quinta-feira, 11 de abril de 2013

PLANO DE AÇÃO DO PETECA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ


Plano de Ação do Município de Maracanaú para o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA

Vigência: 2013

1. Apresentação

O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA atua no município de Maracanaú em uma rede  programa que concatena ações socioeducativas de forma complementar às desenvolvidas pelos municípios para a promoção da educação e da cidadania.


2. Objetivos
2.1 Geral
·         Concatenar ações socioeducativas de forma complementar às desenvolvidas pelos municípios para a promoção da educação e da cidadania, promovendo ampliação de sentidos e significados de práxis pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar.

2.2 Específicos
·         Viabilizar uma educação intencional dos estudantes e dos demais atores do processo de ensino/aprendizagem de forma holística, estabelecendo interligações dinâmicas entre conhecimentos e saberes;
·         Desenvolver propostas educacionais que busquem a conscientização dos estudantes, pais e demais atores do processo ensino/aprendizagem acerca das ações do PETECA no município a fim de se combater a exploração do trabalho da criança e do adolescente;
·         Realizar encontros de estudo e formação que versem sobre temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, no intuito de formar agentes disseminadores de informações sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Metodologia

O desenvolvimento das atividades do Programa se dará de forma a promover a ampliação de sentidos e significados de práxis pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, proporcionando às ações do PETECA práticas articuladas de ensino/aprendizagem de forma a tornar em currículo o que é complementar: a conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, adotando uma metodologia de multiplicação de saberes, à proporção que se propicie o desenvolvimento do estudante.
Hoje o município de Maracanaú atende com o Programa a 62 escolas municipais, totalizando 12.400 crianças. Esse número será ampliado em agosto, quando o PETECA receberá mais 8 escolas e 1600 estudantes. Esses números se tornam possíveis dado o caminho seguido pela Secretaria de Educação de Maracanaú, que articula todos os programas e projetos (sejam eles federais, estaduais ou municipais, como o Programa Mais Educação – federal – e a Política de Ampliação de Jornada Escolar – municipal – sob a égide das ações socioeducativas complementares.
A inclusão dos temas concernentes ao PETECA no currículo da escola é indispensável à sistematização dessa contextualização e às intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas para a formação global do estudante. A formulação de mecanismos para este fim deve passar pelo entendimento do tempo pedagógico articulado às relações simbólicas de aprendizagem, favorecendo o estabelecimento de vínculos positivos para o exercício da solidariedade e da cidadania.
Ressalte-se que o desenvolvimento do PETECA no município se dá de forma a tornar curricular as premissas defendidas pelo Programa, por isso as unidades escolares contempladas tem essa premissa como referencial, definindo ações educativas que visam à efetivação desse propósito e qual sua intencionalidade para a construção de um  currículo que vaticine o compromisso com a formação do cidadão para a sociedade.
Ações

I. Formações
Fevereiro – Mitos e verdades sobre o trabalho infantil;
Março – Conhecendo o educando: trabalhando com a pesquisa e a entrevista no ambiente escolar;
Abril – O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e as ações socioeducativas do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA;
Maio – IV Festival de Educação, Arte e Cultura – FEAC: amplitude, importância, regulamento e inscrições;
Julho – Férias escolares;
Agosto – Formação às unidades escolares que irão aderir ao Programa;
Setembro – Ciclo de palestras com as famílias das unidades escolas recém contempladas pelo Programa a fim de se socializar toda a metodologia do trabalho que será realizado e os objetivos propostos.
Outubro – Currículo das unidades escolares e o diálogo com o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA;
Novembro – Praxis pedagógica e cultivo da cidadania;

II. Avaliações
Junho
a)                 Ações do Programa no 1º semestre;
b)                 IV Festival de Educação, Arte e Cultura – FEAC.
Dezembro
a)                 Ações do Programa no 1º semestre;
b)                 Ações da Coordenadoria de ações Socioeducativas Complementares;
c)                  Formação de Coordenadores.

III. Festival de Educação, Arte e Cultura – FEAC
Maio

Modelo de Agenda às formações



SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO – DIE
COORDENADORIA DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS COMPLEMENTARES

Programa de Educação contra a exposição do Trabalho da Criança e do Adolescente
REUNIÃO COM COORDENADORES ESCOLARES
Data: 01.02.2013
Horário: 8h -12h ou 13h - 17h
Local: Auditório do Departamento de Treinamento -DETRE
AGENDA

  • Boas-vindas aos participantes;
  • Exibição do vídeo-aula 4: “O debate sobre o Trabalho Infantil na Escola” -
     Palestrante:Professor Antonio Oliveira Lima.
  • Diálogo com os atores:Articulação, Planejamento das ações estratégicas e definição de metas  para o Plano de Ação Escolar 2013
     Entrega via meio eletrônico: petecamaracanau@gmail.com 
     Prazo: 28.02.2013
  • Leitura do texto “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil” em equipe -
     Autor: Propércio Antonio de Rezende;
  • Intervalo;
  • Exibição do vídeo-aula: “Crianças e Adolescentes com Direitos Ameaçados e Violados e a Escola” - Palestrante:Professora Aída Monteiro;
  • Apresentação dos módulos integrantes do ECOAR:COLAGEM, ENTREVISTA E PESQUISA, IMAGEM, ENCENAÇÃO DE PAPÉIS;
  • Registro das ações: Programação da Oficina, contendo carga-horária, data, local, palestras e palestrantes; Nome dos Coordenadores Escolares e Professores que participaram da Oficina e das atividades nas escolas; Número de alunos que participaram do Projeto, com indicação das respectivas séries; Quantidade de trabalhos produzidos pela escola, em cada categoria; Depoimentos das professores, alunos e pais, registrados durante as atividades, se for o caso; Indicativos do impacto do Projeto na frequência e no rendimento escolar, se for o caso; Fotos e Imagens;  
  • Divulgação das ações do Programa na escola e na comunidade local;
  • Acompanhamento e Monitoramento do Programa;
  • Encontro com os coordenadores:
     data: 01/02, 15/03, 05/04, 03/05, 07/06/2013
     local: DETRE
     horário: Manhã ou Tarde;
  • Encerramento.

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