Ação
|
Objetivo
|
Metodologia
|
Público
|
Período/
Quat.
|
Recurso
|
Responsável
|
Visita as escolas para sondar a real situação com
referência ao desenvolvimento do PETECA
|
Sondar a real situação com referência ao desenvolvimento
do PETECA nas escolas
|
Visita às escolas
|
Diretores, coordenadores pedagógicos e professores da
biblioteca
|
Janeiro
|
Transporte para a locomoção
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Reunião com os atores da área social ( Peteca, Peti,
CMDCA, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, CEREST, representante Secretaria de
Esporte e Juventude, da Saúde, e Cultura, Agentes comunitários)
|
Formar uma Rede fortalecida e articulada para realizar
ações de cunho social minimizando assim a problemática social envolvendo
crianças e adolescentes
|
Palestra, debate, questionamentos, apresentação de vídeo,
|
Coordenadores gerentes e técnicos das secretarias
envolvidas com o social
|
Março
|
Auditório
SME, data show, not boock
|
Coordenação do PETECA e de Programas e Projetos
|
Participação nas Reuniões do FRETISUL
|
Receber orientação sobre procedimentos com referência ao
trabalho a ser desenvolvido pelo
PETECA
|
Reuniões e palestras
|
Coordenadores do PETECA, PETI CMDCA, Cons. Tutelar,
Procurador do Trabalho, etc
|
Bimestral
|
Auditório do MPT
|
Ministério Público do Trabalho
|
Participação no Grupo de Trabalho para planejamento e execução de atividades e
procedimentos para prevenção do trabalho infantil nas Romarias de Juazeiro,
inclusive nos finais de semana
|
Evitar e tirar as crianças e adolescentes das ruas em
situação de trabalho principalmente no período de romaria
|
Busca ativa nas ruas, e locais de venda, atividades
lúdicas, acolhimento nos Pólos com atividades lúdicas e educativas
|
Crianças e adolescentes
|
Principais Romarias
|
Auditório do MPT
|
MPT, PETECA, PETI,
CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância e Juventude, Bolsa
Família, Etc.
|
Criação de um grupo de trabalho com atores da escola e da comunidade com orientação e acompanhamento de atividades
para serem desenvolvidas nas escolas foco, durante o período de romaria,
inclusive nos finais de semana
|
Motivar as escolas
foco de romaria e comunidade a desenvolver atividades lúdicas e
interessantes no período destas, para os alunos, diminuindo assim as questões
de abandono e evasão escolar
|
Encontros, reuniões e oficinas
|
Diretores, coordenadores pedagógicos, alunos, comunidade
escolar e extra escolar
|
Principais Romarias
|
Auditório da SME, auditório das escolas, bibliotecas e
quadra esportiva das escolas
|
Núcleo Gestor das escolas e Coordenação do PETECA e
seguimentos da SME
|
Elaboração de um
calendário da SME para realização de Audiências Públicas de interação
das escolas com famílias e comunidade
|
Potencializar estratégias de permanência de crianças e
jovens na escola, focando o trabalho infantil entre outras, como uma das
causas do abandono e evasão escolar
|
Audiências públicas, dinâmica e questionamentos
|
Pais e comunidade
|
O ano todo em nº de 02 audiências por escola
|
Auditório e quadra esportiva das escolas
|
MPT, PETECA, PETI,
CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância e Juventude, Bolsa
Família, Etc
|
Planejamento e organização da oficina
|
Planejar e organizar a oficina
|
Trabalho em equipe, debate, roda de conversa, preparação
de slides.
|
Coordenadores pedagógicos e professores.
|
Fevereiro
|
Humano:
Coordenação
municipal e equipe de apoio
Material: Apostilhas, cartilhas, DVDs, ECA, livros.
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Providenciar o transporte do material de apoio de
Fortaleza
|
Trazer o material de apoio de Fortaleza doado pelo MPT
|
Articulação para agilizar o transporte para a locomoção do
material
|
Coordenadoria de Finanças
|
Fevereiro
|
Transporte
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Realização da oficina
|
Subsidiar e fortalecer a turma com referência a proposta
do programa
|
Dinâmicas, palestras, apresentação em slides, estudo
dirigido e em grupo, debates.
|
Coordenadores pedagógicos e professores
|
25/04
|
Humano: professores;
Material: papel madeira, almaço e ofício, data show, Note
Book, DVD, apostila, cartilha, ECA.
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Encontro de repasse da proposta do PETECA
nas escolas
|
Estimular a sistematização da proposta do PETECA tendo em
vista a sua execução
.
|
Dinâmicas, palestras, estudo dirigido e em grupo
|
Professores e funcionários
|
Mar/Abril
|
Humano: professores;
Material: papel madeira, almaço, madeira e ofício,
canetinhas e pincéis, data show, Note Book, DVD, apostila.
|
Coordenação municipal e coordenadores pedagógicos
|
Seminários para fortalecimento de Rede de Proteção
|
Estabelecer parcerias
com instituições de atenção a criança, adolescentes e jovens do Poder
Público local, organizações e lideranças locais para fortalecimento da Rede
de Proteção
|
Dinâmicas, palestras, apresentação do programa em slides,
estudo dirigido e em grupo
|
Coord. Do PETI, Pres.COMDC, C. Tutelar, Rep. Do CREAS,
CRAS, agentes de saúde,
Mobilização social, CEREST,Juizado da Infância e Juventude
|
Janeiro a dezembro em nº de 04 encontros
|
Humano: Funcionários e professores;
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e
pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, apostila, lanches.
|
Coordenação municipal do PETECA e equipe de apoio
|
Estruturação de fóruns de ética e cidadania nas escolas
|
Criar espaços para diálogo e mediação de conflitos e
problemas que venham contribuir para a eliminação do trabalho infantil,
considerando ser este, o grande vilão do abandono e evasão escolar
|
Dinâmicas, palestras, apresentação do programa em slides,
estudo dirigido e em grupo
|
Toda Comunidade escolar e extra escolar
|
Durante todo o ano
|
Humano: Funcionários,
Professores, pais e comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e
pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, apostila, lanches.
|
Núcleo Gestor e Comunidade Escolar e extra escolar
|
Palestras para comunidade escolar e extra escolar.
|
Envolver e sensibilizar toda a comunidade para o
desenvolvimento da proposta do PETECA.
|
Dinâmicas, apresentação em slides, filmes e estudo
dirigido.
|
Pais e comunidade
|
Março/
Abril
|
Humano: Pais e comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e
pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, apostila.
|
MPT, PETECA, PETI,
CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância
Coordenador municipal do PETECA e coordenação pedagógica
|
Planejamento e organização para vivenciar o Dia de combate
ao trabalho Infantil Doméstico
|
Estabelecer parcerias
com instituições sociais e a rede de proteção dos direitos da criança
e do adolescente afim de conscientizar
e sensibilizar a sociedade em geral à participar de ações instigadoras na
Semana de Combate a o Trabalho Infantil Doméstico
|
Seminários, Passeata, participação em programas de rádio e
televisão e imprensa escrita.
|
Comunidade escolar e extra escolar
|
Abril
|
Humano: Alunos, pais, professores, comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e
pincéis, data show,
Note Book, DVD, panfletos, cartazes, serviço de som.
|
MPT, PETECA, PETI,
CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância, Projovem Adolescente,
Coordenação Municipal do PETECA e comunidade escolar,
extra escolar,
|
Planejamento, organização e participação na Semana de
combate a exploração sexual infanto juvenil
|
Motivar toda
comunidade escolar e a sociedade em geral a vivenciar uma semana com
atividades com referência ao combate a exploração sexual infantil
|
Divulgação nos
meios de comunicação, audiência pública, atividades em sala de aula,
apresentação de trabalhos e cultural na Praça Padre Cícero, panfletagem e
blitz, palestras, caminhada nas principais ruas de Juazeiro
|
Comunidade escolar e extra escolar
|
Maio
|
Humano: SME, Comunidade escolar, SEASTC, SESAU,
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e
pincéis, data show, Note Book, DVD, ECA, panfletos, cartazes, serviço de som,
carro de som, ônibus.
|
MPT, PETECA, PETI,
CMDCA, Cons. Tutelar, CREAS, CRAS, Juizado da Infância, Projovem Adolescente
Coordenação Municipal do PETECA e comunidade escolar, extra escolar
|
Acompanhamento do desenvolvimento das atividades do PETECA
nas escolas
|
Acompanhar, estimular e valorizar os trabalhos realizados
pelos alunos.
|
Visitas pedagógicas
|
Alunos
|
Junho
|
Livro de registro, máquina fotográfica.
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Planejamento e organização da Semana Estadual de
Erradicação do Trabalho Infantil.
|
Consolidar com os demais segmentos municipais e estaduais
relacionados as áreas sociais e a rede de proteção dos direitos da criança e
dos adolescentes, mobilizando a comunidade escolar e a sociedade em geral a
participar das ações direcionadas a erradicação do trabalho infantil
|
Palestras, culminâncias das atividades nas escolas,
passeatas, audiência pública, participação e divulgação na imprensa falada e
escrita, panfletagem.
|
Comunidade escolar e sociedade em geral
|
Junho
|
Humano: Alunos, pais, professores, comunidade
Material: papel madeira, almaço e ofício, canetinhas e
pincéis, data show, Note Book, DVD, panfletos, cartazes, serviço de som.
|
Coordenação municipal e equipe de apoio, comunidade
escolar, PETI, CMDCA, CRAS, CREAS, CEREST, Bolsa Família e sociedade em geral
|
Seleção dos trabalhos produzidos pelos alunos para
participação do Prêmio PETECA
|
Selecionar os melhores trabalhos produzidos pelos alunos.
|
Formação de equipes para seleção dos trabalhos produzidos
pelos alunos.
|
Alunos
|
Junho
|
Humano: Professores e alunos.
Recursos materiais: Trabalhos dos alunos
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Premiação Municipal do PETECA
|
Premiar as melhores atividades realizadas pelos alunos da
Rede Municipal de Ensino
|
Apresentação dos trabalhos pelos alunos, e apreciação e
classificação pelos jurados
|
Alunos, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Técnicos
da SME e Convidados
|
Junho
|
Humano: professores, alunos, técnicos da SME
Material: cenário artístico, violão, exposição de
trabalhos, data show, Note Book, DVD.
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Avaliação da participação das escolas no PETECA
|
Avaliar a participação e o desenvolvimento das escolas no
PETECA
|
Visitas pedagógicas
|
Núcleo Gestor, Professores e alunos.
|
Agosto/
Setembro
|
Humano: Núcleo Gestor, professores e alunos.
|
Coordenação municipal e equipe de apoio
|
Participação na Premiação do PETECA
|
Participar do Prêmio PETECA
|
Participação presencial na premiação estadual do PETECA.
|
Participantes do Prêmio PETECA
|
Setembro
|
Humano: Coordenação municipal, professores e alunos.
Materiais: trabalhos produzidos
|
Coordenação Estadual
|
Participação na VII Oficina do PETECA em Fortaleza
|
Participar da VII Oficina do PETECA ministrada pela
Coordenação Estadual do PETECA
|
Palestras, trabalhos em grupos e diversificados.
|
Coordenadores Municipais
|
Novembro
|
Humano: Coordenação Estadual, palestrantes, Coordenadores
municipais.
|
Coordenação Estadual
|
Relatório sobre as ações do PETECA durante o ano de 2013
|
Relatar e demonstrar todas as ações do PETECA em 2013
|
Relatório escrito e online com fotos e documentários
|
Coordenação do PETECA e das escolas
|
Novembro
|
Registro, documentação e fotos
|
Coordenação do PETECA
|
quinta-feira, 18 de abril de 2013
PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário