quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PRÊMIO PETECA 2015 - SEMIFINALISTA - CONTO OU POESIA - ICAPUÍ


Os Superamigos, os Vilões e o Menino

Todos os dias, passava em frente a uma escola um garoto sendo levado pelo Trabalho Infantil. A Educação, que ficava na escola todos os dias, começou a perceber que o menino a cada dia ficava mais triste e quebrantado.
Um dia a Educação percebeu que o Trabalho Infantil deixou de passar por ali com o menino e foi procurar ajuda para saber o que estava acontecendo. Ela procurou seu amigo, o Conselho Tutelar, para saber sobre o garoto. Passaram em várias casas e não o encontraram. Porém, num certo momento, quando os dois iam passando em uma rua, viram o Trabalho Infantil numa casa pondo o menino para capinar o terraço com uma enxada. Então, eles foram falar com o garoto e perguntaram:
__ Por que você não vai para a escola? Parece tão triste e solitário... E o que está fazendo com essa enxada?
O garoto, cheio de lágrimas nos olhos, respondeu:
__ Não posso ir para a escola, pois lá em casa, passaram a morar dois hóspedes indesejados.
__ Quem são eles?!  _ perguntaram a Educação e o Conselho Tutelar.
__ Eles são a Doença e o Vício!
__ Como assim, meu filho?!... E o que eles fazem?
__ A tal da Doença não deixa minha mãe em paz! ... Eita hóspede chato que não vai embora!... Ela maltrata muito minha mãe, impedindo-a de fazer qualquer coisa, e por isso, eu preciso cuidar da casa!
__Nossa, que triste, garoto!... E o Vício? O que ele faz?
__O Vício?... O Vício, esse é que é uma peste! Dominou o meu pai, que bebe muito, não consegue trabalhar e me obriga a viver com o Trabalho Infantil para arranjar comida para ele, minha mãe e meus irmãos. Aí fico sem tempo para ir pra escola!
 A Educação e o Conselho Tutelar ficaram muito tristes com o que viram e foram procurar a Providência.  Receberam ajuda da Justiça, a quem contaram toda a história do garoto. O pai do menino foi apresentado ao Tratamento, que o livrou do Vício; levaram sua mãe para o hospital, onde ela se livrou da Doença. Então, graças a esses superamigos, o menino entrou na escola e disse que quando crescer vai se aliar à Luta para não deixar que as crianças fiquem longe de sua grande amiga, a Educação.



Aluna: Giovanna Rebouças Silva
Professor: Marcílio José Ferreira Nunes
8º ano




 

Um comentário: