segunda-feira, 31 de outubro de 2022

ADOLESCENTES DA REDE PETECA DEBATEM PROJETOS SOBRE EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL, PROTAGONISMO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


Nesta segunda-feira (31/10), a Rede Peteca reuniu adolescentes de 10 municípios cearenses para debater sobre os direitos da criança e do adolescente e a prevenção à violação desses direitos. Os adolescentes fizeram breves exposições sobre os temas por eles considerados prioritários, como qualidade da educação,  saúde mental, participação e protagonismo e combate ao trabalho infantil, dentre outros. 

Qualidade da educação. Foi destacada a necessidade de mudança na metodologia educacional, com práticas pedagógicas atrativas e abordagem de temas relativos aos direitos de crianças e adolescentes, além da escuta dos alunos sobre os conteúdos e metodologias de ensino.

Saúde mental. Destacou-se os vários problemas relativos à saúde mental, como ansiedade, depressão e ideação suicida, bem como o agravamento desses problemas durante a pandemia. Foram apresentados propostas de projetos que serão desenvolvidos nas escolas para prevenção do problema.

Trabalho Infantil. Foram abordadas causas, consequências e políticas públicas para prevenção e enfrentamento do trabalho precoce.

Protagonismo. Foi destacada a necessidade de se garantir o protagonismo de crianças e adolescentes, com incentivo à participação deles/as nos debates relativos aos seus direitos.

Projetos. Alguns adolescentes apresentaram propostas de projetos para abordagem dos temas acima apontados em suas escolas, com a participação dos alunos e apoio dos coordenadores pedagógicos e professores. A adolescente Maria Eduarda (Salitre) informou que já tem um projeto sobre o tema e que a execução está prevista para a próxima quinta-feira (03/11). A adolescente Beatriz (Itapajé), por sua vez, informou que já tem um projeto projeto por meio do qual pretende compartilhar com os alunos dos 7º, 8º e 9º, os conhecimentos adquiridos nos espaços de protagonismo e participação.

Participantes.  Participaram da reunião adolescentes dos seguintes municípios: Acopiara (Letícia), Araripe (Murilo), Assaré (Lara), Crato (Mirela), Forquilha (Regina Estela), Granja (Yasmin), Itapajé (Betriz), Maria Eduarda (Salitre), Quixeré (Kely) e São Gonçalo do Amarante (Brena)

Próximos passos. No dia 04.11.2022, às 17h30,  será realizada nova reunião. Os adolescentes que se comprometeram a convidar outros alunos, de suas escolas e de outras escolas do município, para participarem da próxima reunião e possam se engajar e se empoderar sobre os temas debatidos pela Rede Peteca. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário