sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DO PROJETO MPT NA ESCOLA/PETECA NO MUNICÍPIO DE LAMARÃO-BA

Relatório de conclusão das atividades desenvolvidas pelo município de Lamarão/Ba - Projeto MPT na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil.


Por: Selma Conceição Freitas Silva
Coordenadora Municipal do Projeto MPT na Escola
Lamarão/Bahia


Em atendimento ao Oficio Nº 6143/2014 o município de Lamarão fez-se  presente na audiência de apresentação do Projeto do MPT na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil, realizado no dia 03 de abril de 2014, na cidade de Salvador/Ba. De imediato, a Secretaria Municipal de Educação demostrou interesse e enviou para a audiência de apresentação do Projeto a Sra Selma Conceição Freitas que ficou responsável pelos encaminhamentos do Projeto no município. De posse das informações obtidas com a apresentação feita pela equipe do Ministério do Trabalho a respeito do Projeto a Secretaria de Educação convocou a equipe gestora e pedagógica para se unir ao trabalho de conscientização dos alunos, pais e comunidade sobre o trabalho infantil no município de Lamarão. Para integrar a equipe da educação foram convidados também o prefeito municipal o Exº Sr Dival Medeiros Pinheiro, a Secretaria de Assistência Social, os presidentes do Conselho tutelar Sr. Marcos Ramos e do Conselho da Criança e do Adolescente o Sr. Alvimar Regis e demais Secretários para se juntarem a equipe de educação para realizarem um trabalho entrelaçado e com foco na conscientização de que todo criança deve  viver, brincar, estudar, trabalhar só quando crescer.
Após o recesso da Copa do mundo apresentamos o Projeto a equipe gestora e pedagógica. Na oportunidade ouvimos o Exº Sr. Prefeito. Em seu pronunciamento destacou a importância e o compromisso do município com o Projeto MPT na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil, uma vez que o mesmo oportunizava a possibilidade de  construção de uma consciência mais sensível da população estudantil e dos pais para o combate ao trabalho infantil e para a não exploração dos próprios filhos em casa e nos trabalhos da agricultura. Em seguida a Secretária de Educação a Sra. Maria Luzineide Costa Silva de Araújo agradeceu a todos por terem aceitado o convite para se juntarem a equipe de educação para realizarem atividades para  erradicar com trabalho infantil no município e chamou a atenção de todos para a responsabilidade de formar alunos críticos e conscientes de seu papel na escola, família e na sociedade. Convidou os professores e gestores escolares a realizarem um trabalho significativo e mobilizador junto às famílias e comunidades para que Lamarão saísse dos índices negativo das cidades baiana que mais exploram crianças e adolescentes. Em sua fala o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente o Sr. Alvimar Regis relatou que acompanhava junto com o promotor de justiça da Comarca 25 famílias que haviam sido denunciadas através do disque 100. E que o papel de todos era desenvolver um trabalho que respeitasse as crianças e os adolescentes em seus direitos. A secretária de Assistência Social reafirmou o seu apoio ao desenvolvimento das atividades do Projeto nas Escolas e colocou-se a disposição com toda equipe para realizar um trabalho integrado e que realmente viesse a criar uma consciência de que lugar de criança é na escola junto aos pais e comunidade. Concluídas as falas das autoridades a Sra Selma Conceição Freitas solicitou que se desfizesse a mesa e convidou todos os professores e gestores a expressarem suas opiniões a respeito das atividades que cada Escola/Núcleo iria realizar. Assim foi construída coletivamente a Agenda de trabalho do Projeto. Para se cumprir o acordado na Agenda a Sr. Selma se comprometeu a enviar com a máxima urgência todo o material disponibilizado pelo Ministério do Trabalho para as Escolas para que as atividades começassem imediatamente.
É importante salientar, que a secretaria de Educação ficou responsável por apresentar o Projeto à equipe das escolas e órgãos públicos, logística para que os prazos estabelecidos fossem cumpridos, e por fim com a culminância do Projeto. Esse foi um evento a parte. Concluímos as atividades do Projeto em 2014 com uma grande Caminhada contra o trabalho infantil pelas principais ruas da cidade. Participaram desse momento todas as Escolas integrantes do Projeto. Foi um momento ímpar de muita riqueza, sabedoria e consciência do papel fundamental da educação.  A temática ganhou visibilidade e houve grande manifestação dos alunos no ato de protesto em praça pública chamando a atenção da população para os índices de exploração do município, para a importância do Projeto e, sobretudo para os direitos da criança e doe adolescentes.
Concluímos, externando nosso agradecimento especial a todos que participaram ativamente da execução do Projeto MPT na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil, aos diretores, professores, alunos, pais e comunidade pelo entendimento do trabalho realizado; ao Ministério Público do Trabalho pela oportunidade de mobilizar  e sensibilizar as Secretarias de Educação para debaterem e construírem propostas tão sólidas de conscientização da população para a exploração do trabalho infantil no município. É importante salientar, que essa temática não se esgota num ano de trabalho, reforçamos o compromisso do município em dá continuidade a proposta no ano de 2015.

Em anexo encontra-se todos os relatórios produzidos nas escolas, com fotos, produções dos alunos e registro diversos da execução do projeto no município de Lamarão.


ANEXOS


ESCOLA MUNICIPAL SÍTIO SANTANA
ESCOLA MUNICIPAL XV DE NOVEMBRO
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ABADE DE OLIVEIRA

Relatório das atividades desenvolvidas durante o Projeto MPT na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil.

Por: Lourivan Célia Lima

Foram desenvolvidas diversas atividades e um conjunto de ações previamente elaboradas pela equipe de professores e gestora escolar da Escola Municipal Sitio Santana, Escola Municipal XV de Novembro, Escola Municipal João Abade de Oliveira, sendo todas localizadas na zona rural da cidade de Lamarão, vale ressaltar que a localidade do Sitio Santana é uma comunidade Quilombola.
Com base no material enviado pelo Ministério Público do Trabalho buscou-se desenvolver atividades lúdicas, jogos, leitura, dramatização e palestra com a ex-conselheira tutelar Josenilda, onde foi dado ênfase a temática do Projeto MPT na Escola: De mãos dadas contra o trabalho infantil, brincar, estudar, viver... trabalhar só quando crescer.
Foi desenvolvido em sala de aula o trabalho com a cartilha, este foi bastante proveitoso, pois relata como é importante e fascinante o universo infantil, onde os direitos das crianças tem que ser respeitados e garantidos. Hoje a principal função e obrigação da criança é estudar, brincar, conviver com amigos, com a família, praticar esportes. Tudo isso faz parte da infância. Trabalhamos também em sala que lugar de criança é na escola, o prazer e a função que essa propicia na vida dos pequenos, para essa descoberta, realizamos trabalhos de colagem, desenhos, pinturas, músicas e dramatizações.
De forma clara, lúdica, dinâmica, objetiva desenvolvemos as atividades citadas, buscamos cumprir nosso papel de orientar, informar, conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre um tema tão importante que é a Erradicação do Trabalho Infantil. Foi discutido e conversado com as crianças as temáticas acima citas e ressaltado os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde destacou-se a importância do brincar para a aprendizagem. Infelizmente, observamos que hoje muitos não cumprem a lei, muitas crianças ainda são obrigadas a abandonar o espaço escolar para cumprir jornada de trabalhos para ajudar a contribuir com as despesas familiar. Por isso procuramos desenvolver estas atividades de forma que as crianças venham entender sua função na sociedade.



Escola Municipal Horácio José Pereira
Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães
Escola Municipal São José
Escola Municipal Ângelo do Espirito Santos.
     
  Relatório do Projeto MPT na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil.
Aleksandra Suze Santos Lima
Gestora Escolar
Maria Cleide Juriti de Carvalho
Coordenadora Pedagógica

O Projeto MPT veio para o nosso município, para prevenir e erradicar o trabalho infantil. Difícil acreditar que em nossa cidade existe essa ilegalidade, mas infelizmente existe. Diante disto, faz-se necessário um trabalho de esclarecimento e conscientização de toda comunidade lamaraoense. Depois de uma reunião com todo o corpo docente, parceiros da escola, palestra, com sugestões, perguntas, duvidas, apresentação e esclarecimento do material enviado pelo MPT, ficou claro para todos que precisamos colocar em prática o que aprendemos sobre os prejuízos trazidos pelo trabalho infantil, isso serviu para desvendar muitos olhos. Começamos então a trabalhar nas escolas com os alunos e a comunidade.
O Ministério Público em parceria com nosso município, busca um compromisso com a cidadania e mostra se preocupar com o futuro de nossas crianças e adolescentes. Com este compromisso, firmado todos os professores do nosso Núcleo passaram a trabalhar na sala de aula com os alunos, os mesmos puderam conhecer e se envolver com a cartilha fazendo leitura, produções, perguntas, debate, respondendo as atividades, criando paródias, apreciando as imagens, fazendo comparações, enfim produzindo as atividades escolar demonstrando os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho infantil. A cartilha ajudou bastante no que se refere ao esclarecimento, tanto para os alunos como para as famílias.
A equipe escolar se encarregou de realizar reuniões com os pais e responsáveis para melhor esclarecimento, na possibilidade de sensibilizá-los sobre o Projeto, nesta todos puderam fazer perguntas, tirar dúvidas, dar sugestões, apresentamos a cartilha, explicamos como seria o trabalho passo a passo, houve bastante discussão sobre o tema, expomos as metas a serem trabalhadas nas escolas respeitando as normas existentes no projeto.
Na oportunidade, a diretora Aleksandra falou sobre a importância do Projeto e reforçou para todos a importância da participação da família para o Projeto dar certo. Em seguida a coordenadora Cleide Moura apresentou a agenda e como a mesma deveria ser trabalhada, salientou sobre a importância da comunidade escolar se conscientizar a favor do projeto, não só a escola como os diversos segmentos da sociedade em geral ter consciência do cuidado e a proteção das crianças e adolescentes, seguiu falando que a operação de combate a esse tipo de ilegalidade, as ações e as propostas apresentadas pelo MPT na Escola vai contribuir  para desfazer a crença de que o trabalho infantil é o melhor caminho para tirar as crianças do envolvimento com as drogas e a marginalidade. A coordenadora Ana Paula também contribuiu com sua fala pedindo aos pais que se soubessem de algum caso de exploração do trabalho infantil na comunidade denunciassem no disque 100 que sua identidade não será revelada, a mesma pediu o apoio da comunidade em favor do projeto e salientou para todos presentes que lugar de criança é na escola sem nenhum trabalho precoce, sem prejuízos para a educação, saúde e evasão escolar.
O professor Jorge Pinheiro também contribuiu com sua fala pedindo as  mães para que as mesmas na época do plantio e da colheita não colocar os filhos na roça e ficarem sem frequentar a escola por que os mesmos levarão falta e isso poderá trazer problemas na aprendizagem do aluno e no corte da bolsa família, reforçando que as crianças e adolescentes devem ser preservados e ter uma infância de estudos e de brincadeiras.
No show de talentos houve apresentações com nossos alunos: de musicas, paródias e cartazes. Todos os trabalhos realizados no nosso núcleo, teve como objetivo proporcionar reflexões sobre o tema e os direitos fundamentais, constituindo-se como referencia de boa pratica de prevenção e combate ao trabalho infantil. O projeto visa mostrar para as crianças, adolescentes e a família alternativas de sucesso, progresso e desenvolvimento da vida por meio da educação.
Portanto, para nós essa é uma pratica que deve ser combatida no município, não só pela escola, como com parcerias com a Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, o Conselho Tutelar e toda a comunidade, estes precisam ser atuantes contra qualquer tipo de exploração que atrapalhe o desenvolvimento físico, mental, espiritual ou social de qualquer criança.


Escola Municipal Traíra I
Escola Municipal Traíra II
Escola Municipal Laranjeira
Escola Municipal dos Poções

Relatório das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto Mpt na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil
                                                                                   Por: Ana Cristina reis silva
Coordenação Pedagógica
Ana Paula silva reis
Coordenação do Baú de Leitura

Para iniciarmos as atividades do Projeto MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil, as Escolas Municipais da Traíra I, Traíra II, Laranjeira, Poções, atenderam o convite da Secretaria Municipal de Educação para par s professores e equipe gestora participaram do lançamento oficial do Programa no dia 14 de Julho  do corrente ano na cidade de Lamarão. O momento foi bastante esclarecedor, pois no encontro estavam praticamente todo o corpo docente e de funcionários da escola e foi passado de forma clara e objetiva a finalidade do Programa.
     Posteriormente a coordenadora do Programa MPT na Escola, da cidade de Lamarão convidou os gestores escolares e professores para participarem da formação onde tivemos contato com o material impresso que serviria para a devolução e trabalho pedagógico realizado a partir do tema: Trabalho Infantil, tema esse proposto no Projeto e a ser desenvolvido pela agenda que foi construída por toda a equipe.
     Aproveitando a oportunidade discutiram-se ainda sobre quais medidas deveríamos adotar nas escolas e foram apresentadas várias sugestões para que o tema fosse abordado de forma segura com os alunos, pais e comunidade. A formação enriqueceu bastante nossos conhecimentos, pois varias situações apresentadas que aos nossos olhos pareciam normais, mas na lei se constituem como exploração ao trabalho infantil foram trabalhadas com clareza.
     Retomando a formação com gestores escolares e professores foram realizados nas escolas Palestras com os alunos, pais e responsáveis e pessoas da comunidade para também apresentar o Projeto. Para o trabalho nessa etapa do Projeto, fizemos o repasse das informações adquiridas anteriormente, apresentamos o material adquiridos e com base nas orientações da SEC, montamos nosso próprio cronograma já com orientações de como proceder para culminar as atividades.
     O momento foi bastante proveitoso de forma sutil e conscientizadora a temática foi abordada e naturalmente foram surgindo discussões com participação ativa do público presente nas palestras realizadas nas escolas. Como alguns professores já estavam em andamento com os trabalhos em sala de aula foram convidados para apresentar no Festival de Talentos realizado no município, onde alguns alunos realizaram apresentações como o tema: MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil, todos os presentes ao evento ficaram bastante emocionado com as ideias e criatividade dos alunos sobre o tema abordado.
     Como atividade final todas as escolas que realizaram o Projeto, participou da sua culminância no dia 22 de novembro de uma grande Caminhada pelas ruas da sede do município contra a exploração do trabalho infantil. Foi um momento muito importante porque além de contar com professores, gestores e alunos a Caminhada convocou a população lamaraoense para se juntar a Secretaria de Educação no combate à exploração do trabalho infantil através da consciência de que criança deve estudar, brincar, viver, trabalhar só quando crescer.
Escola Municipal  Traíra I
Serie/ Turma
Produções dos alunos
Apresentação das produções


Educação infantil






Desenho



A partir dos desenhos ilustrados pelos alunos a professora confeccionou um painel e fez a escolha do melhor desenho.


1
°/2°/3°





. Frases

. Com as frases a professora montou um painel que ficou exposto na sala de aula.


4°/ 5°






Cordel


História compartilhada sobre o trabalho infantil.

Escola Municipal Laranjeira
Serie/ Turma
Produções dos alunos
Apresentação das produções


Educação infantil






Desenho
A partir dos desenhos ilustrados pelos alunos a professora confeccionou um painel e fez a apresentação com os alunos. Onde os presentes aplaudiram os desenhos que consideraram campeão.


1
°/2°/3°





Direitos e Deveres da Criança e adolescente

. História compartilhada sobre o trabalho infantil.


4°/ 5°






Versos


Versos sobre o MPT  compartilhado em sala de aula.

                        Escola Municipal Traíra II
Serie/ Turma
Produções dos alunos
Apresentação das produções


Educação infantil






Desenho


A partir dos desenhos ilustrados pelos alunos foi montado um lindo painel.


1
°/2°/3°





Rimas

. A professora pediu que os alunos criassem rimas para o MPT. A partir daí a professora confeccionou um painel para expor na sala de aula


4°/ 5°







Versos



Versos sobre o MPT  compartilhado em sala de aula.

Escola Municipal dos Poções
Serie/ Turma
Produções dos alunos
Apresentação das produções


Educação infantil






Desenho



A professora contou uma historia sobre o MPT, e pediu para os alunos produzirem um desenho. A partir daí
a mesma confeccionou um cartaz deixando exposto em sala de aula.


1
°/2°/3°





. Frases

. Com as frases a professora montou um painel que ficou exposto na sala de aula.


4°/ 5°






Poesia


Cada aluno construiu uma poesia voltada para o MPT. A partir daí foi promovido um concurso de poesia.




              ESCOLA MUNICIPAL 7 DE SETEMBRO

Relatório MPT na Escola: de mãos dada contra o trabalho infantil
Por: Marta Estrela
Os trabalhos voltados para a não utilização da mão de obra infantil iniciou-se no município em julho de 2014 com um encontro para sensibilização e mobilização dos servidores da educação do município de Lamarão.
Recebemos uma agenda para cumprir com um cronograma de atividades para serem realizadas durante o segundo semestre de 2014. Os trabalhos foram iniciados no dia 11 de julho com apresentação do projeto as autoridades diretores coordenadores pedagógicos e professores. No encontro espoe-se sobre a formação metodológica da proposta.
De 16 a 18 o projeto foi apresentado aos alunos durante a abordagem falou-se sobre temas relevantes que envolvem a temática.
A palestra para apresentação do projeto aos pais ocorreu no dia 25 de julho, tivemos como convidado um representante do combate ao trabalho infantil no município que abordou com propriedade a relevância do tema.
A aplicação das atividades do projeto com os alunos realizou-se a partir da construção de sequências didáticas produzidas pelos professores e coordenação escolar. A sequencia didática foi elaborada a partir das sugestões contidas no material que foi disponibilizado em CD.
No show de talentos evento em que se comemora o dia do estudante, nossa escola fez exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, cartazes, textos, etc.
Demos continuidade ao trabalho com a temática realizando atividade com os pais e a comunidade. No dia 22 de novembro realizou-se a caminhada contra o trabalho infantil na sede do munícipio tivemos uma participação satisfatória dos alunos, professores e diretores escolares. Durante a caminhada os alunos fizerem a leitura dos cartazes carregados e produzidos por eles durante todo o percurso do projeto na escola.


                                            Escola Municipal do Quingi
Escola Municipal Santa Rita
Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias

Relatório das atividades desenvolvidas no Projeto MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil.
Por: Cleide Nadalin
Coordenadora Pedagógica

Reunimos toda comunidade pais, alunos, professores, funcionários para apresentar o MPT. Trabalhamos com os alunos o Projeto em sala de aula para mostrar pra todos a importância de vivenciar a infância, e participar de  brincadeiras, vivenciar valores para se posicionar na sociedade e na vida adulta.  Visando intensificar o combate ao trabalho infantil na comunidade foi apresentado em cada Escola o projeto com palestras onde tivemos a presença do Conselho Tutelar, que por sua vez deu orientações sobre como combater a exploração do trabalho infantil. Salientou sobre as atitudes as pessoas devem tomar para denunciar a exploração do trabalho infantil, entregou panfletos de orientação, entre outros. Os pais fizeram perguntas, esclareceram dúvidas sobre o tema. A palestra com os pais contou também com a presença da Secretaria de Educação. Todo o material recebido da Secretaria de Educação foi distribuído nas escolas que continuaram ao longo do semestre trabalhando com as cartilhas sobre o MPT.
Os professores trabalharam com os alunos baseado pela cartilha. Realizaram apresentações na sala de aula: teatro, danças, cartazes poesia, frases e entre ostros falando sobre o trabalho infantil. Finalizamos com um desfile pela cidade mobilizando toda população para combater a exploração  do trabalho


Escola Municipal de Lamarão

Relatório do Projeto MPT na Escola; de mãos dada contra o trabalho infantil.

O primeiro passo foi apresentar e distribuir a cartilha do projeto aos alunos
Em seguida, fizemos reunião com os pais para apresentar o projeto MPT. Esse encontro teve a participação da Assistente Social Marília e membros da Secretaria de Educação.
O primeiro ano com a orientação da professora Maria de Lourdes fez colagens pinturas  entre  outras  atividades , o  segundo  ano   criou  frases  fez historias  e  colagem com  os  diversas  situações de conscientização sobre o trabalho infantil. O terceiro ano uniu-se ao quarto ano para apresentarem um poema, criaram, estória , trocaram  informações   a  respeito  do  conteúdo  do   Projeto,   fizeram registros e   confeccionaram   cartazes, e ainda utilizaram a arte da pintura  para tratarem do assunto . Os trabalhos das outras turmas foram entregue junto com o trabalho da 3ª unidade. Terceiro e quarto ano fizeram apresentações sobre o tema na comemoração do Dia do Estudante e participaram da Caminha contra o trabalho infantil.

Poemas da M P T do 3ª e 4ª ano
Nos também temos deveres 
Dever de ir á  escola
E ter dedicação                                                           Iana
Obedecer aos pais
E nossa obrigação

Êi você preste atenção
Respeite as pessoas
Temos regras a cumprir                      Franciele
Pois sei que você
Poder ser bom cidadoa

Todo trabalho infantil
É uma exploração
Às vezes fico calado                               Nadson
Mas dói meu coração

O trabalho pesado do campo
Tira a alegria da gente
Sem forca para estuda                                      Emanuel
E cansado fisicamente

O trabalho na roca
Não nos da informação
Por isso temos que estudar                            Evellin
Para ter boa profissão

Aos 14 anos já podemos trabalhar
Como pequeno aprendiz
Sem parar de estudar

Amigo vou ti falar 
Pro espaço público conserva
Não jogar lixo a toa
Nem paredes pinchar
Porque se não conservar                                      Rosilene
Onde vamos brincar 





Colégio Municipal Virgílio Nunes de Medeiros
                                       
Relatório das atividades realizadas sobre o Tema “ A Exploração do Trabalho Infantil, a partir da iniciativa da Secretária Municipal de Educação de Lamarão em cumprimento as recomendações do Ministério Público do Trabalho  do Estado da  Bahia.
Por: Lidiane Bispo Costa
 Rosinei Maria do Rosário dos Santos
Coordenadoras Pedagógicas
A Escola Municipal Virgílio Nunes de Medeiros abraçou a causa por considerar de suma importância a conscientização dessa problemática que priva as Crianças e os Adolescentes de um futuro melhor, além de motivar a sociedade a enfrentar as situações de violência e denunciar  esses atos, bem como o engajamento de toda a sociedade para ganhar apoio popular.
Neste sentido, as atividades foram  realizadas nas turmas de 5ª, 6ª, 7ª A, 8ªA, 8ªB e 8ªC  dos turnos matutino e vespertino.  Assim, propomos nas turmas uma sequência de atividades visando propiciar reflexão a respeito do trabalho sobre a exploração do Trabalho Infantil de Criança e Adolescente. no Brasil e em nosso município.
Iniciamos com a formação dos professores e reunião de conscientização com os pais e alunos, em seguida os trabalhos foram desenvolvidos pelos professores de História com as seguintes metodologias:  pesquisa, discussões, exibição de vídeos, relatos sobre a exploração mais ampla de trabalho e depois, introduzimos a forma particular e condenável que é o Trabalho Infantil. Em seguida o tema foi problematizado por meio de vídeo “ Vida de Maria”  e textos. Juntamente com a turma do 8º ano, construímos uma grande árvore abordando, as causas , consequências , formas e possíveis soluções para o Trabalho Infantil. Com o 9º A, 9º B, e 9º C desenvolvemos jograis, construímos cartazes e criamos um pequeno teatro com fantoches a respeito do tema.
Nas turmas de 5ª e 6ª séries o projeto MPT foi iniciado com a divulgação do mesmo, a partir de apresentações em slides com os diversos tipos de Exploração Infantil, além dos vídeos Vida Maria, Você Viu Rosinha? E apresentação do ECA. Assim, foram realizadas atividades reflexivas sobre o tema, confecção de cartazes, revistinhas em quadrinhos, paródias entre outros. Neste trabalho analisamos os caminhos para erradicação do trabalho infantil doméstico na casa de terceiro. Apresentando os riscos envolvidos na atividade e as barreiras para sua fiscalização.  Abordamos ainda as estatísticas nacionais dessa prática oculta que envolve principalmente as mulheres. 
Este trabalho foi oportuno para os discentes se sensibilizarem para importância da erradicação do trabalho infantil o qual causa diversos prejuízos físicos , psicológicos e social na vida da criança e do adolescente .  E assim formando novos conceitos, posturas e atitudes frente ao trabalho ao crime do  infantil.
O mesmo foi culminado com uma Caminhada em protesto a Exploração de Trabalho Infantil com apresentações de cartazes, danças, músicas e jograis.





Projeto MPT na Escola
Município: Lamarão
Coordenadora Municipal: Selma C. Freitas Silva
Agenda de Trabalho
Quando?
O quê fazer?
Onde?
Responsável
10 de Julho
·         Apresentação do Projeto as autoridades, diretores, coordenadores pedagógicos e professores;
·         Formação Metodológica da proposta do Projeto MPT na Escola para diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
·         Auditório da Câmara de Vereadores
·         Coordenação Municipal


·         Coordenação Municipal
14 a 18 de Julho
·         Apresentação do Projeto aos alunos
·         Escolas
·         Diretores, coordenadores pedagógicos e professores
21 a 31 de Julho
·         Apresentação do Projeto aos Pais



·         I Ciclo de palestras com os pais e pessoas da comunidade
·         Escolas




·         Escolas
·         Diretores, coordenadores pedagógicos e professores

·         Diretores, coordenadores pedagógicos
21 de Julho a 07 de Agosto
·         Aplicação das atividades do projeto nas Escolas
·         Escolas
·         Professores
08 de Agosto
·         Show de Talentos
 (Apresentação das Escolas no Dia do Estudante)
·         Sede do Município
·         Diretores, coordenadores pedagógicos e professores

12 de Agosto a 31 de Outubro
·         Aplicação das atividades do projeto nas Escolas
·         Escolas
·         Professores
01 a 31 de Outubro a

·         II Ciclo de palestras e outras atividades com os pais e pessoas da comunidade
·         Escolas
·          
03 a 19 de Novembro
·         Preparação para a Caminhada Contra o Trabalho Infantil
·         Escolas
·         Diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos

20 de Novembro

·         Caminhada Contra o Trabalho Infantil
·         Sede do Município
·         Diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos




Nenhum comentário:

Postar um comentário