terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Projeto MPT na Escola é lançado em Rondônia, em parceria com Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho


Nesta terça-feira (11/12), aconteceu o lançamento do Projeto MPT na Escola em Rondônia. Com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Velho, o projeto será implementado em todas as escolas estaduais (capital e interior) e em todas as escolas municipais da Capital. 

O lançamento do projeto contou com a participação do Governador do Estado, Daniel Pereira, do promotor de Justiça Marcos Valério Tessila, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPE, do oficial do Selo Unicef, Matheus Rangel, da Coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, Carmelita Domingues. Também participaram da abertura a Secretaria Adjunta de Estado da Educação, Francisca das Chagas; e do secretário municipal de Educação da capital, César Licório, dentre outras autoridades e representantes de órgãos e entidades da rede de proteção. 
Procuradora Margaret Matos
Após as falas das autoridades que compuseram a mesa de abertura, teve início a oficina de formação dos educadores, coordenada pelas  Procuradoras do Trabalho Margaret Matos de Carvalho (MPT/PR) e Dalliana Vilar Lopes (MPT/RO).
O  projeto teve origem no Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), que vem sendo implementado pelo MPT no Ceará, desde 2008. Atualmente a iniciativa corresponde ao Eixo Educação do Projeto Resgate a Infância, devolvido pelo MPT em todo o Brasil,  em parceria com as Secretárias de Educação, dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil. 

Um dos objetivos gerais do projeto é sensibilizar a comunidade escolar e os diversos segmentos da sociedade em geral sobre o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes, proporcionando reflexões e ações sobre o tema e os direitos fundamentais dos mesmos, constituindo-se como referência de boa prática de prevenção e combate ao trabalho Infantil. Capacitar e sensibilizar os gestores, coordenadores, educadores como multiplicadores no âmbito das escolas e comunidade local, promovendo ações que permitam a ampliação dos conhecimentos sobre a realidade do trabalho infantil e o desenvolvimento de estratégias eficazes de combate à exploração e erradicação do trabalho infantil é um dos objetivos específicos do projeto do MPT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário