quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PREMIO MPT NA ESCOLA - CONTO DO MUNICÍPIO DE JURUTI-PA

MPT erradicando o trabalho infantil e conquistando sonhos


Em uma pequena cidade do interior, nascia Pedro Emanoel de Souza, filho de Eliete Souza e Emanoel Souza, o Pedrinho!, chamado assim carinhosamente pelos pais os quais eram humildes trabalhadores. Ao longo do tempo Pedrinho foi crescendo e com sete anos já ajudava seus pais, estudava pela manhã e à tarde fazia suas obrigações, depois ia brincar com seus colegas. Mesmo com as dificuldades financeiras Pedrinho era uma criança muito feliz e cheia de sonhos, pois seus pais o amavam muito.
Em um determinado dia os pais de Pedro receberam uma proposta de trabalho fora da cidadezinha onde moravam. Ao chegar o dia da viagem foram somente os pais de Pedro, ele ficou com sua vizinha, pois seus pais voltariam dias depois para buscá-lo. No entanto na volta aconteceu o inesperado, a maior tragédia que Pedro poderia sentir a vida toda, seus pais e o carro que os conduzia capotou na Rodovia e infelizmente os pais de Pedro faleceram. Quando a notícia chegou, Pedro ficou paralisado sem poder acreditar e quando se deu conta da situação chorou tanto que chegava a soluçar, caía aos gritos chamando por eles. Aquilo para ele era o fim, o fim de seus sonhos, da vida, de tudo.
Depois de tudo, Pedro foi morar com sua tia. No começo ia tudo bem, mas depois ele passou a sofrer nas mãos dela, pois começou a trabalhar muito. Mal chegava da aula e já tinha que limpar toda casa e o quintal. Depois saía para vender guloseimas que sua tia fazia. Se não vendesse tudo ou se ele comesse alguma coisa e não voltasse com o dinheiro certo apanhava muito e recebia castigos severos, sofria muito e chorava todas as noites sentindo a falta de seus pais.
A partir daí Pedro passou a faltar frequentemente nas aulas. Num certo dia a professora percebeu algo errado, pois ele sentava no fundo da sala e passava as aulas de cabeça baixa, havia uma enorme tristeza em seu olhar. A docente o interrogou, mas Pedro não falava absolutamente nada.
Em uma segunda-feira Pedro apanhou muito de sua tia e ficou com marcas em seu corpo e não foi para escola, mas logo no dia seguinte decidiu ir e seus colegas perceberam que ele havia apanhado e decidiram falar para a professora que ao término da aula o chamou para conversar. Ao chorar, Pedrinho contou tudo de mal que sua tia o fazia. A professora ficou muito comovida com a história de Pedro e decidiu comunicar à direção da escola, os quais juntamente com a coordenação denunciaram o caso e a tia de Pedro foi presa e com incentivo da escola o trabalho infantil foi erradicado da vida de Pedro e ele passou a participar do projeto MPT.  
Depois de tudo Pedro teve uma nova vida ao ser adotado por um casal que tinha parentesco com sua professora e desde então foi muito feliz, tendo uma vida normal e boa como toda criança merece ter: estudando, brincando e sendo muito feliz em sua nova família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário