quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PRÊMIO PETECA 2015 - SEMIFINALISTA - CONTO OU POESIA - QUIXELÔ

Diário da Menina de Boné Vermelho com Sonho de Infância


Minutos atrás saí a correr na rua tentando alcançar uma pessoa que não conheço, pois ela deixou cair no chão um pequeno caderno cheio de rabiscos.  Infelizmente não consegui alcança-la e por curiosidade comecei a ler o diário:  - Querido diário! Hoje foi mais um dia de pura humilhação. Estou muito cansada e queria brincar um pouco, pois minha idade permite. Mas não acredito em contos de fadas, apenas em parte, a história em que a Cinderela é escravizada como eu e não ganha nada por esse trabalho.
Ponho-me a chorar por não acreditar que em pleno século XXI, ainda exista esse tipo de coisa e continuo lendo:
- Aos doze anos de idade só sei escrever porque encontrei alguns livros jogados em uma esquina, por curiosidade em pouco tempo tive como professor um morador de rua. Minha mãe está muito doente e meu pai nos abandonou, acordo cedo todos os dias e vou trabalhar numa feira aqui perto, pois meu padrasto não dá moleza. Sonhar? O que é isso? Muitos dos meus colegas acham ruim estudar, como eu queria ter a oportunidade de pelo menos uma hora estudar com um professor de verdade.
Cada segundo é importante na vida de qualquer ser vivo. Essa menina de boné vermelho perdeu uma fase muito importante de sua infância, pois sua única opção é trabalhar e ajudar a família. Apressar os acontecimentos trazem consequências desastrosas como: um homem analfabeto, sonhos de infância interrompidos, acidentes de trabalho, entre outros.
Fatos contados em novelas, filmes e livros até parece mentira, porém só sabe dessa dura realidade quem vive. O lado lindo e perfeito da vida é aquele em que são fechados os olhos para a realidade. Aqui bem no interior da região Centro Sul do Ceará, temos escravos mirins, crianças sem visão de futuro.
Portanto, não fico calada e grito:
-Trabalho infantil é crime. 
Guardo como recordação e uso como apelo as palavras escritas ao final do diário daquela menina do boné vermelho:
- Ser feliz é para quem é rico e tem a oportunidade de estudar.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário