Plano de Ação do Município de Maracanaú para
o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do
Adolescente – PETECA
Vigência: 2013
1. Apresentação
O Programa de Educação contra a Exploração do
Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA atua no município de Maracanaú em
uma rede programa que concatena ações
socioeducativas de forma complementar às desenvolvidas pelos municípios para a
promoção da educação e da cidadania.
2. Objetivos
2.1 Geral
·
Concatenar ações socioeducativas de forma complementar às
desenvolvidas pelos municípios para a promoção da educação e da cidadania,
promovendo ampliação de sentidos e significados de práxis pedagógicas desenvolvidas
no ambiente escolar.
2.2 Específicos
·
Viabilizar uma educação intencional dos estudantes e dos
demais atores do processo de ensino/aprendizagem de forma holística,
estabelecendo interligações dinâmicas entre conhecimentos e saberes;
·
Desenvolver propostas educacionais que busquem a
conscientização dos estudantes, pais e demais atores do processo
ensino/aprendizagem acerca das ações do PETECA no município a fim de se
combater a exploração do trabalho da criança e do adolescente;
·
Realizar encontros de estudo e formação que versem sobre temas
relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, no intuito de formar
agentes disseminadores de informações sobre os direitos das crianças e
adolescentes.
Metodologia
O desenvolvimento das atividades do Programa se
dará de forma a promover a ampliação de sentidos e significados de práxis
pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, proporcionando às ações do
PETECA práticas articuladas de ensino/aprendizagem de forma a tornar em
currículo o que é complementar: a conscientização da sociedade com vistas à
erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente,
adotando uma metodologia de multiplicação de saberes, à proporção que se
propicie o desenvolvimento do estudante.
Hoje o município de Maracanaú atende com o
Programa a 62 escolas municipais, totalizando 12.400 crianças. Esse número será
ampliado em agosto, quando o PETECA receberá mais 8 escolas e 1600 estudantes.
Esses números se tornam possíveis dado o caminho seguido pela Secretaria de
Educação de Maracanaú, que articula todos os programas e projetos (sejam eles
federais, estaduais ou municipais, como o Programa Mais Educação – federal – e
a Política de Ampliação de Jornada Escolar – municipal – sob a égide das ações
socioeducativas complementares.
A inclusão dos temas concernentes ao PETECA
no currículo da escola é indispensável à sistematização dessa contextualização
e às intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas para a formação global do estudante.
A formulação de mecanismos para este fim deve passar pelo entendimento do tempo
pedagógico articulado às relações simbólicas de aprendizagem, favorecendo o
estabelecimento de vínculos positivos para o exercício da solidariedade e da
cidadania.
Ressalte-se que o desenvolvimento do PETECA
no município se dá de forma a tornar curricular as premissas defendidas pelo
Programa, por isso as unidades escolares contempladas tem essa premissa como
referencial, definindo ações educativas que visam à efetivação desse propósito
e qual sua intencionalidade para a construção de um currículo que vaticine o compromisso com a
formação do cidadão para a sociedade.
Ações
I. Formações
Fevereiro – Mitos e verdades sobre o trabalho infantil;
Março
– Conhecendo o educando: trabalhando com a pesquisa e a entrevista no ambiente
escolar;
Abril
– O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e as ações socioeducativas do Programa
de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA;
Maio
– IV Festival de Educação, Arte e Cultura – FEAC: amplitude, importância,
regulamento e inscrições;
Julho
– Férias escolares;
Agosto
– Formação às unidades escolares que irão aderir ao Programa;
Setembro – Ciclo de palestras com as famílias das unidades
escolas recém contempladas pelo Programa a fim de se socializar toda a
metodologia do trabalho que será realizado e os objetivos propostos.
Outubro – Currículo das unidades escolares e o diálogo com o Programa de Educação
contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA;
Novembro –
Praxis pedagógica e cultivo da cidadania;
II. Avaliações
Junho
a)
Ações do
Programa no 1º semestre;
b)
IV Festival de
Educação, Arte e Cultura – FEAC.
Dezembro
a)
Ações do
Programa no 1º semestre;
b)
Ações da
Coordenadoria de ações Socioeducativas Complementares;
c)
Formação de
Coordenadores.
III. Festival de Educação, Arte e Cultura –
FEAC
Maio
Modelo de Agenda às formações
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO – DIE
COORDENADORIA DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS COMPLEMENTARES
|
Programa
de Educação contra a exposição do Trabalho da Criança e do Adolescente
REUNIÃO
COM COORDENADORES ESCOLARES
|
Data: 01.02.2013
Horário: 8h -12h ou 13h - 17h
Local: Auditório do Departamento de
Treinamento -DETRE
AGENDA
|
- Boas-vindas
aos participantes;
- Exibição do
vídeo-aula 4: “O debate sobre o Trabalho Infantil na Escola” -
Palestrante:Professor
Antonio Oliveira Lima.
- Diálogo com os
atores:Articulação, Planejamento das ações estratégicas e definição de
metas para o Plano de Ação Escolar
2013
Entrega
via meio eletrônico: petecamaracanau@gmail.com
Prazo:
28.02.2013
- Leitura do texto
“Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil” em equipe -
Autor:
Propércio Antonio de Rezende;
- Intervalo;
- Exibição do
vídeo-aula: “Crianças e Adolescentes com Direitos Ameaçados e Violados e a
Escola” - Palestrante:Professora Aída Monteiro;
- Apresentação dos
módulos integrantes do ECOAR:COLAGEM, ENTREVISTA E PESQUISA, IMAGEM,
ENCENAÇÃO DE PAPÉIS;
- Registro das ações:
Programação da Oficina, contendo carga-horária, data, local,
palestras e palestrantes; Nome
dos Coordenadores Escolares e Professores que participaram da
Oficina e das atividades nas escolas; Número de alunos que
participaram do Projeto, com indicação das respectivas séries; Quantidade
de trabalhos produzidos pela escola, em cada categoria; Depoimentos das
professores, alunos e pais, registrados durante as atividades,
se for o caso; Indicativos
do impacto do Projeto na frequência e no rendimento escolar,
se for o caso; Fotos e Imagens;
- Divulgação das ações do Programa na escola e na comunidade local;
- Acompanhamento e Monitoramento
do Programa;
- Encontro com os
coordenadores:
data:
01/02, 15/03, 05/04, 03/05, 07/06/2013
local:
DETRE
horário:
Manhã ou Tarde;
- Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário