A Secretaria Municipal de Educação/Uruburetama,
situada no Alto São João- Centro, CEP: 62650-000; CNPJ: 07.623.069/ 0001-10, o
seu corpo docente sendo composto pela
Secretaria Municipal: Marilia Barbosa de Vasconcelos e a coordenadora
do projeto PETECA: Celma Martins da Silva.
Dada a natural necessidade de
sensibilizar a comunidade escolar e família à cerca da exploração do Trabalho
Infantil, refletindo sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente
assim estratégia de cooperação e transformação social.
O Projeto proporcionou ao corpo
discente das escolas contempladas a discutirem
sobre o contexto de suas casas, visando o impacto do trabalho infantil
na vida das crianças e adolescentes na sua relação com a família, escola e
sociedade .
Acreditamos na pratica pedagógica que desperte nos alunos o desejo de
aprender, que produza sujeitos pensantes, senhores capazes de aprender e
transformar-se produzindo a historia.
Aos 14 de julho de dois mil e
treze, foram recolhidos os trabalhos realizados pelas escolas que participam
ativamente do PROJETO PETECA (Programa de Educação contra a exploração do
trabalho da criança e do adolescente), alcançando o objetivo principal que era
conhecer o programa e contribuir com a qualidade de vida de nossas crianças e
adolescentes.
Partindo do pressuposto de que a
educação para a cidadania requer efetivo exercício do pensar, saber, fazer,
estimulamos a comunidade escolar a desenvolver atividades diversificadas com
palestras, oficinas, oficinas, concursos e o Dia da cultura, fundamentado na
conscientização da Erradicação do Trabalho Infantil.
Este programa é valioso, pois além de despertar na sociedade a
conscientização da importância da garantia do direito a educação para crianças
e adolescentes, visando um futuro melhor, também para estimular a execução de ações voltadas
para a promoção de debates nas escolas, além de despertar o olhar curioso e
critico dos alunos em relação os direitos da criança e do adolescente.
Ao trabalhar a sensibilidade dos alunos, tanto a valorização do trabalho
em grupo, quanto o respeito as diferenças certamente a escola estará formando
cidadãos mais justos.
Por tudo, vivenciando e construindo é possível afirmar os objetivos
delineados inicialmente foram alcançados. Sendo assim, o programa é de grande
valia, pois, todos os envolvidos aprenderam um com o outro, estreitaram os
laços, tanto familiares quanto sociais e, juntos, contribuíram para a
erradicação do trabalho infantil. E quem sabe, assim poderemos mudar,
positivamente, o rumo da nossa historia.
ANEXO 1
ÓRGÃOS ENTIDADES E AUTORIDADE QUE PARTICIPARAM
DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA:
·
PREFEITURA MUNICIPAL,
·
SECRETARIA EDUCAÇÃO,
·
SECRETARIA SAÚDE,
·
SECRETARIA ASSISTENCIA SOCIAL,
·
CRAS,
·
CREAS,
·
PETI,
·
CONSELHO TUTELAR,
·
MPT,
·
NUCLEO GETOR DAS ESCOLAS.
ANEXO 2
AVALIAÇÃO GERAL DO PROGRAMA (PONTOS POSITIVOS
E NEGATIVOS)
·
PONTOS POSITIVOS:
Gerou uma prática educativa, que como eixo a formação do cidadão, critico
autônomo participativa, visando uma melhoria de sua aprendizagem. Acreditamos
que somos engenheiros na construção de um mundo melhor onde cada aluno seja
capaz de realizar suas próprias indagações. Dessa maneira estamos contribuindo
para construção de uma sociedade mais justa e igualitária garantindo assim o
acesso à permanência e o sucesso dos alunos. Livres de qualquer tipo de
exploração causada por agentes internos ou externos a família. A
disponibilidade das secretarias municipais em ajudar e todos que fizeram
parcerias
PONTOS NEGATIVOS:
A maior dificuldade foi quebrar paradigmas que estão enraizados na
cultura dos cidadãos, principalmente na zuna rural onde é comum as crianças
fazerem trabalhos braçais e se tonarem ajudantes na renda familiar.
Falta de recursos
financeiros destinados ao projeto.
ANEXO 3
CRONOGRAMA DAS OFICINAS
LOCAL:
Polo de Atendimento
DATA: 13/05/2013
HORARIO
|
ATIVIDADES
|
PALESTRANTE/FACILITADOR
|
08h00min
|
Acolhida.
|
Todos
|
08h15min
|
Abertura Oficial
|
Secretaria de
Educação Municipal, Secretaria de Ação Social, Cras, Creas, Sr. Juiz de
Direito.
|
09h00min
|
Coffee
Break
|
Todos
|
09h30min
|
Apresentação do
Vídeo sobre o PETECA.
|
Cursos
|
10h00min
|
Informações sobre
os trabalhos a serem realizados nas escolas.
|
Coordenadora
Municipal do PETECA: Celma Marques
|
10h30min
|
Finalização com o
Plano de Ação Escolar
|
Coordenadores e
Professores
|
11h15min
|
Encerramento
|
Todos
|
Nº
|
AÇÃO
|
OBJETIVO
|
RESPONSAVEL
|
DATA
|
LOCAL
|
AVALIAÇÃO
|
01
|
Palestras
|
Conscientizar a turma da
importância da erradicação do trabalho infantil
|
Coordenador e professores
|
03/06
|
Na escola
|
Debates
|
02
|
Oficinas de contos,
desenhos, paródias e estórias em quadrinhos.
|
Promover momentos de
inspiração e criação à turma
|
Coordenador e professores
|
04/06
|
Na escola
|
Apresentação dos
trabalhos realizados.
|
03
|
Concurso de poesias
|
Aguçar nos alunos a
valorização e criação de poesias.
|
Coordenador e
professores.
|
05/06
|
Pátio da escola
|
Confecção de cartazes.
|
04
|
Concurso de poesias
|
Desenvolver nos educandos
interesses pelas artes visuais.
|
Coordenador e
professores.
|
06/06
|
Pátio da escola
|
Exposição dos trabalhos
produzidos.
|
05
|
H. Q. Digital tema: Exploração do trabalho
Infantil.
|
Aguçar a turma a
importância de eliminarmos o trabalho infantil.
|
Coordenador e professores.
|
07/06
|
No laboratório de
informática.
|
Exposição dos trabalhos
produzidos.
|
06
|
Dia D. da Cultura na
escola
|
Valorizar os trabalhos
produzidos pelos alunos.
|
Coordenador e professores.
|
08/06
|
Pátio da escola.
|
Seleção dos melhores
trabalhos produzidos.
|
07
|
Debate com os professores
e Núcleo Gestor.
|
Expor suas opiniões a
cerca do tema em desenvolvimento.
|
Coordenador e
professores.
|
12/06
|
Na escola
(Auditório)
|
Exposições de opiniões.
|
08
|
Apresentação do tema para
os alunos.
|
Despertar nos alunos a
importância da eliminarmos o trabalho infantil.
|
Diretora, coordenador e
professores.
|
13/06
|
Na escola
(Auditório)
|
Debate a cerca do tema.
|
09
|
Execução dos trabalhos.
|
Desenvolver a
criatividade.
|
Alunos
|
17/06
|
Na escola
(Auditório)
|
A criatividade
|
10
|
Planejamento de
metodologias
|
Planejar ações a serem desenvolvidas.
|
Coordenador e
professores.
|
18/06
|
Na escola
(Auditório)
|
Planejamento das ações.
|
11
|
Atividades diversificadas
|
Expor por meio de
diversas atividades suas opiniões.
|
Alunos
|
19/06
|
Na escola
(Auditório)
|
Exposição de atividades.
|
12
|
Apresentação de todos os
trabalhos
|
Apreciar os trabalhos
desenvolvidos.
|
Alunos
|
20/06
|
Na escola
(Auditório)
|
Apresentação dos
trabalhos.
|
13
|
Avaliação do projeto
|
Avaliar as ações do
projeto.
|
Núcleo gestor e
professores
|
21/06
|
Na escola (Auditório)
|
Avaliação das ações.
|
14
|
Entrega dos resultados
dos trabalhos
|
Apreciar os trabalhos de
cada escola.
|
Núcleo gestor,
professores.
|
25/06
|
Secretaria de educação
|
Apreciar as ações.
|
ANEXO 4
ESCOLAS
|
COORDENADORES
|
PROFESSORES
|
EEIF FRACESCO SELENE PERTERNAZZ
|
MARIA ELINETE QUINTO MATOS
|
ANA CÉLIA MONTE GONÇALVES
|
EEF CEL. JOÃO DE PAULA FILHO
|
PAULO HENRIQUE BARBOSA RODRIGUES
|
FRNCISCO ADALBERTO DE PAULA SANTOS
|
EEIF LEONOR ROCHA E SILVA
|
MARIA ALIANE PIRES DE FREITAS
|
MARCILENE DE S. TEIXEIRA CASTRO
|
EEIF IOLANDA PINHEIRO HOLANDA
|
MARIA DE FATIMA SERPA CHAVES BERNARDO
|
VALTERLÃNDIO PINHEIRO DE SOUSA
|
EEIF
JOAQUIM BARROSO BRAGA
|
ELIONEIDA RODRIGUES EUFRASIO DE CASTRO
|
MARAIZA KEILA SOUSA ROCHA
|
COL,MUN. MARIA JULIA MAIA BONFIM
|
PAULO ROBERTO FERREIRA MATOS
|
GEYMES GLEYK GONÇALVES BASTOS
|
EEF PAULO FERREIRA DA CUNHA
|
CELIA MARIA MARQUES DA SILVA
|
YARA MAIRA ARAÚJO DE MORAIS
|
EEIF DAVID SALES PINHEIRO
|
MARIA JOSE ALVES DAMASCENO
|
VERAS LUCIA DE M. COELHO
|
EEIF FRANCISCO ARAÚJO CHAVES
|
MARIA RODRIGUES OLIVEIRA
|
ANTONIA LIDUINA M. MATOS SILVA.
|
EEIF MARGARIDA MARIA BARBOSA VASCONCELOS
|
MARIA APARECIDA AVILA DE SOUSA
|
CLAÚDIA FERREIRA DE SOUSA
|
EEIF JOSE PAULINO DA CRUZ
|
ISABEL CRISTINA PIRES FREITAS
|
FRNCISCO ALEXANDRE VACONCELOS PIRES
|
EEIF JOÃO HUDSON SARAIVA
|
FRANCISCA ADRIANA DOS SANTOS
|
NATANIEL ALMEIDA DA COSTA, LÚCIO FLÁVIO
SARAIVA VIEIRA.
|
EEF FIDELES DE CARVALHO
|
HENRIQUETA SAMIA SALES BERNARDO
|
MARCELINO DE SOUSA PEREIRA
|
EEF JOSE VASCONCELOS BRAGA
|
FRANCISCA SIEBRA TEIXEIRA
|
JOSÉ MONTEIRO FERNANDES
|
EEF MANOEL CESARIO BARROSO
|
ALEXANDRA DE SALES ARAUJO
|
TATIANA SOUSA RIBEIRO
|
RAIMUNDO GOMES MATOS
|
MARIA RODRIGUES OLIVEIRA
|
FRANCISCO MARCELINO GOMES MARTINS
|
ANEXO 5
ESCOLA
|
EDUCAÇÃO
INFANTIL
|
FUNDAMENTAL
I
|
FUNDAMENTAL
II
|
TOTAL
|
|||||||||
MAT.
|
PRE I
|
PREII
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
||
EEIF FRANCESCO SELENE PERTERNAZZ
|
-
|
23
|
13
|
28
|
27
|
26
|
30
|
49
|
31
|
54
|
27
|
24
|
332
|
EEF CEL. JOÃO DE PAULA FILHO
|
-
|
-
|
21
|
26
|
29
|
33
|
33
|
53
|
110
|
89
|
97
|
90
|
581
|
EEIF LEONOR ROCHA E SILVA
|
-
|
-
|
-
|
13
|
18
|
21
|
26
|
13
|
22
|
30
|
38
|
-
|
181
|
EEIF IOLANDA PINHEIRO HOLANDA
|
-
|
30
|
24
|
33
|
31
|
37
|
48
|
44
|
52
|
41
|
-
|
-
|
340
|
EEIF
JOAQUIM BARROSO BRAGA
|
-
|
10
|
11
|
10
|
17
|
11
|
11
|
11
|
16
|
12
|
16
|
11
|
136
|
COL,MUN. MARIA JULIA MAIA BONFIM
|
-
|
-
|
21
|
26
|
29
|
33
|
33
|
53
|
110
|
89
|
97
|
90
|
581
|
EEF PAULO FERREIRA DA CUNHA
|
-
|
-
|
-
|
22
|
33
|
32
|
43
|
31
|
29
|
41
|
31
|
38
|
300
|
EEIF DAVID SALES PINHEIRO
|
9
|
21
|
17
|
14
|
19
|
21
|
9
|
18
|
22
|
21
|
11
|
22
|
204
|
EEIF FRANCISCO ARAÚJO CHAVES
|
-
|
13
|
8
|
11
|
16
|
13
|
11
|
-
|
-
|
-
|
-
|
78
|
|
EEIF MARGARIDA MARIA BARBOSA VASCONCELOS
|
7
|
7
|
14
|
10
|
13
|
13
|
8
|
13
|
13
|
18
|
12
|
21
|
149
|
EEIF JOSE PAULINO DA CRUZ
|
4
|
13
|
16
|
10
|
15
|
18
|
12
|
20
|
22
|
20
|
16
|
15
|
181
|
EEIF JOÃO HUDSON SARAIVA
|
3
|
4
|
5
|
4
|
8
|
5
|
8
|
4
|
13
|
14
|
8
|
9
|
85
|
EEF FIDELES DE CARVALHO
|
-
|
-
|
-
|
-
|
11
|
16
|
19
|
23
|
-
|
-
|
-
|
-
|
24
|
EEF JOSE VASCONCELOS BRAGA
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
9
|
10
|
11
|
10
|
40
|
EEF MANOEL CESARIO BARROSO
|
-
|
-
|
-
|
15
|
15
|
17
|
17
|
-
|
-
|
22
|
27
|
22
|
135
|
EEIF RAIMUNDO
GOMES MATOS
|
-
|
--
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
19
|
16
|
24
|
16
|
75
|
ANEXO 6
ESCOLA
|
TRABALHO
/ CATEGORIAS
|
||||
PINTURA
|
POESIA DE CORDEL
|
MUSICA
|
ESQUETE TEATRAL
|
CONTO
|
|
EEF RAIMUNDO GOMES MATOS
|
X
|
|
|
|
|
EEIF JOSE MARIA FILHO
|
|
X
|
|
|
|
EEIF JOÃO HUDSON SARAIVA
|
X
|
X
|
|
|
|
EEIF FRANCESCO E SELENE PETERNAZZI
|
|
X
|
|
|
|
EEIF IOLANDA PINHEIRO HOLANDA
|
|
|
|
|
X
|
COLEGIO MUN. MARIA JULIA MAIA BONFIM
|
|
X
|
|
|
X
|
EEF PAULO FERREIRA DA CUNHA
|
X
|
|
|
|
|
EEIF JOAQUIM BARROSO BRAGA
|
X
|
|
|
|
|
EEF MANOEL CESARIO BARROSO
|
|
|
|
X
|
|
EEIF LEONOR ROCHA E SILVA
|
|
|
|
X
|
|
EEIF DAVID SALES PINHEIRO
|
|
|
|
X
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário