Mais três de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e profissionais da rede de proteção de todo o Brasil, principalmente do Ceará (57%), participaram de uma roda de conversa sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, na noite desta sexta-feira, 11 de fevereiro. O evento foi transmitido, ao vivo, no canal da Rede Peteca, no Youtube, e contou com a mediação do Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. Os participantes que assinaram a lista de presença receberão certificados de participação, nos próximos dias.
A iniciativa faz parte da formação continuada que a Rede Peteca está promovendo com o objetivo de capacitar os atores da Rede Protetiva para prevenir e combater as violações de direitos de crianças e adolescentes, dentre elas o trabalho infantil, a violência sexual, a evasão escolar, o bullying, a violência doméstica e a gravidez na adolescência.
O primeiro evento da série, realizado no dia 28 de janeiro, abordou as conexões entre trabalho escravo e o trabalho infantil, e contou a participação de mais de cinco mil pessoas ao vivo, além de outras 12 mil que acessaram a plataforma durante ou após o evento, totalizando quase 17 visualizações.
Na sequência, a enfermeira Verônica Dias Aragão, do município de Forquilha-CE, falou sobre a semana itinerante nas escolas, realizada no município, com ciclo de palestras e rodas de conversas com os adolescentes. Participaram das atividades psicólogos, professores e diretores escolas. Contou-se com a presença de grávidas. Os participantes apresentaram sugestões para atrair as adolescentes e melhorar o atendimento. Foi sugerido a criação do dia do laboratório na escola, onde os profissionais da saúde possam ouvir os adolescentes e colher suas demandas relativas à saúde. A proposta foi acolhida. Será feito um projeto para pô-la em prática. Na avaliação da enfermeira Verônica, muitas adolescentes têm debatido o assunto, mas continuam acontecendo novos casos de gravidez de adolescentes, o que evidencia a necessidade de intensificar as ações de conscientização. Cerca de 15% a 16% dos casos de gravidez registrado no Município de Forquilha, em 2021, foram de adolescentes; a meta do Selo Unicef é reduzir esse percentual para 13% até o prazo final da atual edição Selo (2024). Verônica afirmou, também, que, na maioria dos casos, o pré-natal das adolescentes grávidas começam muito tarde, pois muitas tentam esconder a gravidez enquanto podem, com receio de rejeições na família e preconceitos na sociedade.
Ao longo da roda de conversa foram apresentados três vídeos, sendo um enviado por uma criança e dos enviados por adolescentes da Rede Peteca, as quais não puderam falar ao vivo, em razão de problemas na conexão de internet ou do surgimento de outros compromissos.
O primeiro vídeo apresentado foi da adolescente Ana Karolina Chaves Sousa, de 14 anos, aluna de 9º ano, na Escola Francisco Galvão de Oliveira, do Município de Morada Nova-CE. Ela falou sobre as consequências da gravidez precoce.
Click aqui para assistir ao vídeo da Ana Karoline |
O segundo vídeo foi enviado por Regina Estela Martins Duarte, 11 anos, aluna do 7º ano, na Escola Manoel Mendes Ferreira, do Município de Forquilha-CE. Ela enfatizou as causas da gravidez precoce, que está relacionada com vários fatores, como a menstruação cada vez mais cedo, desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos, baixo nível financeiro e social, famílias com outros casos de gravidez precoce, conflitos e mau ambiente familiar.
Click aqui para assistir ao vídeo da Regina Estela |
Por fim, apresentou-se o vídeo gravado pela adolescente Alzira Luiza, de 14 anos, aluna do 9º ano, na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, do Município de Cascavel-CE. Alzira falou sobre as medidas de prevenção, as consequências e o fundamento legal da semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência.
Click aqui para assistir ao vídeo da Luíza Alzira |
Comentários no Chat
Durante o evento foram apresentados 2.245 comentários no chat, no Canal da Rede Peteca, no Youtube, sendo a maioria trazendo reflexões sobre o tema e/ou elogiando a iniciativa. Para ilustrar a participação do público, transcrevemos, abaixo, três desses comentários:
“Maravilhosa e proveitosa esta roda!! Escola Felipe Gomes Ribeiro Missão Velha, Ceará”. Rosomar Carvalho
"Essa temática é de extrema importância e ver essa garotada atuando é de encher os olhos... parabéns”. Deusire Sangalo
"Parabéns a todos os palestrantes!!! Excelentes Explanações" e ver essa garotada atuando é de encher os olhos... parabéns”. Silvana Soriano
Nenhum comentário:
Postar um comentário