quinta-feira, 18 de abril de 2013

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE

Ação
Objetivo
Metodologia
Público
Período/
Quat.
Recurso
Responsável
Visita as escolas para sondar a real situação com referência ao desenvolvimento do PETECA
Sondar a real situação com referência ao desenvolvimento do PETECA nas escolas
Visita às escolas
Diretores, coordenadores pedagógicos e professores da biblioteca
Janeiro
Transporte para a locomoção
Coordenação municipal e equipe de apoio
Reunião com os atores da área social ( Peteca, Peti, CMDCA, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, CEREST, representante Secretaria de Esporte e Juventude, da Saúde, e Cultura, Agentes comunitários)
Formar uma Rede fortalecida e articulada para realizar ações de cunho social minimizando assim a problemática social envolvendo crianças e adolescentes
  Palestra, debate, questionamentos,  apresentação de vídeo,
Coordenadores gerentes e técnicos das secretarias envolvidas com o social
Março
Auditório SME, data show, not boock
Coordenação do PETECA e de Programas e Projetos
Participação nas Reuniões do FRETISUL
Receber orientação sobre procedimentos com referência ao trabalho a ser desenvolvido pelo  PETECA
Reuniões e palestras
Coordenadores do PETECA, PETI CMDCA, Cons. Tutelar, Procurador do Trabalho, etc
Bimestral
Auditório do MPT
Ministério Público do Trabalho
Participação no Grupo de Trabalho para  planejamento e execução de atividades e procedimentos para prevenção do trabalho infantil nas Romarias de Juazeiro, inclusive nos finais de semana
Evitar e tirar as crianças e adolescentes das ruas em situação de trabalho principalmente no período de romaria
Busca ativa nas ruas, e locais de venda, atividades lúdicas, acolhimento nos Pólos com atividades lúdicas e educativas
Crianças e adolescentes
Principais Romarias
Auditório do MPT
MPT,  PETECA, PETI, CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância e Juventude, Bolsa Família, Etc.
Criação de um grupo de trabalho com atores  da escola e da comunidade com  orientação e acompanhamento de atividades para serem desenvolvidas nas escolas foco, durante o período de romaria, inclusive nos finais de semana
Motivar as escolas  foco de romaria e comunidade a desenvolver atividades lúdicas e interessantes no período destas, para os alunos, diminuindo assim as questões de abandono e evasão escolar 

Encontros, reuniões e oficinas
Diretores, coordenadores pedagógicos, alunos, comunidade escolar e extra escolar
Principais Romarias
Auditório da SME, auditório das escolas, bibliotecas e quadra esportiva das escolas
Núcleo Gestor das escolas e Coordenação do PETECA e seguimentos da SME
Elaboração de um  calendário da SME para realização de Audiências Públicas de interação das escolas com famílias e comunidade
Potencializar estratégias de permanência de crianças e jovens na escola, focando o trabalho infantil entre outras, como uma das causas do abandono e evasão escolar
Audiências públicas, dinâmica e questionamentos
Pais e comunidade
O ano todo em nº de 02 audiências por escola
Auditório e quadra esportiva das escolas
MPT,  PETECA, PETI, CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância e Juventude, Bolsa Família, Etc
Planejamento e organização da oficina
Planejar e organizar a oficina
Trabalho em equipe, debate, roda de conversa, preparação de slides.
Coordenadores pedagógicos e professores.
Fevereiro
Humano:
 Coordenação municipal e equipe de apoio
Material: Apostilhas, cartilhas, DVDs, ECA, livros.
Coordenação municipal e equipe de apoio
Providenciar o transporte do material de apoio de Fortaleza
Trazer o material de apoio de Fortaleza doado pelo MPT
Articulação para agilizar o transporte para a locomoção do material
Coordenadoria de Finanças
Fevereiro
Transporte
Coordenação municipal e equipe de apoio
Realização da oficina
Subsidiar e fortalecer a turma com referência a proposta do programa
Dinâmicas, palestras, apresentação em slides, estudo dirigido e em grupo, debates.
Coordenadores pedagógicos e professores
25/04
Humano: professores;
Material: papel madeira, almaço e ofício, data show, Note Book, DVD, apostila, cartilha, ECA.
Coordenação municipal e equipe de apoio

Encontro de repasse da proposta do PETECA
nas escolas
Estimular a sistematização da proposta do PETECA tendo em vista a sua execução



.
Dinâmicas, palestras, estudo dirigido e em grupo
Professores e funcionários
Mar/Abril
Humano: professores;
Material: papel madeira, almaço, madeira e ofício, canetinhas e pincéis, data show, Note Book, DVD, apostila.
Coordenação municipal e coordenadores pedagógicos

Seminários para fortalecimento de Rede de Proteção





Estabelecer parcerias  com instituições de atenção a criança, adolescentes e jovens do Poder Público local, organizações e lideranças locais para fortalecimento da Rede de Proteção

Dinâmicas, palestras, apresentação do programa em slides, estudo dirigido e em grupo






Coord. Do PETI, Pres.COMDC, C. Tutelar, Rep. Do CREAS, CRAS, agentes de saúde,
Mobilização social, CEREST,Juizado da Infância e Juventude

Janeiro a dezembro em nº de 04 encontros

Humano: Funcionários e professores;
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, apostila, lanches.

Coordenação municipal do PETECA e equipe de apoio




Estruturação de fóruns de ética e cidadania nas escolas
Criar espaços para diálogo e mediação de conflitos e problemas que venham contribuir para a eliminação do trabalho infantil, considerando ser este, o grande vilão do abandono e evasão escolar

Dinâmicas, palestras, apresentação do programa em slides, estudo dirigido e em grupo



Toda Comunidade escolar e extra escolar

Durante todo o ano

Humano: Funcionários,
Professores, pais e comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, apostila, lanches.

Núcleo Gestor e Comunidade Escolar e extra escolar
Palestras para comunidade escolar e extra escolar.
Envolver e sensibilizar toda a comunidade para o desenvolvimento da proposta do PETECA.
Dinâmicas, apresentação em slides, filmes e estudo dirigido.
Pais e comunidade
Março/
Abril
Humano: Pais e comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, apostila.

MPT,  PETECA, PETI, CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância
Coordenador municipal do PETECA e coordenação pedagógica
Planejamento e organização para vivenciar o Dia de combate ao trabalho Infantil Doméstico
Estabelecer parcerias  com instituições sociais e a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente afim de  conscientizar e sensibilizar a sociedade em geral à participar de ações instigadoras na
Semana de Combate a o Trabalho Infantil Doméstico
Seminários, Passeata, participação em programas de rádio e televisão e imprensa escrita.
Comunidade escolar e extra escolar
Abril
Humano: Alunos, pais, professores, comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e pincéis, data show,

Note Book, DVD, panfletos, cartazes, serviço de som.


MPT,  PETECA, PETI, CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância, Projovem Adolescente,
Coordenação Municipal do PETECA e comunidade escolar, extra escolar,
Planejamento, organização e participação na Semana de combate a exploração sexual infanto juvenil
Motivar toda  comunidade escolar e a sociedade em geral a vivenciar uma semana com atividades com referência ao combate a exploração sexual  infantil
 Divulgação nos meios de comunicação, audiência pública, atividades em sala de aula, apresentação de trabalhos e cultural na Praça Padre Cícero, panfletagem e blitz, palestras, caminhada nas principais ruas de Juazeiro
Comunidade escolar e extra escolar
Maio

Humano: SME, Comunidade escolar, SEASTC, SESAU,
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, panfletos, cartazes, serviço de som, carro de som, ônibus.


MPT,  PETECA, PETI, CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância, Projovem Adolescente
Coordenação Municipal do PETECA e comunidade escolar,  extra escolar
Acompanhamento do desenvolvimento das atividades do PETECA nas escolas
Acompanhar, estimular e valorizar os trabalhos realizados pelos alunos.
Visitas pedagógicas
Alunos
Junho
Livro de registro, máquina fotográfica.
Coordenação municipal e equipe de apoio
Planejamento e organização da Semana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.
Consolidar com os demais segmentos municipais e estaduais relacionados as áreas sociais e a rede de proteção dos direitos da criança e dos adolescentes, mobilizando a comunidade escolar e a sociedade em geral a participar das ações direcionadas a erradicação do trabalho infantil

Palestras, culminâncias das atividades nas escolas, passeatas, audiência pública, participação e divulgação na imprensa falada e escrita, panfletagem.

Comunidade escolar e sociedade em geral
Junho
Humano: Alunos, pais, professores, comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e pincéis, data show, Note Book, DVD, panfletos, cartazes,  serviço de som.

Coordenação municipal e equipe de apoio, comunidade escolar, PETI, CMDCA, CRAS, CREAS, CEREST, Bolsa Família e sociedade em geral
Seleção dos trabalhos produzidos pelos alunos para participação do Prêmio PETECA
Selecionar os melhores trabalhos produzidos pelos alunos.
Formação de equipes para seleção dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Alunos
Junho
Humano: Professores e alunos.
Recursos materiais: Trabalhos dos alunos
Coordenação municipal e equipe de apoio
Premiação Municipal do PETECA
Premiar as melhores atividades realizadas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino
Apresentação dos trabalhos pelos alunos, e apreciação e classificação pelos jurados
Alunos, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Técnicos da SME e Convidados
Junho
Humano: professores, alunos, técnicos da SME
Material: cenário artístico, violão, exposição de trabalhos, data show, Note Book, DVD.
Coordenação municipal e equipe de apoio
Avaliação da participação das escolas no PETECA
Avaliar a participação e o desenvolvimento das escolas no PETECA
Visitas pedagógicas
Núcleo Gestor, Professores e alunos.
Agosto/
Setembro
Humano: Núcleo Gestor, professores e alunos.
Coordenação municipal e equipe de apoio
Participação na Premiação do PETECA
Participar do Prêmio PETECA
Participação presencial na premiação estadual do PETECA.
Participantes do Prêmio PETECA
Setembro
Humano: Coordenação municipal, professores e alunos.
Materiais: trabalhos produzidos
Coordenação Estadual
Participação na VII Oficina do PETECA em Fortaleza
Participar da VII Oficina do PETECA ministrada pela Coordenação Estadual do PETECA
Palestras, trabalhos em grupos e diversificados.
Coordenadores Municipais
Novembro
Humano: Coordenação Estadual, palestrantes, Coordenadores municipais.
Coordenação Estadual
Relatório sobre as ações do PETECA durante o ano de 2013
Relatar e demonstrar todas as ações do PETECA em 2013
Relatório escrito e online com fotos e documentários
Coordenação do PETECA e das escolas
Novembro
Registro, documentação e fotos
Coordenação do PETECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário