Itapiúna localiza-se na microrregião de Baturité.
Com 18.626 habitantes (dados IBGE 2010).
O município dispõe de uma rede de escolas que atende
da educação infantil ao ensino fundamental, contando com 12 escolas municipais,
uma estadual e duas particulares. Sendo atendidos nas escolas municipais 3.791
alunos (dados parciais da matrícula 2013).
1
Justificativa
Mesmo não tendo na realidade do nosso município dados
que apontem de fato o trabalho e exploração infantil e de adolescentes,
reconhecemos a importância do programa Peteca na abordagem e promoção do
conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em nossa comunidade
escolar como forma de prevenção ao trabalho infantil e na proteção de nossos
adolescentes.
Contudo, já existe o Programa de Erradicação do
Trabalho Infantil _ PETI, através da Secretaria do Trabalho e Assistência
Social, que atende 160 crianças e adolescentes em situação de risco e
vulnerabilidade social. Porém, é imprescindível que enquanto município,
desenvolvamos os trabalhos propostos pelo Peteca de forma interligada, com
participação efetiva da Secretaria de Educação, Secretaria Trabalho e Assistência
Social, Secretaria de Cultura e
Secretaria de Saúde.
2
Objetivo Geral
Ø
Conscientizar a sociedade da real
importância da erradicação contra o trabalho e a exploração da criança e do
adolescente, promovendo uma reflexão para o fortalecimento dos direitos das
crianças e adolescentes, através da multiplicação e ampliação do saber.
3
Objetivos Específicos
Ø
Capacitar os profissionais da educação
para atuarem como multiplicadores do programa nas escolas municipais;
Ø
Desenvolver atividades relacionadas ao
processo de conscientização sobre a importância da divulgação do Estado da
Criança e do Adolescente nas escolas, tais como palestras, distribuição de
material de apoio, realização de eventos, debates nas escolas com temas
relativos ao Peteca, entre outros.
4
Metodologia
Desenvolver atividades que promovam
a conscientização acerca da importância do PETECA nas escolas, conforme
cronograma de atividades abaixo:
Cronograma de Ações do Programa Peteca no
período de março a junho de 2013
Ação
|
Período
|
Procedimento
|
Responsáveis
|
Culminância
|
Oficina
Estadual do PETECA.
|
05 e 06 de
março
|
Capacitação
dos coordenadores municipais na Oficina Estadual do PETECA.
|
MPT
|
Oficina
Estadual dos Coordenadores Municipais do PETECA.
|
Firmação do
comprometimento e parceria entre Secretarias Municipais de Educação,
Assistência Social e Cultura. Assim como Conselho tutelar e COMDICA.
|
Março
|
Reunião de
socialização das informações adquiridas na Oficina Estadual do PETECA.
|
Secretaria
Municipal de Educação.
|
Apresentação
do Programa PETECA a todas secretarias envolvidas..
|
Seleção e
adesão das Escolas que participarão do programa.
|
Março
|
Analise e
escolha das Escolas que mais se adéquam para aderirem ao PETECA.
|
Secretaria
Municipal de Educação.
|
Adesão
das escolas municipais que participarão
do PETECA no ano de 2013.
|
Planejamento
da Oficina Municipal.
|
Março
|
Definição da
metodologia a ser utilizada para o repasse das orientações recebidas na
oficina Estadual.
|
Secretarias
envolvidas.
|
|
Oficina
Municipal do Peteca.
|
Abril
|
Repasse das
informações adquiridas na Oficina Estadual, para os participantes da Oficina
Municipal.
|
Coordenador
Municipal do Peteca e demais representantes de cada secretaria envolvida.
|
Apresentação
do Programa PETECA às Escolas que desempenharão suas atividades.
|
Oficina do
Peteca nas 05 escolas que aderiram ao Programa.
|
Abril
|
Multiplicação
das informações adquiridas na Oficina Municipal, para os educadores participantes
das Oficinas em cada Escola.
|
Coordenadores
e professores capacitados na oficina municipal
|
Divulgação e
início dos trabalhos do PETECA nas Escolas do município. Com
Palestras, vídeos
e esclarecimentos na Oficina das Escolas.
|
Formação de
alunos multiplicadores nas escolas.
|
Abril / Maio
|
Palestra do
presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –
COMDICA
|
Coordenadores
das escolas;
Presidente do COMDICA;
|
Incentivo e
engajamento na participação de toda a comunidade escolar.
|
Palestras de
mobilização.
|
Abril / Maio
|
Palestras nas
escolas cadastradas no PETECA para envolvimento de todos os alunos e
professores no incentivo a elaboração das atividades. Com ênfase na
divulgação do ECA.
|
Todas as
secretarias envolvidas
|
Multiplicação
por meio de palestras de orientação pedagógica sobre os direitos da criança e
do adolescente.
|
Criação da Cartilha
de Combate ao Trabalho Infantil.
|
Abril / Maio
|
Abordagem do
Estatuto da Criança e do Adolescente _ ECA.
|
Coordenadores
das escolas e
professores.
|
Socialização
da cartilha confeccionada pelos alunos.
|
Preparação das
atividades a serem inscritas no prêmio Peteca.
|
Maio
|
Realização de
tarefas escolares, que demonstrem os conhecimentos adquiridos, por meio de
desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesias de
cordel e estórias em quadrinho.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA; Coordenadores Pedagógicos e professores das Escolas que
fazem parte do programa.
|
Escolhas das
atividades que irão concorrer ao Prêmio Peteca por cada escola inscrita.
|
Inscrição das
Escolas que irão concorrer ao Prêmio PETECA.
|
(data a ser
definida pela coordena-ção do PETECA)
|
Inscrição das
atividades previamente escolhidas das Escolas.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Participação
no Prêmio PETECA.
|
Evento para
divulgação de todas as ações desenvolvidas até período que antecede a Oficina
preparatória para o dia 12 de junho.
|
Maio / Junho
|
Exposição de
Faixas no Município abordando a temática do PETECA;
Apresentação
das atividades desenvolvidas em cada uma das Escolas inscritas no Programa.
|
Secretarias
envolvidas.
|
Evento
Municipal de exposição das ações desenvolvidas.
|
Elaboração do
Relatório
|
Maio / Junho
|
Detalhamento
de todas as atividades realizadas nas Escolas e nas demais secretarias que se
comprometerão no desenvolvimento no PETECA.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA.
|
Envio do relatório
das ações executadas em Itapiúna no Programa PETECA.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário