sábado, 2 de junho de 2018

Colaboração pela educação: Ceará e Espirito Santo são apontados como bons exemplos


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Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford analisou a diferença na evolução do aprendizado em matemática entre os estados brasileiros. Ele chegou à conclusão que o regime de colaboração entre estados e municípios é uma das causas mais prováveis para os ganhos elevados de aprendizagem observados em alguns territórios.

O Ceará é o estado mais exitoso na implementação da cooperação com municípios. Apesar de ser o quinto  mais pobre do pais, o Estado conseguiu os maiores ganhos absolutos desde a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e garantiu que todos os seus 184 municípios alcançassem a meta proposta pelo Governo Federal. 

Esses resultados foram alcançados por meio de um apoio sistêmico às redes municipais, implementando ações para fortalecer a prática docente, combinadas com um bom modelo de governança e mecanismos de incentivo que alinham a visão dos atores para o que é mais importante: a melhoria da aprendizagem das crianças.  A pesquisa produzida pelo Instituto Natura em parceria com a FGV e o professor Fernando Abrucio detalha todos esses mecanismos. Acesse o estudo nesse link. 

Inspirados pelo caso cearense, o Espírito Santo está implementando um ambicioso programa de regime de colaboração. Após pouco mais de um ano, o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo já conta com 75 dos 78 municípios do estado e implementou diversas ações junto às redes municipais, desde a distribuição de material didático para alfabetização e realização de formação de professores, até a implementação de sistemas de gestão escolar e repasse de recursos para construção de creches.

Fonte: Estadão

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