domingo, 14 de julho de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PETECA EM 2013 NO MUNICÍPIO DE URUBURETAMA

A Secretaria Municipal de Educação/Uruburetama, situada no Alto São João- Centro, CEP: 62650-000; CNPJ: 07.623.069/ 0001-10, o seu corpo docente sendo  composto pela Secretaria Municipal: Marilia Barbosa de Vasconcelos e a                                                                       coordenadora do projeto PETECA: Celma Martins da Silva.    
Dada a natural necessidade de sensibilizar a comunidade escolar e família à cerca da exploração do Trabalho Infantil, refletindo sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente assim estratégia de cooperação e transformação social.  
     O Projeto proporcionou  ao corpo discente das escolas contempladas a discutirem  sobre o contexto de suas casas, visando o impacto do trabalho infantil na vida das crianças e adolescentes na sua relação com a família, escola e sociedade    .       
      Acreditamos na pratica pedagógica que desperte nos alunos o desejo de aprender, que produza sujeitos pensantes, senhores capazes de aprender e transformar-se produzindo a historia.
       Aos 14 de julho de dois mil e treze, foram recolhidos os trabalhos realizados pelas escolas que participam ativamente do PROJETO PETECA (Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente), alcançando o objetivo principal que era conhecer o programa e contribuir com a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.
     Partindo do pressuposto de que a educação para a cidadania requer efetivo exercício do pensar, saber, fazer, estimulamos a comunidade escolar a desenvolver atividades diversificadas com palestras, oficinas, oficinas, concursos e o Dia da cultura, fundamentado na conscientização da Erradicação do Trabalho Infantil.              
         Este programa é valioso, pois além de despertar na sociedade a conscientização da importância da garantia do direito a educação para crianças e adolescentes, visando um futuro melhor, também  para estimular a execução de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, além de despertar o olhar curioso e critico dos alunos em relação os direitos da criança e do adolescente.
       Ao trabalhar a sensibilidade dos alunos, tanto a valorização do trabalho em grupo, quanto o respeito as diferenças certamente a escola estará formando cidadãos mais justos.
         Por tudo, vivenciando e construindo é possível afirmar os objetivos delineados inicialmente foram alcançados. Sendo assim, o programa é de grande valia, pois, todos os envolvidos aprenderam um com o outro, estreitaram os laços, tanto familiares quanto sociais e, juntos, contribuíram para a erradicação do trabalho infantil. E quem sabe, assim poderemos mudar, positivamente, o rumo da nossa historia.      


ANEXO 1
ÓRGÃOS ENTIDADES E AUTORIDADE QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA:
·         PREFEITURA MUNICIPAL,
·         SECRETARIA EDUCAÇÃO,
·         SECRETARIA SAÚDE,
·         SECRETARIA ASSISTENCIA SOCIAL,
·         CRAS,
·         CREAS,
·         PETI,
·         CONSELHO TUTELAR,
·         MPT,
·         NUCLEO GETOR DAS ESCOLAS.
ANEXO 2

AVALIAÇÃO GERAL DO PROGRAMA (PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS)
·         PONTOS POSITIVOS:

Gerou uma prática educativa, que como eixo a formação do cidadão, critico autônomo participativa, visando uma melhoria de sua aprendizagem. Acreditamos que somos engenheiros na construção de um mundo melhor onde cada aluno seja capaz de realizar suas  próprias  indagações. Dessa maneira estamos contribuindo para construção de uma sociedade mais justa e igualitária garantindo assim o acesso à permanência e o sucesso dos alunos. Livres de qualquer tipo de exploração causada por agentes internos ou externos a família. A disponibilidade das secretarias municipais em ajudar e todos que fizeram parcerias
PONTOS NEGATIVOS:

A maior dificuldade foi quebrar paradigmas que estão enraizados na cultura dos cidadãos, principalmente na zuna rural onde é comum as crianças fazerem trabalhos braçais e se tonarem ajudantes na renda familiar.
Falta de recursos financeiros destinados ao projeto.


ANEXO 3
CRONOGRAMA DAS OFICINAS
LOCAL: Polo de Atendimento                                                     DATA: 13/05/2013
HORARIO
ATIVIDADES
PALESTRANTE/FACILITADOR
08h00min
Acolhida.
Todos
08h15min
Abertura Oficial
Secretaria de Educação Municipal, Secretaria de Ação Social, Cras, Creas, Sr. Juiz de Direito.
09h00min
Coffee Break
Todos
09h30min
Apresentação do Vídeo sobre o PETECA.
Cursos
10h00min
Informações sobre os trabalhos a serem realizados nas escolas.
Coordenadora Municipal do PETECA: Celma Marques
10h30min
Finalização com o Plano de Ação Escolar
Coordenadores e Professores
11h15min
Encerramento
Todos



AÇÃO
OBJETIVO
RESPONSAVEL
DATA
LOCAL
AVALIAÇÃO
01
Palestras
Conscientizar a turma da importância da erradicação do trabalho infantil
Coordenador e professores
03/06
Na escola
Debates
02
Oficinas de contos, desenhos, paródias e estórias em quadrinhos.
Promover momentos de inspiração e criação à turma
Coordenador e professores
04/06
Na escola
Apresentação dos trabalhos realizados.
03
Concurso de poesias
Aguçar nos alunos a valorização e criação de poesias.
Coordenador e professores.
05/06
Pátio da escola
Confecção de cartazes.
04
Concurso de poesias
Desenvolver nos educandos interesses pelas artes visuais.
Coordenador e professores.
06/06
Pátio da escola
Exposição dos trabalhos produzidos.
05
 H. Q. Digital tema: Exploração do trabalho Infantil.
Aguçar a turma a importância de eliminarmos o trabalho infantil.
Coordenador  e professores.
07/06
No laboratório de informática.
Exposição dos trabalhos produzidos.
06
Dia D. da Cultura na escola
Valorizar os trabalhos produzidos pelos alunos.
Coordenador  e professores.
08/06
Pátio da escola.
Seleção dos melhores trabalhos produzidos.
07
Debate com os professores e Núcleo Gestor.
Expor suas opiniões a cerca do tema em desenvolvimento.
Coordenador  e   professores.
12/06
Na escola
(Auditório)
Exposições de opiniões.
08
Apresentação do tema para os alunos.
Despertar nos alunos a importância da eliminarmos o trabalho infantil.
Diretora, coordenador e professores.
13/06
Na escola
(Auditório)
Debate a cerca do tema.
09
Execução dos trabalhos.
Desenvolver a criatividade.
Alunos
17/06
Na escola
(Auditório)
A criatividade
10
Planejamento de metodologias
Planejar ações a serem desenvolvidas.
Coordenador e professores.
18/06
Na  escola
(Auditório)
Planejamento das ações.

11
Atividades diversificadas
Expor por meio de diversas atividades suas opiniões.
Alunos
19/06
Na escola
(Auditório)
Exposição de atividades.
12
Apresentação de todos os trabalhos
Apreciar os trabalhos desenvolvidos.
Alunos
20/06
Na escola
(Auditório)
Apresentação dos trabalhos.
13
Avaliação do projeto
Avaliar as ações do projeto.
Núcleo gestor e professores
21/06
Na escola (Auditório)
Avaliação das ações.
14
Entrega dos resultados dos trabalhos
Apreciar os trabalhos de cada escola.
Núcleo gestor, professores.
25/06
Secretaria de educação
Apreciar as ações.




ANEXO 4
ESCOLAS
COORDENADORES
PROFESSORES
EEIF FRACESCO SELENE PERTERNAZZ
MARIA ELINETE QUINTO MATOS
ANA CÉLIA MONTE GONÇALVES
EEF CEL. JOÃO DE PAULA FILHO
PAULO HENRIQUE BARBOSA RODRIGUES
FRNCISCO ADALBERTO DE PAULA SANTOS
EEIF LEONOR ROCHA E SILVA
MARIA ALIANE PIRES DE FREITAS
MARCILENE DE S. TEIXEIRA CASTRO
EEIF IOLANDA PINHEIRO HOLANDA
MARIA DE FATIMA SERPA CHAVES BERNARDO
VALTERLÃNDIO PINHEIRO DE SOUSA
EEIF  JOAQUIM BARROSO BRAGA
ELIONEIDA RODRIGUES EUFRASIO DE CASTRO
MARAIZA KEILA SOUSA ROCHA
COL,MUN. MARIA JULIA MAIA BONFIM
PAULO ROBERTO FERREIRA MATOS
GEYMES GLEYK GONÇALVES BASTOS
EEF PAULO FERREIRA DA CUNHA
CELIA MARIA MARQUES DA SILVA
YARA MAIRA ARAÚJO DE MORAIS
EEIF DAVID SALES PINHEIRO
MARIA JOSE ALVES DAMASCENO
VERAS LUCIA DE M. COELHO
EEIF FRANCISCO ARAÚJO CHAVES
MARIA RODRIGUES OLIVEIRA
ANTONIA LIDUINA M. MATOS SILVA.
EEIF MARGARIDA MARIA BARBOSA VASCONCELOS
MARIA APARECIDA AVILA DE SOUSA
CLAÚDIA FERREIRA DE SOUSA
EEIF JOSE PAULINO DA CRUZ
ISABEL CRISTINA PIRES FREITAS
FRNCISCO ALEXANDRE VACONCELOS PIRES
EEIF JOÃO HUDSON SARAIVA
FRANCISCA ADRIANA DOS SANTOS
NATANIEL ALMEIDA DA COSTA, LÚCIO FLÁVIO SARAIVA VIEIRA.
EEF FIDELES DE CARVALHO
HENRIQUETA SAMIA SALES BERNARDO
MARCELINO DE SOUSA PEREIRA
EEF JOSE VASCONCELOS BRAGA
FRANCISCA SIEBRA TEIXEIRA
JOSÉ MONTEIRO FERNANDES
EEF MANOEL CESARIO BARROSO
ALEXANDRA DE SALES ARAUJO
TATIANA SOUSA RIBEIRO
RAIMUNDO GOMES MATOS
MARIA RODRIGUES OLIVEIRA
FRANCISCO MARCELINO GOMES MARTINS

  

ANEXO 5
ESCOLA
EDUCAÇÃO INFANTIL
FUNDAMENTAL I
FUNDAMENTAL II
TOTAL
MAT.
PRE I
PREII
EEIF FRANCESCO SELENE PERTERNAZZ
-
23
13
28
27
26
30
49
31
54
27
24
332
EEF CEL. JOÃO DE PAULA FILHO
-
-
21
26
29
33
33
53
110
89
97
90
581
EEIF LEONOR ROCHA E SILVA
-
-
-
13
18
21
26
13
22
30
38
-
181
EEIF IOLANDA PINHEIRO HOLANDA
-
30
24
33
31
37
48
44
52
41
-
-
340
EEIF  JOAQUIM BARROSO BRAGA
-
10
11
10
17
11
11
11
16
12
16
11
136
COL,MUN. MARIA JULIA MAIA BONFIM
-
-
21
26
29
33
33
53
110
89
97
90
581
EEF PAULO FERREIRA DA CUNHA
-
-
-
22
33
32
43
31
29
41
31
38
300
EEIF DAVID SALES PINHEIRO
9
21
17
14
19
21
9
18
22
21
11
22
204
EEIF FRANCISCO ARAÚJO CHAVES
-
6
13
8
11
16
13
11
-
-
-
-
78
EEIF MARGARIDA MARIA BARBOSA VASCONCELOS
7
7
14
10
13
13
8
13
13
18
12
21
149
EEIF JOSE PAULINO DA CRUZ
4
13
16
10
15
18
12
20
22
20
16
15
181
EEIF JOÃO HUDSON SARAIVA
3
4
5
4
8
5
8
4
13
14
8
9
85
EEF FIDELES DE CARVALHO
-
-
-
-
11
16
19
23
-
-
-
-
24
EEF JOSE VASCONCELOS BRAGA
-
-
-
-
-
-
-
-
9
10
11
10
40
EEF MANOEL CESARIO BARROSO
-
-
-
15
15
17
17
-
-
22
27
22
135
 EEIF RAIMUNDO GOMES MATOS
-
--
-
-
-
-
-
-
19
16
24
16
75




ANEXO 6

ESCOLA
TRABALHO / CATEGORIAS
PINTURA
POESIA DE CORDEL
MUSICA
ESQUETE TEATRAL
CONTO
EEF RAIMUNDO GOMES MATOS
X




EEIF JOSE MARIA FILHO

X



EEIF JOÃO HUDSON SARAIVA
X
X



EEIF FRANCESCO E SELENE PETERNAZZI

X



EEIF IOLANDA PINHEIRO HOLANDA




X
COLEGIO MUN. MARIA JULIA MAIA BONFIM

X


X
EEF PAULO FERREIRA DA CUNHA
X




EEIF JOAQUIM BARROSO BRAGA
X




EEF MANOEL CESARIO BARROSO



X

EEIF LEONOR ROCHA E SILVA



X

EEIF DAVID SALES PINHEIRO



X


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