O lançamento aconteceu no cruzamento da Avenida Mário Homem de Melo com Avenida Venezuela, nesta quarta-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a partir das 08: 00 h, com a realização de uma grande panfletagem no local.
A Campanha tem por objetivo conscientizar a sociedade quanto aos malefícios do Trabalho e da Mendicância Infantil nas ruas da Capital Roraimense.
Segundo a Auditora-Fiscal do Trabalho, Thais Castilho, adquirir produtos ou serviços ou dar esmolas somente contribui para que crianças e adolescentes permaneçam nas ruas. O correto é encaminhar esta criança ou adolescente aos serviços que necessita, justamente para que a mesma não precise laborar ou mendigar para sobreviver.
Atualmente, a maioria de crianças e adolescentes que laboram em Boa Vista/RR são imigrantes de origem venezuelana vindas para o Brasil em razão da crise econômica e social que aquele país enfrenta.
Crianças e adolescentes que trabalham ou mendigam nas ruas estão expostas a diversos riscos e danos à sua saúde tais como, atropelamentos, assédio sexual, consumo de álcool e drogas, insolação, violência etc.
Assim, a campanha visa identificar crianças e adolescentes que forem encontradas trabalhando ou mendigando nas ruas a fim de estender a eles os serviços de assistência social, educação e saúde. Para isso, todos os casos identificados nas ruas são encaminhados à Divisão de Proteção da Criança e do Adolescente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima que encaminha cada criança e adolescente abordado ao serviço que necessita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário