domingo, 9 de dezembro de 2018

20ª VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA ADERE À CAMPANHA CHEGA DE TRABALHO INFANTIL


Na manhã deste domingo (9/12), cerca de 14 mil atletas participaram da  XX Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte-MG. A camisa e demais materiais da competição estamparam a campanha "#Chega de Trabalho Infantil", promovida pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com vários órgãos e entidades da rede de proteção da criança e do adolescente. Essa é a segunda competição internacional de atletismo que adere à campanha do MPT. Em junho deste ano a companha foi tema da 35ª Maratona Internacional de Porto Alegre.  


A articulação junto aos organizadores do Volta da Pampulha, para adesão à campanha, foi feita pela Procuradora do Trabalho Luciana Marques Coutinho, Coordenadora Regional da Coordinfância (MPT/MG). Na avaliação dos Procuradores do Trabalho Fabrício Borela Pena e Priscila Boaroto, que  participaram da competição, eventos como esse, dada  a visibilidade e grande número de participantes, são muito importantes para conscientizar a sociedade  sobre os prejuízos do trabalho infantil, que apesar de ser um grave problema social, ainda não é visto como tal por boa parte da população. "Alcançou muitas pessoas! Foram 14 mil inscritos que participaram e as faixas estavam bem posicionadas, nos pontos de saída e chegada", avaliou Fabrício. "Achei importantíssima essa iniciativa, pois divulgou a campanha para muitas pessoas que nunca teriam acesso a ela", completou Priscila. 


Uma das mais importantes provas do calendário nacional, a tradicional Volta Internacional da Pampulha chegou à 20ª edição este ano e contou com uma novidade: teve largada e chegada ao lado do Mineirão - na Avenida Antônio Abrahão Caram, próximo à Avenida Coronel Oscar Paschoal. 


A corrida teve percurso total de 18,5 km, abrangendo toda a orla da lagoa da Pampulha. Ao todo, o público estimado é de 14 mil participantes. A competição serve de preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, que acontecerá no dia 31 de dezembro, em São Paulo. 



Os quenianos foram os campeões da corrida em 2018, depois de seis anos seguidos de vitórias do brasileiro Giovani dos Santos (edições de 2012 a 2016).  Este ano o vencedor na categoria masculina foi Nicolas Kogsey, que chegou com o tempo de 55 minutos e 9 segundos. Já na categoria feminina, quem venceu foi Sharon Arusho, com o tempo de 1 hora, 5 minutos e 11 segundos.


Entre os brasileiros, os que se saíram melhores foi Gilmar Lopes, que terminou a prova em terceiro lugar, e Jenifer Silva, em quarto, nas categorias masculina e feminina respectivamente.  

Campanha

A campanha #ChegadeTrabalhoInfantil é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho. O objetivo desta ação é trazer ao debate a questão do trabalho infantil, sensibilizando e conscientizando a população quanto aos graves riscos a que crianças e adolescentes ficam submetidos quando expostos ao trabalho precoce.

Diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil já aderiram à campanha. Autoridades e personalidades do meio artístico e desportivo também tem participado da campanha. Os organizadores das grandes competições de atletismo também têm aderido à iniciativa.


No período de abril a junho deste ano a campanha do MPT foi tema principal da 35ªMaratona Internacional de Porto Alegre, tanto na competição oficial, realizada no dia 10 de junho, quanto nas etapas preparatórias da competição, que aconteceram nos dias 25 de março, 12 de abril e 6 de maio deste ano. 


Veja mais informações sobre as atividades no site da campanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário