textos a partir do vídeo “Você viu a Rosinha?”;
- Palestra com
representante do CRAS;
-
|
27 de abril
|
Em todas as escolas
da rede municipal
|
Professores,
diretores , agentes educacional e Aparecida Martins (Assistente social)
|
Diagnosticar a existência
do trabalho infantil no município
|
Instrumental para
levantamento dos dados
|
05 de maio
|
Na zona rural e
urbana
|
Diretores e agentes
de saúde
|
Dia Nacional de
Enfretamento à Violência Sexual
|
- Vídeo;
- Cartazes;
- Textos
informativos ;
- Palestra;
- Atividade sobre
DSTS
|
16 de maio
|
Em todas as escolas
|
Profissionais da
Saúde, professores, diretores e coordenadores.
|
Acompanhar as
atividades realizadas na escola
|
Visita às escolas
|
Maio a novembro
|
Nas escolas da rede
|
Coordenadora do
Peteca
|
Apresentação do
PETECA nas escolas para os pais dos alunos.
|
Utilizando o
material do PETECA. (Slide, vídeo: Você viu a Rosinha.
|
Fazer um cronograma
para atender todas as escolas em maio
|
Nas escolas
|
Coordenadora do
PETECA
|
Realizar atividades
sobre o combate ao trabalho infantil
|
- Confecção de
cartazes e faixas;
- Confecção de
panfletos e distribuir no centro da cidade;
- Passeata com
carro de som, cartazes, faixas, apitos;
- Teatro nas
escolas;
- Palestra;
- Divulgação na
rádio.
|
09 a 12 de junho
|
Nas escolas, rádio
e ruas das cidades.
|
- Coordenadora do
Peteca;
- Diretores,
coordenadores, professores e alunos;
- Agente
Educacional;
- Secretário de
Educação;
- Representantes da
Secretaria de Educação de Quixelô;
- Representantes do
Conselho tutelar e Saúde.
|
Atividades alusivas
aos 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
|
- Roda de conversa
explorando o ECA;
- Produção de
história em quadrinhos sobre o tema;
|
15 de julho
|
Nas escolas
|
- Conselho Tutelar;
- Gestão e
professores.
|
Reunião para
orientar o Prêmio Peteca
|
- Estudo do
regulamento
|
09 de maio
|
Auditório da Câmara
|
- Coordenadora do
PETECA;
- Diretores e
coordenadores das escolas;
- Coordenadora de
Ensino.
|
Realização das
atividades do prêmio nas salas
|
- Orientar e
acompanhar os alunos nas atividades
|
Maio e junho
|
Nas escolas
|
- Coordenadora do
PETECA, diretores, coordenadores, professores e parceiros.
|
Seleção dos
melhores trabalhos para o prêmio PETECA
|
- Análise dos
trabalhos
|
Julho
|
Secretaria de
Educação
|
- Coordenadora de
Ensino;
- Formadoras do
Paic+5;
- Representantes da
Secretaria de Educação do município;
- Coordenadora do
PETECA.
|
Atividade alusiva a
7 de Setembro
|
- Desfile nas ruas;
- Roda de conversa
na sala de aula;
- Túnel do tempo
através de cartazes relatando as conquistas das etnias infantis em relação ao
trabalho infantil no decorrer da história;
- Desfile nas ruas.
- Palestra
|
Setembro
|
- Ruas e escolas
|
- Equipe da
Secretaria de Educação;
Alunos, professores
e núcleo gestor;
- Secretário de
Educação.
|
Comemoração ao dia
da Criança
|
- Oficinas e
pinturas;
- Paródias;
- Festival de
sorvete, pipoca, bolos.
- Vídeo que retrate
a importância da criança estudar, brincar e não trabalhar.
|
10 de outubro
|
- Nas escolas
|
- Diretores,
coordenadores e professores.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário