A pequena íris
Em um pequeno reino chamado Efidia vivia Íris uma criança estudiosa, bonita e bondosa, porém ela sentia muita falta do seu pai que havia morrido quando ela tinha 3 anos. Ela vivia com a mãe que amava muito, más se sentia solitária por isso se casou novamente. O padrasto de íris nunca gostou muito de conversar e muito menos brincar, sempre vivia longe.
Até que um dia a mãe de íris faleceu e o padrasto de Íris passou a cuidar dela. E pouco a pouco foi se tronando uma escrava, primeiro cuidava de toda a casa, e conforme foi crescendo foi fazendo trabalhos cada vez piores. Passou a trabalhar numa, pequena horta de seu jardim e todo o lucro para o seu padrasto, que por sinal íris nunca recebeu nada em troca.
Com o passar dos anos foi crescendo ate ser prometida em casamento com um fazendeiro muito rico e famoso. Depois que se casaram o padrasto de íris morreu. Ela estava aliviada por se livrar de todo trabalho que exercia. Inconformada de saber que muitas outras crianças em seu reino sofriam o mesmo que ela tinha sofrido, foi se dirigir ao rei para pedir que proibisse que crianps trabalhassem, mais ele respondeu:
Mas como posso ordenar que crianças parem de trabalhar se a economia do meu reino vai crescer cada vez mais rápido.
Íris inconformada respondeu:
Mas vossa majestade crianças deveriam apenas brincar e estudar, e se nossa majestade implantasse uma boa educação no reino daqui a alguns anos colherá o que plantou e terá bons profissionais em seu reino, fazendo que ele se desenvolva mais rapidamente.
Então depois do discurso de Íris o rei não só proibia o trabalho infantil, mas construiu escolas para todas as crianças do reino.
Hoje em dia Efidia se tornou uma das cidades mais desenvolvida do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário