quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PETECA DE IBIAPINA EM 2014



PLANO ANUAL PROJETO PETECA

PERÍODO
AÇÃO/PROCEDIMENTO
PÚBLICO ALVO
LOCAL
RESPONSÁVEL
12/06/14
Divulgação do Projeto no Município (chamada em carro de som percorrendo as localidades, anuncio na radio comunitária e gincana de panfletagem feita pelos alunos nos principais bairros da cidade).
População do município.
Município de Ibiapina
Secretaria Municipal da Educação
15/07/14
Realização da capacitação com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos, professores, Assistência Social, Conselho Tutelar, para apresentação do Projeto e estabelecimento de parcerias entre estas entidades para a efetivação do Projeto nas escolas.
Gestores e coordenadores pedagógicos, professores, membros da Assistência Social, representantes do Conselho Tutelar.
E.E.I.E.F. Nossa Senhora das Graças
Coordenadores locais: articuladora e palestrante
21/07 a 25/07/14
Apresentação do projeto aos pais.
Pais
Escolas Públicas
Coordenadores Pedagógicos e Diretores
28/08/14                                      
Apresentação do projeto aos alunos
Alunos
Escolas Públicas
Diretores, professores e coordenadores pedagógicos.
09/09 a 12/09/14
Ciclo de palestras (Representantes do Conselho Tutelar, Assistência Social e Sociedade Civil).
Comunidade Escolar
Escolas públicas
Diretores, professores e coordenadores pedagógicos, Conselho Tutelar e Assistência Social.
15/09 a 06/11/14
Aplicação de Atividades do Projeto em sala de aula.
Alunos
Escolas Públicas
Professores
14/11/14
Culminância do Projeto (apresentações, show de talentos das escolas, artistas-professores, alunos, gestores- exposição de fotos e vídeos sobre a temática)
Alunos
Ginásio
Diretores, Professores e Coordenadores Pedagógicos



RELATÓRIO PROJETO PETECA – 2014

ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO: E.E.I.E.F. Raimundo Ferreira de Sousa, E.E.I.E.F. Maria Sofia Matos, E.E.I.E.F. Maria Matias, E.E.I.E.F. Dom Bosco, E.E.I.E.F. Maria Luiza de Sousa, E.E.I.E.F. Jarbas Passarinho, E.E.I.E.F. Nossa Senhora das Graças, E.E.I.E.F. Nossa Senhora do Carmo, E.E.I.E.F. Ludugero Ferreira Gomes, E.E.I.E.F. Aderaldo Negreiros, E.E.I.E.E. Presidente Castelo Branco, E.E.I.E.F. Antonia Romão de Carvalho, E.E.I.E.F. Rita Negreiros, E.E.I.E.F. Juvêncio Mendes da Rocha, E.E.I.E.F. Francisco Domingos, E.E.I.E.F. Francisca Rodrigues Gomes, E.E.I.E.F. João Vaz de Aguiar, E.E.I.E.F. Manoel Rodrigues de Medeiros, E.E.I.E.F. Amadeu Camelo, E.E.I.E.F. Domingos Ferino.

QTD DE ALUNOS AGRACIADOS: 2 500

QTD DE PROFESSORES PARTICIPANTES ATIVAMENTE: 150

            Aos dez dias do mês de junho de dois mil e quatorze iniciamos a execução do projeto PETECA no município. Neste dia foram percorridas diversas ruas da cidade com uma propaganda volante de divulgação do projeto.
            No dia doze de junho, dia mundial de combate à exploração do trabalho infantil, foi realizada uma gincana com os alunos da E.E.I.E.F. Maria Luiza de Sousa ainda sobre a divulgação do projeto. Os alunos foram divididos em quatro grupos de 80 alunos. Iniciou-se com uma palestra ministrada pelos técnicos do CREAS. Em seguida foi feito uma disputa de perguntas e repostas no estilo “torta na cara”. Foi divertido, todos os alunos participaram e mostraram como estavam prestando atenção na palestra. Após o lanche, estacionaram três ônibus na frente da escola, era o momento da prova de rua. Os grupos, divididos por transporte, visitaram os bairros São João, Pedrinhas, Raimundo Linhares e os do Centro foram a pé. Nesta prova, os alunos fizeram panfletagem e entrevistaram três pessoas.
            Esta prova foi um sucesso e nas entrevistas alguns pensamentos que já tínhamos inclusive discutido durante a palestra foram revelados pela população, como por exemplo a não-aceitação por parte de algumas pessoas que julgam que “se a criança ou adolescente não quer ir para a escola o lugar dela é mesmo no trabalho pesado para aprender”, etc.
            No dia quinze de julho aconteceu a capacitação com os professores das disciplinas de História, Geografia, Artes e Ensino Religioso, de 4º e 5º ano e fundamental II, com Raynara Alencar, do Ministério Público do Trabalho. Na ocasião estavam presentes professores das vinte escolas que estão participando do projeto com seus coordenadores escolares. Estiveram presentes também representantes do Conselho Tutelar e CREAS.








                A partir do dia vinte e um de julho, depois que os professores com seus núcleos gestores reuniram-se para planejarem seus trabalhos e ações para o projeto, aconteceram as reuniões de apresentações do projeto para os pais e em seguida para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário