O vídeo "Você viu a Rosinha? foi produzido pela Professora Célia Gurgel, da Universidade Federal do Ceara - UFC, em 2007. Conta a história de uma criança que é levada de sua casa, no interior, para a casa de sua madrinha, na capital. Um ano depois a mãe vai procurar a filha mas não a encontra. A história retrata a exploração de uma criança no trabalho infantil doméstico, um grave problema social ainda muito comum no Brasil.
Diga não ao trabalho infantil.
ResponderExcluirInfelizmente as estatísticas que temos sobre as crianças que são exploradas no trabalho infantil não são reais. Se as fossem, com certeza os índices seriam bem maiores. É lamentável ainda ocorrer isso tipo de coisa na sociedade do conhecimento.
ExcluirEu, com 10 anos fui levada para morar com uma TIA, onde passei 6 anos de minha vida fazendo toda atividade doméstica,inclusive cuidando de duas crianças, uma de 2 e outra de 4.Foi feita aos meus pais a promessa de que eu ira estudar, de fato estudei na escola e em casa ia dormir as 10 da noite depois de deixar tudo limpo, não conto as vezes que dormi sem tomar banho de tão cansada que estava...Fora isso fui explorada sexualmente pelo marido dela que o tempo todo dizia para eu não falar a ninguém pois meu pai nos mataria...então sei muito bem o que é ser explorada e isso continua acontecer até hg em nossos.32 anos se passaram e Não vejo grandes mudanças nessa direção em defesa da cr. nem do adolescente...Eis minha indignação
ExcluirTristes realidades de uma infância sem vida.Quantas Marias,
Excluirquantas Rosinhas exploradas, humilhadas e sofridas. Mais
sofrida fica a minha vida e o meu coração.
Que tristeza contemplar essa crueldade ainda vigente em nosso país .....tantas Rosinhas, infâncias perdidas !!!!
ResponderExcluirPor falta de informação, há ainda muitas famílias rural, que acontece isto hoje ainda em pelo seculo XXI, ainda é mais desumano a falta de compaixão .
ResponderExcluirAinda hoje infelizmente isso acontece em nosso meio é muito desumano.
ResponderExcluirQuantas mães já sofreram essa perda!
ResponderExcluirMilhares de Rosinhas seguem ainda esta sina neste país que somente agora dá sinais de sensibilização, de justiça.
ResponderExcluirPURA REALIDADE VAMOS DAR UM BASTA .DENUNCIANDO
ResponderExcluirTriste realidade!
ResponderExcluirmuito triste e desumano.
ResponderExcluirmuito triste e desumano.
ResponderExcluirA escola precisa buscar mais informações sobre sua clientela, não basta a frequência mas saber e conhecer os porquês..na indisciplina ,quanto aprendizado ,onde talvez esteja as causas,só reclamar não basta,justificativas precisam ser verificadas com mais rigor.Opinião pessoal com muita clareza e razão ,,,,
ResponderExcluirA pobreza não justifica a exploração do trabalho infantil. A ausência de informação e a subalternidade das famílias colocam crianças e adolescentes em situação de risco, quando deveriam ser protegidos.
ResponderExcluir