domingo, 20 de agosto de 2017

I ENCONTRO NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2017 Fortaleza sediará o  I Encontro Nacional  e do II Encontro Cearense de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - ENAPETI.

O evento contará a participação de adolescentes e jovens de 100 municípios Cearenses e das 27 Unidades da Federação. Por ocasião do Enapeti será criado o Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti). 

O evento é uma iniciativa do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), do  Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE),  em parceria com o Comitê de Adolescentes na Prevenção e Erradicação de Trabalho Infantil (Canpeti), o Fórum Estadual pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará  (Feeti-CE) a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), a Rede Peteca Chega de Trabalho Infantil, dentre outras órgãos, entidades e movimentos envolvimento com a temática. 

Desde 2012 temos o Peteca tem articulado  a participação de adolescentes nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil no Estado do Ceará. 


Nesse sentido foram realizados, dentre outras, as seguintes as seguintes ações:



a) Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil (21 eventos, um em cada CREDE e em Fortaleza, com a participação de cerca de 300 adolescentes)



b) I Encontro Cearense de Adolescente pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ECAPETI)



c) Criação do Comitê de Adolescentes Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CANPETI)



d) Criação de Comitês Municipais (COMAPETI)



e) 8 Conferências Regionais sobre Trabalho Infantil, com a participação de 2 adolescentes por município



f) I Conferência Estadual sobre Trabalho Infantil (participação dos adolescentes eleitos como delegados nas conferências regionais).

Com a realização do Enapeti e a criação do Conapeti  fortaleceremos a participação de adolescentes na luta contra o Trabalho Infantil em todo o Brasil, a exemplo do que já ocorre em alguns estados, principalmente no Ceará. 

2 comentários:

  1. Parabéns a todos os participantes e organizadores do Encontro. Que outros venham, pois a luta continua. Abraços!
    Osvaldo Severiano

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos: os protagonistas, organizadores e profissionais.
    Que venham outros, pois a luta continua.

    ResponderExcluir