domingo, 31 de maio de 2020

O Mistério da Fábrica de Livros (Pedro Bandeira)

Resenha de João Victor Souza Veras*


O livro relata a história de uma menina chamada "Laurinha" começa com a história do seu primeiro amor, Adriano também fala de várias etapas na produção de um livro. Laurinha logo depois da escola vai até um bosque, lá tinha uma das suas melhores lembranças onde Adriano desenhou com um canivete as iniciais (A e L) dentro de um coração com uma flecha atravessada ele apresentou Laurinha com uma árvore de eucalipto e desde então passou a ser seucalipto.


Laurinha começou a sonhar com aquele momento a qual jamais iria esquecer, teve a grande decepção que seu amor encontrou outra pessoa com as mesmas iniciais logo a menina pensou que ele daria seucalipto para a menina, Laurinha saiu correndo a procura da árvore,e quando  de repente chegou no bosque encontrou troncos e pilhas de madeira a menina muito assustada não precisou procurar muito na primeira pilha encontrou o seucalipto, com as iniciais lado a lado.


Os homens que derrubaram todas aquelas árvores volaram do almoço Laurinha dirigiu- se a eles e perguntou .


— Porque vocês derrubaram todas essas árvores?


Eles responderam:

— as árvores foram derrubadas para fazer papel e para uma árvore cortada duas eram plantadas e que também eram para ser feito lápis, papéis e até mesmo borrachas.


A menina muito curiosa foi conhecer a fábrica de livros. Chegando lá conheceu o senhor Wilson ela lhe fez um pedia a qual que  queria que ele fabricase um livro para ela e com o papel q ele acabaria de receber!, Mas o homem explicou a menina q ele não fabricava livros e q isso era um mistério.


Então seu Wilson pediu para ela fazer o texto do seu livro e que ele iria mostrar para um colega, para fazer um livro ela iria precisar de uma gráfica e uma editora ela seguido em frente e iria precisar de um autor.


Laurinha seguiu em frente e lá estava o escritor para seu livro a menina contou tudo para o senhor o que havia acontecendo com ela falou do seu primeiro amor e do seucalipto o escritor ficou espantado e em fim Laurinha tinha seu livrinho quase feito agora pressisaria de um ilustrador o homem pegou seus materiais de pintura e não levou muito tempo e ela também tinha seus desenhos em mão.


A menina conheceu mais uma magia a dos computadores como cada letra era colocada nos livros página por página e a menina também queria entender como era que tirava foto do livro e  ficou muito curiosa mais seu amigo  explicou que o nome era fotolitos logo a menina descobriu que tem que sujar os papéis de tinta para eles serem imprimidos e ilustrados e vivam os livros quase terminando faltava apenas dobrar, costurar e colar a menina fez tudo isso com a ajuda de suas colegas. Livro feito Laurinha agradeceu seus amigos e Laurinha abraçou o livro como se fosse seu primeiro amor e percebeu a que era seucalipto que estava em suas mãos. 

Laurinha correu para a casa de Adriano mais teve uma decepção quem a recebeu foi Lúcia a Laurinha saiu correndo e deixou o livro cair, Adriano leu o livro e foi atrás de Laurinha e lhe explicou que Lúcia era sua irmã  a menina percebeu que  nunca que  tinha acontecido nada e que tudo isso era feito de sua imaginação. E assim o livro termina.

Indico o livro para todo o público livro ótimo amei bem diferente recomendo

Joao Victor Souza veras tem 13 anos e estuda o 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Antônio de Souza Barros, no Município de Ararendá-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário