segunda-feira, 4 de julho de 2016

Relatório das Atividades da Campanha "Aracati Contra o Trabalho Infantil: Um NÃO à Exploração Invisível - 2016.



Oficina Socioeducativa realizada na escola da comunidade Morrinhos dia 15/06 com pais, professores e alunos. O momento foi realizado pelo AEPETI em parceria com o CREAS e escola. O mesmo contou com cerca de 25 pessoas.

Oficina socioeducativa realizada dia 20/06 com pais, professores e alunos da E. E. F. José Bernardo de Souza da comunidade Cajueiro.  O mesmo foi realizado pelo AEPETI em Parceria com o CREAS e a escola. Na oportunidade se fizeram presentes cerca de 15 pessoas. O objetivo da mesma, foi discutir e construir junto aos participantes o conceito de Trabalho Infantil, quais as principais formas de exploração, as reverberações que essa situação traz a vida dos jovens e o sentido da escolha do tema da campanha de Aracati.



Foram realizadas Oficinas no dia 21/06 nos SCFV de 03 a 06 e de 07 a 14 anos dos CRAS Fátima e Lourdes da cidade de Aracati. Participaram cerca de 15 jovens de cada SCFV. O evento foi realizado pelo AEPETI em parceria com o CREAS e os CRAS. Na oportunidade foram discutido com as crianças acerca das percepções delas sobre Trabalho Infantil e a apresentação de conceitos e exemplos de maneira lúdica, bem como sobre o significado do catavento e da escola ddo tema da campanha de Aracati, após esse momento, cataventos foram confeccionados para a Marcha dos cataventos.



Dia 22/06 - realização da Marcha dos Cataventos contra o Trabalho Infantil. Evento Realizado pela Secretaria de Assistência Social Trabalho e Renda Através do AEPETI e CREAS. O Mesmo contou com a participação dos CRAS, setores da educação, saúde e segurança pública.

O mesmo aconteceu nas principais ruas do centro comercial de Aracati – CE, com o intuito de distribuir material informativo e alertar a população de maneira geral sobre os riscos de submeter jovens e adolescentes a situação de trabalho infantil, bem como chamar atenção para a importância de assegurar os direitos da criança e adolescente como a educação e ao lazer e divulgar as atividades e sentido da Campanha realizada por Aracati em 2016.






Oficina socioeducativa realizada dia 23/06 com pais, professores e alunos da E. E. F. Margarida Gondim na Comunidade Outeiro.  Na oportunidade se fizeram presentes cerca de 30 pessoas. O objetivo da mesma, foi discutir e construir junto aos participantes o conceito de Trabalho Infantil, quais as principais formas de exploração e as reverberações que essa situação traz a vida dos jovens e ainda o sentido do tema da campanha escolhida por Aracati em 2016.





Dia 23/6 - Palestra na Associação de Moradores da comunidade Outeiro, com a participação de pais, alunos, cras, creas e comunidade em geral.


Oficina Socioeducativa realizada dia 23/06 com os Jovens do SCFV da comunidade Cajazeiras. O momento foi realizado pelo AEPETI em parceria com CRAS litoral e CREAS. Na oportunidade foi discutido com os jovens acerca da temática trabalho infantil, bem como este foi uma oportunidade para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo. O mesmo está produzindo um curta-metragem caseiro sobre trabalho infantil.


Oficina Sócioeducativa realizada na comunidade Córrego dos Fernandes dia 28/06 com a participação de pais, professores e alunos. O momento foi realizado pelo AEPETI em parceria com CREAS e escola e contou com a participação de cerca de 35 pessoas.


I Workshop de Empresários sobre o Trabalho infantil

Evento realizado dia 30/06 no auditório da Chega Mais Beach em Canoa Quebrada. O evento teve o intuito de dialogar acerca da presença do trabalho de crianças e adolescentes dentro das cadeias produtivas, bem como alertar e sensibilizar o empresariado, os setores e população de forma geral, sobre a responsabilidade social, ética e cidadã de abrir o mercado para o trabalho de jovens de forma regular e distanciar a mão-de-obra infantil do cotidiano das empresas do município de Aracati - CE. Participaram cerca de 80 pessoas e contou com a presença das autoridades Ana Cruz da STDS, Fátima Catunda, Secretária de Assistência Social do município de Aracati, Eurenice, Coordenadora Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Estado do Ceará, Marcos Viera Secretário de Turismo do Município e o Dr. Francisco Brito, Coordenador Nacional do PETI e das Medidas Sócio Educativas.

O evento contou, ainda, com representantes do Projeto Milagres (Quixaba), Recicriança, Projeto Criança De Luz, Setor Cadúnico, Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, Associação dos Estevãos (Canoa Quebrada), Associação Comunitária de Canoa, Setor de Trabalho e Renda, Selo UNICEF, COMPETI, CRAS Litoral, Lourdes e Fátima, CREAS, PETECA, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Vigilância Sócio-Assistencial, Secretaria de Turismo, Corpo de Bombeiros, Casa do Cidadão, NASF, Empresa Maris, ASDEC, Guarda Municipal e Resgate e Jovens do Programa Primeiro Passo.





(Encaminhado por Hérica Rodrigues de Sousa - Psicóloga 
Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI)





Nenhum comentário:

Postar um comentário