quinta-feira, 1 de novembro de 2012

HISTÓRIA DE PRINCESA

Meu nome é ..., mas podem me chamar de Princesa, pois é assim que meus amigos me chamam. É um prazer compartilhar minha história de vida com vocês. O trabalho infantil é algo que só vai ser mudado com conhecimento por isso esse curso estar sendo muito importante e estou trabalhando isso com minhas crianças nas aulas de formação cidadã
 
Minha mãe trabalhou quando era criança, ela foi pra casa de uma madrinha com 8 anos de idade, com a promessa de que iria estudar coitada, mas chegando lá teve que trabalhar como doméstica, estudar ficou só na promessa, ela ficou lá até os 22 anos quando casou com meu pai, um viúvo já com cinco filhos, corajosa minha mãe, depois teve mais sete filhos. Tivemos uma infância difícil. Também, com tantas crianças, mas ela estava determinada que a gente não trabalharia, como ela trabalhou, apenas iriamos estudar, não foi fácil para ela coitada, trabalhava lavando roupas para fora, pra comprar nossos materiais da escola.
Aos 15 anos comecei a trabalhar em um lojinha da cidade pra ajudar minha mãe coitada, pois tinha pena em vê-la trabalhar tanto e ainda cuidar da casa e de nós, então  fui estudar à noite contra a vontade dela, mas não era fácil, estudar e trabalhar, meu rendimento escolar caiu, fiquei reprovada dois anos, mas não parei de trabalhar precisava do dinheiro e continuei estudando.
Minha visão de mundo era tão pequena naquela época! Quando se é adolescente queremos tudo pra ontem.Ainda não tinha terminado o ensino médio quando fiquei gravida. Aí a coisa mudou. Pensei,  não quero essa vida pro meu filho. Fui mandada embora do trabalho, sozinha, grávida e sem estudo, fui estudar em uma escola pra jovens e adultos em uma cidade vizinha. Terminei o ensino médio, queria que meu filho tivesse as oportunidade que não tive, que pudesse estudar, ter tempo pra brincar... Quanto mais conhecimento temos,  mais valorizamos as prioridades para nossos filhos.
Agora tinha outros sonhos, fazer uma faculdade, mas com um filho pequeno e sem emprego era difícil. Tomei a decisão mais difícil da minha vida: deixei meu filho com minha mãe e fui trabalhar e estudar, pra poder dar a ele todas as oportunidades que não tive. E consegui,  me formei em educação física. Hoje trabalho em uma escola do estado, meu filho hoje com 17 anos só estuda. Minha mãe também conseguiu, ... todos os filhos estudaram e se formaram.
 
* Princesa é Professora no Município de ______________. Decidiu escrever um pouco de sua história de vida, para contribuir com luta pela erradicação do trabalho infantil, após refletir sobre esse grave problema social numas atividades do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil, promovido pela Fundação Telefônica (www.promenino.org.br), em parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor - Ceats (www.ceats.org.br)  e Ministério Público do Trabalho - Projeto MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil  (www.mpt.gov.br). Se você também quer contribuir com essa luta, escreva para peteca2008@gmail.com.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário