quinta-feira, 19 de novembro de 2020

ENCONTRO NACIONAL DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO NO BRASIL - 2020

O Encontro Nacional das Escolas Associadas da UNESCO de 2020 será realizado no período de 30 de novembro a 4 de dezembro. Será uma edição especial, virtual e gratuita, porém, com as todas as características dos eventos presenciais realizados em anos anteriores.

Estão confirmados convidados internacionais de alta expressão, como Antônio Nóvoa (Portugal) e José Maria Avilés Cortez (Espanha), além de representantes das Escolas Associadas de outros países.​ 

Acontecerão trocas de experiências em seções específicas, além de oficina para preparar as escolas para o ano de 2021, quando serão comemorados pelos menos seis anos internacionais:​

  • Ano Internacional da Paz e da Confiança;
  • Ano Internacional da Economia Criativa;
  • Ano Internacional da Erradicação do Trabalho Infantil;
  • Ano Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável;
  • Ano Internacional da Restauração de Ecossistemas;
  • Ano Internacional das Frutas e Vegetais.

As atividades serão distribuídas de forma a permitir a maior participação possível de todos/as. 

 Segue com a link Ficha de Inscrição

 

 PROGRAMAÇÃO 


30/11 (segunda-feira)

14h às 15h: Vivências e Experiências 1 - A educação que vence distâncias: projetos das escolas 2020: nesta seção, quatro escolas públicas e particulares da Rede PEA-UNESCO compartilham suas boas práticas durante a pandemia com as demais escolas associadas. O que foi possível fazer, quais os desafios e como foram superados?

16h às 17h: Oficina 1: Ano Internacional da Erradicação do Trabalho Infantil: entre os efeitos dramáticos da pandemia, está o provável recrudescimento do trabalho infantil. Nesta oficina, os educadores conhecerão mais sobre as propostas de anos internacionais definidos pela UNESCO para 2021, e terão subsídios para que as escolas associadas e candidatas possam desenvolver seus próprios projetos no próximo ano.

17h às 18h: Oficina 2: Década Internacional da Restauração de Ecossistemas: tão urgente como buscar preservar o ambiente e trabalhar pela restauração de ecossistemas já atingidos pela ação humana. Nesta oficina, os educadores conhecerão mais sobre as propostas de anos internacionais definidos pela UNESCO para 2021, e terão subsídios para que as escolas associadas e candidatas possam desenvolver seus próprios projetos no próximo ano.

 

 

01/12 (terça-feira)

14h às 15h: Vivências e Experiências 2 - As nossas escolas públicas e o IDEB: práticas a compartilhar: muitas escolas públicas associadas da Rede PEA-UNESCO relataram seus avanços no IDEB, recentemente. Convidamos esses educadores para mostrar o que fazem, dividindo com as demais escolas públicas e privadas suas experiências inspiradoras.

16h às 17h: Oficina 3: Década Internacional da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável: os oceanos vêm sendo gravemente impactados pela ação humana e deles depende o nosso futuro. Nesta oficina, os educadores conhecerão mais sobre as propostas de anos internacionais definidos pela UNESCO para 2021, e terão subsídios para que as escolas associadas e candidatas possam desenvolver seus próprios projetos no próximo ano.

17h às 18h: Oficina 4: Ano das Frutas e Legumes: em mundo que precisa aprender a consumir menos carne para se tornar mais sustentável, conhecer a importância e valorizar o consumo de frutas e legumes é essencial. Nesta oficina, os educadores conhecerão mais sobre as propostas de anos internacionais definidos pela UNESCO para 2021, e terão subsídios para que as escolas associadas e candidatas possam desenvolver seus próprios projetos no próximo ano.

02/12 (quarta-feira)

10h às 11h: Mesa de abertura: teremos, como em todos os encontros nacionais, um momento solene de abertura, adaptadas para a dinâmica das lives. Vamos receber a Representação da UNESCO no Brasil, coordenadores nacionais de países que nos acompanham e outros convidados. Em seguida, a Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero Gomes, falará sobre o trabalho da UNESCO durante a pandemia.

11h às 12h: Os futuros da Educação, por Antônio Nóvoa: a UNESCO lançou um debate global sobre o futuro da Escola e da Educação. Não devemos apenas nos conformar em buscar um ponto de retorno ao que havia antes da pandemia, mas trabalhar por uma educação mais justa, igualitária e pronta para responder aos desafios do século XXI. Este será o tema da conferência inaugural, sob responsabilidade de um dos grandes educadores de nosso tempo, o pesquisador Antônio Nóvoa.

14h às 15: Vivências e Experiências 3 - Parcerias internacionais e nacionais das escolas associadas: cada vez mais, as escolas associadas procuram trabalhar juntas, desenvolver projetos em parceria, de caráter internacional e nacional. Nesta seção, vamos conhecer quatro propostas em curso, que fortalecem o sentido de uma rede baseada nos valores da UNESCO.

16h às 17h: A Rede PEA. UNESCO no Brasil - uma trajetória em busca da identidade: esta será uma importante mesa-redonda para compreendermos o movimento da Rede PEA-UNESCO no Brasil, desde o início dessa gestão, avaliando nossas conquistas, nossos desafios e, principalmente, as possibilidades que se abrem para o futuro.

17h às 18h: Oficina 5: Ano Internacional da Paz e da Confiança: a cultura da paz é um dos alicerces do Programa das Escolas Associadas da UNESCO e um dos temas preferidos pelas escolas, em todo o mundo. Nesta oficina, os educadores conhecerão mais sobre as propostas de anos internacionais definidos pela UNESCO para 2021, e terão subsídios para que as escolas associadas e candidatas possam desenvolver seus próprios projetos no próximo ano.

 

03/12 (quinta-feira)

10h às 10h30: Visões do futuro: ampliando o tema da abertura, nesta mesa-redonda veremos como diferentes países estão discutindo sobre a Educação pós-pandemia. Será uma excelente oportunidade para conhecermos os desafios educacionais de cada país e os caminhos que estão sendo buscados.

11h às 12h: Fazendo parte da Rede PEA UNESCO – conheça o Guia das Escolas Membro: no ano passado, a Coordenação Internacional da Rede PEA-UNESCO no Brasil publicou o Guia das Escolas Membro, que foi traduzido e será enviado a todas as escolas associadas e candidatas. É fundamental que todos o conheçam para garantir a identidade do programa e o compromisso firmado com a UNESCO desde o ato de manifestação de interesse.

14h às 15h: Vivências e Experiências 4 - como as escolas se preparam para 2021: se o ano de 2020 representou um imenso desafio para todas as escolas, no Brasil e no exterior, o próximo ano também ainda traz interrogações sem respostas claras. Como as escolas podem se preparar para 2021? Conheceremos quatro abordagens apresentadas pelas convidadas.

16h às 17h: Mesa-Redonda Avaliação Formativa: uma das questões em aberto para o final de 2020 e para os próximos anos é a construção de um sistema de avaliação mais justo, que contribui para a aprendizagem de cada aluno. Conheceremos, nesta mesa-redonda, as visões da OCDE, por meio do programa Pisa for Schools, e do Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) do Escritório Regional da UNESCO no Chile.

17h às 18h: Oficina 6: Ano Internacional da Economia Criativa: O futuro das crianças e jovens de hoje passa por um mundo em que a economia funciona sob novos parâmetros. É essencial conhecer as mudanças socioeconômicas e entender as possibilidades abertas para todos no mundo da economia criativa. Nesta oficina, os educadores conhecerão mais sobre as propostas de anos internacionais definidos pela UNESCO para 2021, e terão subsídios para que as escolas associadas e candidatas possam desenvolver seus próprios projetos no próximo ano.

 

04/12 (sexta-feira)

10h às 10h30: Pedagogia de Cuidados, por José Maria Avilés. O retorno das aulas presenciais não implica apenas em retomar a aprendizagem acadêmica. As escolas estão diante do grande desafio de acolher crianças e jovens que passaram muitos meses longo do espaço educativo, e viveram de diferentes maneiras os traumas da pandemia. O pesquisador José Maria Avilés, da Universidade de Valladolid (Espanha), um dos maiores especialistas mundiais em convivência escolar, é nosso convidado para falar do que chama de uma Pedagogia de Cuidados.

11h às 12h: A BNCC e valores da UNESCO: a pesquisadora e ex-secretária da Educação Básica, Kátia Smole, e o Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional da Educação, Ivan Cláudio Pereira Siqueira, atualizam as discussões sobre a implantação da BNCC. Além das definições gerais, trazem também um olhar sobre a correlação entre as competências definidas na BNCC e os valores da UNESCO.

14h às 15h: Educação e diversidade: o que todos temos a aprender com a educação indígena, quilombola e do campo: o pesquisador André Lázaro coordena essa mesa-redonda em que são divulgados resultados de pesquisas recentes sobre as boas práticas comunitárias de escolas indígenas e quilombolas, mostrando a essencial interligação entre comunidade e escola.

16h às 17h: O educador como construtores de futuro: na conferência de encerramento, teremos um diálogo inspirado com dois pensadores do mundo que vem por aí: o roteiro, diretor de TV e professor, João Alegria, gerente da Fundação Roberto Marinho, e o físico e doutor em Cosmologia, Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro.


 

 

 

 

 

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