sábado, 1 de julho de 2017

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PETECA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ EM 2016

Com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Quixadá comprometida com ações voltadas para desarraigar o trabalho infantil, que fortalece sua parceria com o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente PETECA que visa combater a exploração do trabalho infantil e do adolescente, desenvolvido nas escolas por meio de um conjunto de ações de sensibilização da comunidade escolar e sociedade em geral, visando à garantia dos direitos da criança o do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil. Buscando a intersetorialidade, com o firme propósito de erradicar o trabalho infantil em nosso município.
Aos trinta e um dias do mês de março de 2016, realizamos no auditório da CREDE 12 uma oficina com a participação de 53 profissionais com representatividade da Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Educação, Conselho Tutelar, profissionais da educação (diretores pedagógico, professores) e a ilustríssima presença do Procurador Dr. Antonio de Oliveira Lima, que veio somar significativamente em relação aos esclarecimentos acerca da temática. Dos presentes 46 profissionais são da área da educação que fizeram o papel de multiplicadores nas suas respectivas escolas.
No quesito intersetorial aconteceu aos dezenove dias do mês de abril do corrente ano, uma reunião com a participação dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e agentes comunitários de saúde no auditório da escola José Jucá contamos com cem participantes no intuito de fortalecer as ações intersetoriais.
No município temos 54 escolas que atendem do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II, 38 são escolas do Ensino Fundamental I e II que trabalham com o Programa PETECA. Nessas escolas trabalham 253 professores, desenvolvendo um trabalho de conscientização no âmbito escolar com 9.663 alunos (do 1º ao 9º ano), com um trabalho mais focado a partir do 4º ano, onde encontramos uma maior demanda de trabalho infantil.
Nas escolas foram realizadas reuniões com os pais e profissionais, palestras, campanhas, passeatas, atividades variadas em sala e fora dela. Foram utilizados diversos recursos tecnológicos (slides, vídeos, cartazes, faixas) e o próprio material do Programa PETECA para o desenvolvimento para o desenvolvimento deste trabalho de conscientização da comunidade em geral. Além da Secretaria Municipal da educação, vários trabalhos com esta mesma dinâmica foi realizado em diferentes órgãos como: Postos de Saúde, Conselho Tutelar, entidades que fazem parte da Secretaria de Desenvolvendo Social e vários profissionais que abraçaram a causa.
Em relação ao prêmio PETECA foram realizados nas escolas aproximadamente cem trabalhos distribuídos nas seis categorias. Porém cada Regional Educacional participante elegia o melhor para concorrer na etapa municipal. Ao final do mês de agosto organizamos um evento para trabalhar a temática, certificar e homenagear os profissionais pelo trabalho que vem desenvolvendo nas escolas. Na ocasião tivemos a participação de algumas autoridades como o prefeito municipal que também enfatizou a importância dessa luta.
Concorremos com todas as modalidades para a Etapa Estadual e mais uma vez conseguimos destaque. Nosso município foi semifinalista na categoria esquete teatral e finalista em pintura e poesia. Onde demonstramos a nossa satisfação e alegria.
Os dados apontam que o trabalho infantil vem diminuindo, bem como a frequência de alguns educandos, que era comprometida pelo o trabalho, sua participação na escola foi reavivada. Um fator preponderante foi à vinda do Procurador Dr. Antonio de Oliveira Lima em nosso município para o fortalecendo as ações.
Sabemos que esta temática ainda requer por parte de todos, uma ampla divulgação para êxito da mesma, um empenho maior em todos os setores, assim ressaltamos, mais uma vez que os objetivos e metas propostos foram atingidos na proporção em que houve plena participação de toda comunidade escolar, onde o mais importante foi o engajamento principalmente de nossos educandos.
Destarte a mobilização em nosso município é algo que deve continuar sendo pontual para que possamos obter melhores resultados, contribuindo assim de forma positiva para o futuro dos nossos educandos. Foi imensamente enriquecedor participar deste trabalho contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.
Durante o ano de 2016 que estive como coordenadora municipal de Quixadá do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente PETECA. Quero pontuar a nossa participação em todas as Conferências promovidas pelo MPT e adjuntos, e dessa forma nos capacitando para que onde nós estivermos atuando, a luta continua. A todos que fazem parte desse projeto os meus sinceros agradecimentos.

Mônica Cavalcante de Freitas
Coordenadora Municipal do Peteca (2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário