domingo, 28 de outubro de 2012

HISTÓRIA DE MARIA

Sou Maria. Minha história é igual a de muitas crianças pobres. Sou a mais velha de quatorze irmãos. Fui criada numa fazenda onde meu pai foi o primeiro morador a chegar para começar a desmatar, isso nos anos cinqüenta quando eu tinha  cinco anos. Minha mãe trabalhava muito lavava roupa e fazia pão para os trabalhadores. Como eu era a mais velha cuidava dos meus cinco irmãos pequenos. Para fazer a mamadeira eu subia em um banquinho, porque o fogão era muito alto e eu não alcançava me queimei muitas vezes. Eu cuidava da casa, se minha mãe chegasse do rio onde ela lavava roupa  e eu não tivesse feito tudo certinho apanhava e apanhava muito. Minha mãe batia tanto que as vezes passava compressa de salmoura com vinagre para tirar as manchas roxa isso quando não precisava tomar  penicilina  para não inflamar os machucados. O sonho do meu pai era que fosse costureira quando eu tinha onze anos, nos tínhamos uma vizinha que costurava, então  ela disse para o meu pai que me ensinava e não cobrava, em troca  eu  a ajudava  cuidando da casa e das crianças e quando terminasse o serviço ela me ensinava .Eu sempre chegava na casa dela 6hs da manhã, eu trabalhava o dia inteiro , na hora que eu terminava o serviço ela também não tinha mas vontade de ensinar, meu pai sempre achava que ela estava me ensinando, ele era um homem muito bom. Quando casei ia fazer  quinze anos ,logo vieram os filhos, seis ao todo , eram todos pequenos e meu marido foi embora com outra, trabalhei muito para criar meus filhos ,não tinha estudo então só podia trabalhar de domestica . Meus filhos tiveram que trabalhar muito cedo, mas mesmo sem muita cultura eu queria uma vida melhor para eles . Fiz todos estudar , trabalhavam e estudavam ,dos cinco porque uma morreu, só dois não fez faculdade .Voltei a estudar para ajudar um filho que vivia repetindo de ano, daí nunca mais parei de estudar ,terminei  o magistério  fiz um concurso para professora passei fui pra sala de aula. Ajudei meu filho e realizei meu sonho de estudar, sete anos atrás participei do projeto Professores do Brasil, fui classificada  em primeiro lugar no meu Estado  meu Projeto ficou entre os dez melhores do Brasil,  fui em Brasília receber o prêmio , para mim era um sonho eu chorei porque não acreditava que era eu quem estava ali , tenho orgulho da minha profissão. Hoje trabalho com criança de sete  e oito anos, estou sempre de olho para ver se não tem alguém  sendo explorado ou sendo judiado pela família.Quando olho para eles lembro meus filhos pequenos,  . Assim contei resumidamente um pouco da minha historia , não gosto de lembrar do passado. Por isso  deixei muita coisa sem contar.

* Maria é Professora no Município de ______________. Decidiu escrever um pouco de sua história de vida, para contribuir com luta pela erradicação do trabalho infantil, após refletir sobre esse grave problema social numas atividades do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil, promovido pela Fundação Telefônica (www.promenino.org.br), em parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor - Ceats (www.ceats.org.br) e o Ministério Público do Trabalho - Projeto MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil (www.mpt.gov.br). Se você também quer contribuir com essa luta, escreva para peteca2008@gmail.com.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário