sexta-feira, 3 de abril de 2020

Ceará é o segundo estado em transparência sobre o Coronavírus.

(Foto: reprodução)
Um levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR) avaliou que o Ceará é o segundo estado no Brasil com melhor qualidade de dados sobre a situação epidemiológica da pandemia de Covid-19. No entanto, o nível "bom" cearense ainda não é ideal. Apenas Pernambuco conta, atualmente, com um nível alto de transparência (com 81 pontos de um total de 100, pelos critérios da avaliação). Em seguida, Ceará (69) e Rio de Janeiro (64) também apresentam bom nível de informações, embora ainda haja pontos importantes a melhorar. São Paulo, por exemplo, está em 10º lugar no ranking, com nível "baixo" de informações. 

Onze estados ainda precisam avançar na publicação de dados e foram considerados “opacos” com relação à Covid-19 – o nível dessa categoria vai de 0 a 19 pontos.

Chama a atenção a ausência de informações sobre testes disponíveis nos estados: na data de coleta das informações, apenas um dos 28 entes avaliados informava esse dado. Outro dado relevante, ainda ausente, é a taxa de ocupação de leitos: nenhum estado conta quantos leitos (sobretudo de UTIs) estão ocupados, em relação ao total disponível.
“Na última semana, alguns estados evoluíram muito rápido”, avalia Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. Ela cita especialmente Maranhão, Tocantins e Rio de Janeiro, que nos últimos dias passaram a fornecer informações detalhadas e em formatos abertos.
“É preciso reconhecer os esforços desses gestores, pois esses dados são fundamentais para que pesquisadores e jornalistas possam ajudar os governos a monitorar a crise e mesmo contribuir com soluções”, diz.
O levantamento considerou conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações divulgadas nos portais dos governos dos estados e do governo federal.
Resumo dos dados
- 11 estados não publicam dados mínimos
- 90% dos avaliados ainda não publicam dados suficientes para acompanhar a disseminação da pandemia de Covid-19 pelo país, incluindo o governo federal
- Quase 40% dos estados ainda têm nível “opaco” de divulgação (0 a 19 pontos)
- Apenas 1 estado divulga em seu portal a quantidade de testes disponível
- Nenhum estado divulga quantos leitos (sobretudo, UTIs) estão ocupados, em relação ao total disponível
- 3 estados e o governo federal ainda não publicam informação por município
- Mais de 80% dos entes avaliados não divulgam dados em formato aberto (apenas em boletins ou em meio ao texto corrido).

Com informações do jornal O Povo e da Agência Bori

Nenhum comentário:

Postar um comentário