O Ceará foi destaque no percentual de
municípios que atingiram a meta do Ideb do ensino fundamental por unidade da
Federação, em 2019: 98,9% nos anos iniciais e 83,7% nos anos finais. Alagoas também teve
um bom resultado nos anos iniciais, com alcance de 92,2% dos municípios do
estado em relação à meta do índice. Já o Amapá teve apenas 18,8% nos anos
iniciais e o Rio de Janeiro, 4,3% nos anos finais.
Nove unidades da Federação alcançaram
Ideb maior ou igual a 6 nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo teve
o melhor desempenho, com 6,7 pontos, seguido por Distrito Federal, Santa
Catarina, Paraná e Minas Gerais, com 6,5 pontos; Ceará, com 6,4 pontos; Goiás,
com 6,2 pontos; Espírito Santo, com 6,1 pontos; e Rio Grande do Sul, com 6
pontos. Já o Pará teve o resultado mais baixo, com 4,9 pontos, mas superou sua
meta de 4,7 pontos.
Nos anos finais do ensino
fundamental, o aumento foi de 0,2 pontos, com resultado final de 4,9 pontos.
Apesar da melhora, o índice ficou abaixo da meta de 5,2 pontos em 2019. Essa etapa
de ensino possui 61,8 mil escolas e 11,9 milhões de estudantes no Brasil. O
estado de São Paulo teve o melhor desempenho, com 5,5 pontos, mas não conseguiu
atingir a meta individual de 5,9 pontos. Sete estados conseguiram cumprir seus
objetivos: Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraná e Goiás. Os
resultados mais baixos foram do Amapá, com 4 pontos, e do Pará, do Rio Grande
do Norte, de Sergipe e da Bahia, com 4,1 pontos.
Ideb
– O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para
monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os
resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as
médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados
sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.
Fonte: MEC
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