quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA DO PETECA SERÁ CONTADA HOJE NO TEDX FUNDAÇÃO TELEFõNICA


O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE), Antonio de Oliveira Lima, é um dos convidados para participar de solenidade da TEDx Telefônica, com fala de 18 minutos (15:40h às 15:58h), em solenidade realizada nesta quinta-feira (5/12), no palco do Teatro Vivo (SP). Na ocasião, ele apresentará sua história, mostrando como transformou a infância vivida no Sertão do Ceará numa longa jornada em defesa dos direitos da criança e do adolescente e contra o trabalho infantil, com destaque para o Peteca (Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).

A história de vida do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, no Ceará, Antonio de Oliveira Lima, ficou entre as oito mais votadas no concurso promovido pela Fundação Telefônica. Os oito nomes eleitos entre as 32 personalidades que concorreram ao prêmio serão apresentadas ao vivo.
Antonio Lima é apresentado como personalidade que “transformou a infância, vivida na zona rural cearense, no início de uma longa jornada em defesa dos direitos da criança e do adolescente e pela erradicação do trabalho infantil em todo país”. A Fundação Telefônica apresenta histórias inspiradoras de pessoas que romperam barreiras fizeram tudo de forma diferente. 
O procurador-chefe do MPT-CE recebeu 1.165 votos. A Agência Radio Web (Radio MPT) produziu uma reportagem sobre a sua história. “A matéria teve grande repercussão. Foi reproduzida por 149 Rádios de 140 cidades, que juntas somam uma população de 42 milhões de habitantes”, destaca.
SOBRE O PRÊMIO
O TEDx Fundação Telefônica nasceu da vontade de apresentar histórias reais protagonizadas por pessoas que transformaram sua realidade e a de muitas outras de seu entorno por meio dos projetos da Fundação Telefônica Vivo.
A Fundação Telefônica apoia o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). O Peteca é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Secretarias Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente. 
Lançado em outubro de 2008, pela Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará, o Peteca já contou com a adesão de 135 dos 184 municípios cearense, envolvendo mais de 2 mil escolas, 15 mil professores e 400 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário