OFICINAL MUNICIPAL
Aos (14) quatorze dias do mês de abril de dois mil e onze, na Escola de Ensino Fundamental Urcesina Moura Cantídio, Localizada na rua Cel. Simplício Bezerra, 220- Centro, foram reunidos os coordenadores das nove escolas que irão participar do Peteca - Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da criança e do adolescente, resultante da parceria entre MPT e municípios e consiste em levar a abordagem do tema trabalho infantil ás salas de aula do ensino fundamental de escolas públicas municipais. Sendo contempladas inicialmente as seguintes escolas: Cazuza Bezerra, João Rodrigues Torres, Lira Maia Holanda, Rômulo Remígio, Professora Edite Maia Machado, Professora Maria do Socorro Maia, Virgílio Távora e Urcesina Moura Cantídio.
Aos (14) quatorze dias do mês de abril de dois mil e onze, na Escola de Ensino Fundamental Urcesina Moura Cantídio, Localizada na rua Cel. Simplício Bezerra, 220- Centro, foram reunidos os coordenadores das nove escolas que irão participar do Peteca - Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da criança e do adolescente, resultante da parceria entre MPT e municípios e consiste em levar a abordagem do tema trabalho infantil ás salas de aula do ensino fundamental de escolas públicas municipais. Sendo contempladas inicialmente as seguintes escolas: Cazuza Bezerra, João Rodrigues Torres, Lira Maia Holanda, Rômulo Remígio, Professora Edite Maia Machado, Professora Maria do Socorro Maia, Virgílio Távora e Urcesina Moura Cantídio.
Estiveram presentes ainda alguns convidados que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos da esfera municipal, sendo eles: Secretária de Educação do Município. Assistente Social, representantes do CRES, CRAS, Psicóloga,Conselho Tutelar, Projovem, Peti e Coordenadores Pedagógicos da SME, com o objetivo principal o conhecerem o programa e contribuir com a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes. Na ocasião a Coordenadora do Peteca Ana Lúcia Silva Oliveira, fez a apresentação do programa,salientando que o mesmo consiste na realização de um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, buscando dessa forma, intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Bem como a metodologia que será aplicada nesta primeira etapa. Portanto, podemos considerar que o encontro propiciou momentos de grande discussão a cerca da relevância da temática, bem como a realidade de nosso município.
FORMAÇÕES NAS ESCOLAS
Na terceira semana de abril de 2011, os coordenadores municipais das escolas participantes do programa, junto a sua equipe pedagógica, apresentou a proposta do programa, colocando o objetivo principal que é a Erradicação do Trabalho Infantil, sendo destacado além dos objetivos a justificativa e a metodologia que deverá ser utilizada no período de abril a agosto de 2011, possibilitando assegurar aos nossos educando vivenciarem uma fase tão significante que é a infância em sua essência, ou seja assegurar os direitos que lhes são amparados constitucionalmente.
No momento da formação os multiplicadores trabalharam com o material fornecido pala coordenação do programa, sendo estes: cd, cartilha: “Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando crescer”. e Manual com Orientações Pedagógicas, sendo orientados a inicialmente utilizar estes como suporte pedagógico, bem como o estatuto da criança e do adolescente, visto que o material para serem explorado em sala ainda não havia chegado. Posteriormente, foi proposto aos professores que irão desenvolver as atividades no período de abril a agosto de 2001 a elaborarem um plano de ação contendo as ações que devem colocar em pratica, de forma a favorecer uma conscientização do quanto a exploração do trabalho infantil é prejudicial as nossas crianças. Onde foram traçados: ações, objetivos período, responsáveis e local. Em continuidade ao andamento do programa, realizamos um novo momento de consolidação do plano de ação e construiu-se um municipal, onde foram consolidadas todas as idéia.
PLANO DE AÇÃO MUNICIPAL
PETECA – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTRA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
PLANO DE AÇÃO – PETECA 2011
Observação: Como o planejamento é flexível, faz se necessário destacar que o mesmo poderá sofrer algumas alterações
ATIVIDADES DO PROGRAMA DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA
Durante o primeiro semestre de 2011 foram desenvolvidos em sala de aula,
nas disciplinas de português, produção, artes, história religião e
educação física, vários momentos de atividades lúdicas, em algumas
turmas do infantil e nas turmas do 6º ao9º ano, tendo como temática a
Exploração do Trabalho Infantil.
Todas as modalidades propostas foram muito bem exploradas No
entanto, faz se necessário destacar uma que foi muito representada, sendo classificada na modalidade: artes visuais, submodalidade desenho, pois foi a produção que mais possibilitou as crianças do infantil ao fundamental se expressarem.Outros momentos e parceiros também serviram com suporte para o desenvolver das atividades programadas, entre eles podemos citar: entrevistas, debates e visitas com alguns representantes do Sistema de Garantia de Direitos. Desenvolvemos assim varias atividades como:
Ø Palestra sobre o projeto “PETECA”;
Ø Em sala de aula os professores trabalharam noticias de jornais;
Ø Artigos do Estatuto da criança e do adolescente;
Ø Textos sobre o tema do trabalho infantil;
Ø Texto sobre o tema exploração sexual de crianças;
Ø Realizamos uma oficina onde trabalhamos o material do DVD do “PETECA”
Produziram atividades envolvendo as modalidades propostas, sendo estas:
Artes Cênicas; Artes Visuais; Composição; e Literatura.
Ø Exploramos os vídeos e musicas proposto.
O momento final consolidou se com a culminância das produções, onde foram expostas e apresentadas todas as atividades produzidas a comunidade escolar e local.
A fase final das atividades concluiu se com a seleção das melhores
Produções, um momento muito complicado, haja vista que todas as
Produções representam uma grande importância, mas é algo
necessário. Inicialmente formou se a comissão local ( escolas ) e
posteriormente, em 05 de agosto, na secretaria municipal de educação, onde
de acordo com o regulamento proposto, selecionemos
as melhores produções a nível municipal.
OUTROS MOMENTOS
No que se refere as parcerias, a secretaria de educação em nome da coordenação do programa, desenvolveu parcerias com alguns seguimentos, entre eles destaca – se a Secretaria de cultura e desporto, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e alguns comerciantes. Com a conquista dessas secretarias, solicitamos que não permita que crianças sejam exploradas em qualquer tipo de trabalho, destacando isso quando os pais ou responsáveis solicitassem espaço para a venda, haja vista, que em alguns eventos presenciávamos algumas formas, como por exemplo, vendendo picolé, água e lanche. Ainda não é algo totalmente superado, mas já vencemos algumas barreiras. Sendo assim, podemos destacar que em nosso município de uma forma geral o programa muito contribuiu para uma melhor valorização dos direitos da criança e do adolescente.
No tocante ao dia 12 de junho as atividades foram realizadas ainda forma muito tímida, porém já foi um passo significativo, estas foram desenvolvidas nas próprias escolas, envolvendo educandos, educadores, coordenação pedagógica e núcleo gestor. Onde realizaram apresentações relativas à temática, exposições e debates.
Consideramos o momento muito rico, onde os educadores junto aos educandos perderam socializar as atividades já desenvolvidas, plantando inicialmente uma sementinha de esperança no coração de cada um, que no futuro será colhida, resultando em mudança, principalmente de barreiras culturais.
RELAÇÃO DAS ATIVIDADES ENVIADAS PARA A SELEÇÃO MUNICIPAL
NOME DAS ESCOLAS
|
AUTOTRES/ALUNOS
|
MODALIDADE
|
SUBMODALIDADE
|
EMEF CAUZA BEZERRA
|
FRANCISCO EDSON DE OLIVEIRA LIMA
|
ARTES VISUAIS
|
DESENHO
|
EMEF JOÃO RODRIGUES TORRES
|
JOSIANI PINHEIRO MAIA
|
ARTES VISUAIS
|
DESENHO
|
JOÃO PEDRO PINHEIRO MAIA
|
LITERATURA
|
POESIA DE CORDE
| |
JOSIANE PINHEIRO MAIA
|
LITERATURA
|
POESIA DE CORDEL
| |
EMEF LIRA MAIA HOLANDA
|
ROBERTO, YGOR, NTALICIO
|
ARTES VISUAIS
|
DESENHO
|
EMEF LUIS CÂNDIDO MACIEL
|
FRANCISCO VICTOR GOMES MARTINS
|
LITERATURA
LITERATURA
|
POESIA DE CORDEL
HISTÓRIA EM QUADRINHO
|
EMEF PROFESSORA EDITE MAIA MACHADO
|
FRANCISCO EDVANILSON REIS RODRIGUES (ZÉ GARAPA)
MARIA CAMILA ALMEIDA (SEVERINA)
FRANCISCO LEANDRO DE LIMA OLIVEIRA (FILHO DE SEVERINA E ZÉ)
CAREN MIKELLE DE MOURA (FILHO DE SEVERINA E ZÉ)
SABRINA ALMEIDA SILVA (PROFESSORA PRISCILA)
DAMINHA ALMEDA DE SALES (COORDENADORA CARMEM)
DEYVID DO NASCIMENTO COSTA (CONSELHEIRO)
JECILENE DE SOUSA OLIVEIRA ( ASSISTENTE SOCIAL )
JOSÉ JACKSOÉLIO LIMA PINHEIRO (FIGURANTE)
FRANCISCO IGOR SILVA NOGUEIRA
|
ARTES CÊNICAS
|
ESQUETE TEATRAL
|
EMEF PROFESSORA MARIA DO SOCORRO MAIA
|
JOSÉ RAI FERREIR BEZERRA
|
ARTES CÊNICAS
|
DESENHO
|
EMEF RÔMULO REÍGIO
|
FRANCISCA ERIKA SOUZA MAIA
CÍCERO DE OLIVEIRA GALDINO
,
RUTE SANTOS
ANDRESSA OLIVEIRA
|
ARTES VISUAIS
LITERATURA LITERATURA
|
DESENHO
POESIA DE CORDEL
POESIA DE CORDEL
|
EMEF VIRGÍLIO TÁVORA
|
ANA RITA S. GOMES
|
LITERATURA
|
CONTO
|
ANTONIA CILVANEIDE
CAVALCANTE DA SILVA
|
LITERATURA
|
CONTO
| |
MARIA KELLIANE GOMES
|
LITERATURA
|
CONTO
| |
ANA CARMELITA MARTINS CLAUDIO
|
LITERATURA
|
HISTÓRIA EM QUADRINHO
| |
MARIA JOCIANA
|
LITERATURA
|
POESIA DE CORDEL
| |
MARIA ANDREZA DIÓGENES CABÓ
|
LITERATURA
|
POESIA DE CORDEL
| |
ADRIANA DE LIMA
|
LITERATURA
|
POESIA DE CORDEL
| |
ANA RITA S. GOMES
|
LITERATURA
|
HISTÓRIA EM QUADRINHO
| |
MOISES GOMES ROGRIGUES
|
ARTES CÊNCAS
|
DESENHO
| |
MARIA SAMARA ALVES DA SILVA
|
COMPOSIÇÃO
|
MÚSICA
| |
EDILENE LÔBO MARTINS
|
COMPOSIÇÃO
|
MÚSICA
| |
ANTONIO JEIMISON FERREIRA DIOGENES
|
COMPOSIÇÃO
|
MÚSICA
| |
MARIA ANDREZA DIÓGENES MONTEIRO
|
LITERATURA
|
PARODIA
| |
DANIELE DE LIMA NOGUEIRA
|
COMPOSIÇÃO
|
MÚSICA
|
ANDREIA DE LIMA NOGUEIRA
|
COMPOSIÇÃO
|
MÚSICA
| |
EMEF URCESINA MOURA CANTÍDIO
|
FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA
|
LITERATURA
|
POESIA DE CORDEL
|
PEDRO HENRIQUY GOMES
|
ARTES VISUAIS
|
DESENHO
| |
JOSÉALISSON CHAVES MOURA
|
ARTES VISUAIS
|
PINTURA
| |
MARILIA GOMES PEREIRA
|
ARTES VISUAIS
|
HISTORIA EM QUADRINHO
|
COMISSÃO RESPONSAVEL PELA SELEÇÃO MUNICIPAL DAS PRODUÇÕES
NOME
|
FUNÇÃO
|
FORMAÇÃO
|
ANA LÚCIA SILVA OLIVEIRA (COODENADORA DO PROGRAMA)
|
( COODENADORA
DO PROGRAMA)
|
LICENCIATURA ESPECIFICA EM PORTUGUES
|
MARIA INEZ FERREIRA FARIA
|
COORDENADORA PEDAGOGICA
|
ESPECIALIZAÇÃO EM LETRAS E POS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA
|
MARIA LUCIENE MAIA FREIRA
|
COORDENADORA PEDAGOGICA
|
ESPECIALIZAÇÃO EM LETRAS E POS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA
|
MARIA NÚBIA COSTA DANTAS
|
COORDENADORA PEDAGOGICA
|
COORDENADORA PEDAGOGICA
|
DACILIO PEREIRA DA COSTA
|
TECNICO DA SECRETARIA DE CULTURA
|
DESENHISTA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário