terça-feira, 23 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DO PROJETO MPT NA ESCOLA/PETECA EM 2014 NO MUNICÍPIO DE ANGUERA-BA

Prefeitura Municipal de Anguera
Secretaria Municipal de Educação



Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - PETECA

Relatório Municipal de Ações

Anguera - Ba
Dezembro de 2014

Mauro Selmo Oliveira Vieira
Prefeito de Anguera

Antonio Márcio Silva Vasconcelos
Secretário de Educação de Anguera

Sandra Sueli de Oliveira Rodrigues
Coordenadora Municipal do PETECA.
sandrasuelirodrigues@hotmail.com



Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

TEMA: Diga não a Exploração do Trabalho Infantil
PERÍODO:  Junho a Dezembro de 2014
PÚBLICO ALVO:  Crianças e Adolescentes
JUSTIFICATIVA: Este projeto se justifica pela necessidade social de combate o trabalho infantil, pois prevenir e erradicar o trabalho infantil é um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes. Diante da estatística do trabalho de crianças e adolescentes muitas vezes invisíveis por causa das várias modalidades de exploração do trabalho infantil, reconhecemos a importância do programa Peteca na escola como uma forma de prevenção e sensibilização na prevenção do mesmo e na proteção de crianças e adolescentes, principalmente no que diz respeito aos prejuízos que o trabalho provoca as pessoas que não estão preparadas fisicamente e psicologicamente pra enfrentar esta situação.

OBJETIVO GERAL: Intensificar e sensibilizar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente, promovendo ações que busquem a mobilização de toda comunidade escolar para a conscientização ao combate do trabalho infantil em defesa dos direitos assistidos dos envolvidos, bem como desenvolver estratégia de transformação social e ampliação dos conhecimentos sobre a importância da erradicação do trabalho infantil.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANGUERA - BAHIA
PLANO DE AÇAO DO PROJETO MPT NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ANGUERA – BA


O QUE FAZER?
COMO FAZER?
PERÍODO
LOCAL
RESPONSÁVEL
Apresentação e Oficina de Formação do Projeto PETECA ao Secretário de Educação, Diretores,   Coordenadores e Professores
           

Reunir todos os diretores, coordenadores pedagógicos, professores para
apresentação  do projeto Peteca
 Junho 2014

Câmara Municipal



Coordenadora Municipal
do Projeto Peteca
Realização de encontros com os pais dos alunos nas Escolas Municipais para sensibilização do Projeto.

Reunião por escola com palestra abordando o tema trabalho infantil.
Julho 2014
Escolas
Coordenadores e
Diretores
 Realização diagnóstica para saber a quantidade de crianças e
Adolescentes que trabalham
As escolas farão atividades de pesquisas com os alunos
Agosto 2014
Escolas
Coordenação Municipal
e Professores
 Multiplicadores
 Realização das atividades com os alunos em sala de aula
Planejamento e aplicação de atividades com os alunos.
Agosto a Setembro
Escolas
Professores envolvidos
 no projeto Peteca
         Acompanhar as Escolas Municipais que aderiram ao Projeto PETECA.
Auxiliar no desenvolvimento das ações do Projeto PETECA  fazendo visitas nas Escolas Municipais.

Julho a Novembro
Nas escolas
Coordenadora Municipal

         Reunião com professores e Coordenadores Pedagógicos para avaliação e andamento do Projeto
Reunião para avaliar o programa
Setembro
SME
Coordenação Municipal
    Culminância do projeto PETECA.
Apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos das escolas participante do programa Peteca
Dezembro
Biblioteca Pública Municipal

Diretores, Coordenadores
Pedagógicos, Professores
 Multiplicadores, alunos e
Coordenação Municipal
   Elaborar Relatório Geral com todas as atividades realizadas pelo Município de Anguera do Projeto PETECA durante o ano de 2014.
 Construir e entregar os relatórios na SME, para arquivar e verificar as ações desenvolvidas nas escolas.
Dezembro
SME
Coordenadora Municipal do Projeto Peteca


No município de Anguera, o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes – PETECA foi desenvolvido em 5 escolas da rede municipal de ensino,  nas séries do 4º e 5º ano, 5ª e 7ª série. Foram envolvidos no processo de sensibilização contra o trabalho infantil, 10 professores,  172 alunos (as).
A primeira formação com os (as) coordenadores (as), diretores escolares e professores aconteceu  no dia 05 de junho de 2014 e teve como tema: O trabalho infantil. Foram levantados questionamentos sobre o significado do trabalho infantil, as piores formas de trabalho infantil e mitos. Cada escola recebeu um kit contendo os materiais necessários para iniciar as atividades.
Através do projeto PETECA, trabalhamos em nossa comunidade escolar de forma lúdica e prazerosa, discutindo o tema em questão. Através do PETECA, centenas de crianças e adolescentes anguerenses estão sensibilizados para construir uma cidade diferente, com justiça social e criança na escola.
Os professores desenvolveram um trabalho de sensibilização com os alunos através de palestras, vídeos e imagens, alertando-os das consequências da exploração do trabalho infantil na vida das crianças e consequentemente abordando os direitos delas perante a sociedade, salientando da grande responsabilidade deles.
Nesse contexto, os envolvidos buscaram trabalhar de forma simples e objetiva usando uma linguagem onde houvesse compreensão por parte do público alvo, almejando deixar claro o que de fato se constituía EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E DO ADOLESCENTE, trazendo o tema para a realidade deles para depois apresenta-lhes outros contextos.
Salientando que crianças que trabalha podem comprometer o futuro, o desempenho escolar, condição necessária para transformação dos indivíduos em cidadãos críticos e atuantes, capazes de intervir na sociedade de forma responsável e consciente.
Nessa perspectiva os professores trabalharam com textos, músicas, cartazes, a cartilha distribuída pelo MPT ( Ministério Público do Trabalho) com o intuito não só de fixar os direitos das crianças e adolescentes, mas também os prejuízos e conseqüências provenientes do trabalho. Planejando atividades direcionadas ao tema em questão.
Os alunos demonstraram-se empenhadas na construção das atividades solicitadas produzindo cartazes, desenhos, rimas, paródias, cordéis e consequentemente entenderam o tema discutido em sala de aula através de debates sobre o tema em questão, o qual provocou inquietudes nos estudantes, levando-os a refletir sobre a realidade que os cercam.
Por fim, os pais compreenderam que LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA, e que é dever deles assegurar o acesso e permanência dos filhos na instituição escolar. Ainda nessa perspectiva os pais envolvidos nesse projeto entenderam que os valores não devem ser invertidos, que não é a criança que tem o dever de “sustentar” a família que tem os pais que o gerou, deu a vida, é que tem obrigação de cuidar, da atenção, amor, carinho e proteger de todo tipo de exploração e violência.



RELAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO PETECA

Escola
Localidade
CENTRO EDUCACIONAL PROF. ÁUREO DE O. FILHO
SEDE
LEÔNCIO HORÁCIO DE ALMEIDA
GUARIBAS
PRÉDIO ESCOLAR CEZÁRIO BOAVENTURA DE JESUS
CONTORNO DE BONFIM
PRÉDIO ESCOLAR ORLANDO CARNEIRO
AREIA
PRÉDIO ESCOLAR OVÍDIO BALBINO ALMEIDA
LAJE








Anexos
Escola: Ovídio Balbino de Almeida
Série: 5º ano
Professora: Noemi Lima
Alunos: Nithelly e Lailton

TRABALHO INFANTIL

Eu gosto da minha escola
E do Conselho Tutelar
Porque eles estão impedindo
As crianças de trabalhar

Louco são os pais
Que não sabem o que fazer
Impedem seus filhos de ir à escola
Sem consciência mandam fazer
Um trabalho proibido
Impedindo a criança de crescer

Coitada das criançinhas
Que são obrigadas a trabalhar
E ficam sem estudar
Perdendo seus direitos
De viver e brincar

O Trabalho Infantil acontece
Em muitos lugares
Em casa de famílias
Até no próprio lar
Até nas feiras livres
Ver criança trabalhar

Até eu que estudo
Fico um pouco cansado
Imagine as crianças
Que trabalham forçado



Escola: Ovídio Balbino de Almeida
Série: 5º ano
Professora: Noemi Lima
Alunos: Fábio e Jamily

PROGRAMA PETECA
O meu nome é Jamily
Vim aqui para avisar
Que o Programa Peteca
Chegou para ajudar

Eu me chamo Fábio
Tenho um recado para dar
Lugar de criança é na escola
Para seu futuro melhorar

Vamos juntos criançada
Compartilhar com o programa
Que é de grande importância
Para falar da infância
De adolescentes e crianças
Que ainda sofre o drama

Tenho um recado a dar
Para o papai e a mamãe
Preste muita atenção
Seus filhos ainda são crianças
Nada de exploração




Escola: Ovídio Balbino Almeida
Série: 5º ano
Professora: Noemi Lima
Alunos: Gabriele e Sthefane


VIDA DE CRIANÇA

O meu nome é Gabi e o meu é Tefinha
Nós viemos apresentar
O Projeto Peteca
Que no mundo vai bombar

Toda criança tem direito
De brincar e estudar
O que não deve é
As crianças trabalhar

Minha mãe não me explora
Por isso vou te contar
Tudo o que eu quero ver
É o projeto bombar

Por isso nós somos alunas
E queremos compartilhar
Fazendo todas essas rimas

Para a galera se animar

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