terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FLASHMOB CONTRA O TRABALHO INFANTIL NO RIO DE JANEIRO


Cerca de 100 adolescentes e jovens participaram do 5º Encontro Nacional do MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas), na semana passada, em Belford Roxo (RJ). Na  sexta-feira (25 de janeiro), eles  realizaram um flashmob (rápida manifestação coreografada) para sensibilizar os moradores do Rio de Janeiro sobre os prejuízos do trabalho infantil. Os participantes dançaram ao som da música “Criança não trabalha, dá trabalho”, sucesso do grupo Palavra Cantada. O flashmob aconteceu em três locais da cidade: Central do Brasil, Largo da Carioca e  Cinelândia. A ação teve o apoio da Fundação Telefônica.

Por ocasião do Censo 2010, o IBGE constatou a existência de 3,4 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho no Brasil, na idade de 10 a 17 anos. O número  é 13,44% menor do o constatado em 2000 (3,9 milhões), porém, quando se faz um recorte por faixa etária, consta-se que houve aumento na faixa etária de 10 a 13 anos, passando de 699 mil para 710 mil. 

O Rio de Janeiro, apesar de ser a Unidade da Federação com menor índice de trabalho infantil, o problema é preocupante, pois   houve um retrocesso na faixa etária de 10 a 13 anos: foram constadas 24 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho  no Estado, número 50% maior do que o verificado em 2000 nessa faixa etária (16 mil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário