Qualidade da educação. Foi destacada a necessidade de mudança
na metodologia educacional, com práticas pedagógicas atrativas e abordagem de
temas relativos aos direitos de crianças e adolescentes, além da escuta dos alunos sobre
os conteúdos e metodologias de ensino.
Saúde mental. Destacou-se os vários problemas
relativos à saúde mental, como ansiedade, depressão e ideação suicida, bem como o agravamento
desses problemas durante a pandemia. Foram apresentados propostas de projetos que serão desenvolvidos
nas escolas para prevenção do problema.
Trabalho Infantil. Foram abordadas causas, consequências e políticas públicas para prevenção e enfrentamento do trabalho precoce.
Protagonismo. Foi destacada a necessidade de se
garantir o protagonismo de crianças e adolescentes, com incentivo à
participação deles/as nos debates relativos aos seus direitos.
Projetos. Alguns adolescentes apresentaram propostas
de projetos para abordagem dos temas acima apontados em suas escolas, com a participação
dos alunos e apoio dos coordenadores pedagógicos e professores. A adolescente
Maria Eduarda (Salitre) informou que já tem um projeto sobre o tema e que a execução está prevista para a próxima quinta-feira (03/11). A adolescente Beatriz (Itapajé),
por sua vez, informou que já tem um projeto projeto por meio do qual pretende compartilhar com os
alunos dos 7º, 8º e 9º, os conhecimentos adquiridos nos espaços de protagonismo
e participação.
Participantes. Participaram da reunião adolescentes dos
seguintes municípios: Acopiara (Letícia), Araripe (Murilo), Assaré (Lara),
Crato (Mirela), Forquilha (Regina Estela), Granja (Yasmin), Itapajé (Betriz),
Maria Eduarda (Salitre), Quixeré (Kely) e São Gonçalo do Amarante (Brena)
Próximos passos. No dia 04.11.2022, às 17h30, será
realizada nova reunião. Os adolescentes que se comprometeram a convidar outros
alunos, de suas escolas e de outras escolas do município, para participarem da próxima reunião e possam
se engajar e se empoderar sobre os temas debatidos pela Rede Peteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário