Por Antonio de Oliveira Lima
A Procuradora da
República Maria Cristina Manella é uma das três pessoas indicadas para receber
o Prêmio Faz Diferença, na categoria Sociedade/Educação. O prêmio é uma
iniciativa do GLOBO, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do
Rio de Janeiro (Firjan).
A indicação de Maria
Cristina se deu em razão das ações do Projeto
MPDUC (Projeto Ministério Publico na Educação), desenvolvido, em todo o Brasil, pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria
com o Ministério Público dos Estados (MPE), com o objetivo de estabelecer o
direito à educação básica de qualidade para os brasileiros.
No Rio de Janeiro, a
Procuradora buscou a parceria de outros
Membros do MP e, juntos, conseguiram destinar parte do dinheiro resgatado pela
Operação Lava-Jato para melhorar a infraestrutura e o funcionamento das escolas públicas no Estado.
Como funciona o MPDUC na
prática?
Os Procuradores e
Promotores envolvidos no MPDUC coletam informações, realizam audiências públicas, promovem pesquisas nas escolas
por meio de questionários, analisam os resultados, fazem visitas às escolas, dentre outras atividades
que lhes permitem obter um diagnóstico
das condições das escolas públicas de ensino básico. A partir desse diagnóstico, tem início a atuação
do MP juntamente com os gestores públicos com vistas à melhoria do acesso e da
qualidade da educação básica.
São objetivos do projeto MPDUC:
* estabelecer o direito à
educação como prioridade nos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério Público,
evidenciando a necessidade da criação de promotorias e ofícios exclusivos de
educação;
* levar ao conhecimento
do cidadão informações essenciais sobre seu direito de ter acesso a um serviço
de educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse
serviço seja adequadamente prestado;
* identificar os motivos
dos baixos índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de grande parte
dos municípios e escolas brasileiras, a partir de um diagnóstico a ser
levantado com a aplicação de questionários padronizados, que serão respondidos
eletronicamente pelas instituições de ensino, conselhos sociais e gestores
públicos;
* acompanhar a execução
das políticas públicas estabelecidas pelo MPC/FNDE, bem como a adequada
destinação dos recursos públicos;
* verificar a existência
e a efetividade dos conselhos sociais com a atuação na área de educação.
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