O projeto Peteca Literário foi lançado em abril de 2020, no contexto da Pandemia do novo Coronavírus, em razão da suspensão das aulas presenciais. A iniciativa tem como principal objetivo o incentivo à leitura, por crianças e adolescentes, para garantir-lhe o direito à educação. Busca-se, também, a promoção dos demais direitos da criança e do adolescente, bem como prevenir e combater as principais violações desses direitos, como o trabalho infantil, a evasão escolar, o bullying, o racismo, o machismo e todas as formas de discriminação, o suicídio, a violência sexual e demais violências, através da participação sociopolítica e do protagonismo de crianças e adolescentes. Participam do projeto alunos da Educação Básica, principalmente os alunos do Ensino Fundamental atendidos pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).
O projeto consiste na leitura de livros indicados por educadores e pelos próprios adolescentes. Após a leitura, os alunos gravam pequenos vídeos, fazendo um breve resumo da história. Os vídeos são postados no Canal do Peteca no YouTube, com autorização dos pais. Com base nos vídeos são selecionados os alunos que participam das Lives, transmitidas simultaneamente no Facebook e YouTube, coordenadas pelo Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, Coordenador-Geral do Peteca, e mediadas pela jovem Anna Luiza Calixto, escritora de literatura infantil, da cidade de Atibaia-SP, e pela adolescente Amanda Paulino Farias, amante da leitura, da cidade de Nova Russas-CE.
Diante do sucesso do projeto e de sua importância para a melhoria da qualidade da educação e do empoderamento das crianças e adolescentes na luta por seus direitos, objetivo principal do Peteca, o projeto terá continuidade em 2021, inclusive após o termino da pandemia, quando chegar a vacina, tão esperada por todos.
Em 2020 o projeto contemplou centenas de alunos, os quais leram 23 livros e produziram vídeos contando pequenos resumos das histórias lidas. Foram realizadas 18 Lives, nas quais os alunos compartilharam suas experiências de leitura. Na 12º Live, realizada no aniversário de 30 anos do Estatuto da Criança do Adolescente (13.07.2020), houve o lançamento da Cartilha Bem Me Quer Mal Me Quer?, da autora Anna Luiza Calixto, uma das mediadoras do Projeto. A cartilha aborda o tema da violência sexual contra crianças e a adolescentes e foi tema de outras duas lives, nos dias 20 de julho e 13 de outubro, sendo esta ultima específica com os alunos do Município de Juazeiro do Norte, como uma das atividades do Município alusivas ao Dia das Crianças.
Seguem, abaixo, os links do Canal Peteca no YouTube onde se encontram gravadas as Lives.
1ª Live - Ensinos Fundamental e Médio - Parte I
2ª Live - Ensinos Fundamental e Médio - Parte II
3ª Live - O Saci - Parte I
4ª Live - O Saci - Parte II
5ª Live - O Caso da Borboleta Atíria - Parte I
6ª Live - O Caso da Borboleta Atíria - Parte II
7ª Live - Depois Daquela Viagem - Parte I
8ª Live - Depois Daquela Viagem - Parte II
9ª Live - O Diário de Anne Frank
10ª Live - Pronto ou Não Lá Vou Eu - Parte I
11ª Live - Pronto ou Não Lá Vou Eu - Parte II
12ª Live - Bem me Quer Mal me Quer? (Lançamento)
13ª Live - Bem me Quer Mal me Quer?
14ª Live - O Diário de Anne Frank
15ª Live - Peteca Juazeiro do Norte-CE
16ª Live Peteca de Caucaia-CE
17ª Live - Especial de Natal - 4º ao 6º anos
18ª Live - Especial de Natal - 7º ao 9º anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário